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O que preciso para estar nos Marketplaces?

Os Marketplaces são lugares ideais para seu e-commerce vender de forma rápida, segura e para um maior tráfego de pessoas. Você tem um e-commerce, conhece o que são Marketplaces e quer saber como atuar neles? Vamos explicar o que você precisa para estar em um ou mais Marketplaces nos tópicos a seguir.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Entregar o pedido com a Nota Fiscal é de suma importância em um Marketplace. A NF-e é um documento com validade jurídica que legitima a compra quando possui a assinatura digital. Logo, é utilizada para evitar fraudes e dar segurança ao consumidor. Se você ainda não emite Nota Fiscal, procure a Secretaria da Fazenda no seu estado.

ERP

O ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é o software que administra as operações corriqueiras em uma empresa, como: faturamento, balança contábil, compras, fluxo de caixa, estoque, contas a receber e muito mais. O ERP é fundamental para estar nos Marketplaces, pois é através desse software que a sua loja virtual se comunicará com cada canal de venda, mantendo em um só local todas as informações de venda.

Quantidade mínima de SKUs

O SKU, do inglês Stock Keeping Unit, é o identificador único de cada tipo de produto, um código utilizado para controle de estoque. Alguns Marketplaces exigem uma quantidade mínima de SKUs, ou seja, uma quantidade mínima de tipos de produtos. Assim é possível garantir variedade suficiente para os consumidores.

Quanto custa?

Existem algumas modalidades de cobrança nos Marketplaces. Alguns cobram em custo por aquisição (CPA), onde o Marketplace cobra uma porcentagem sobre as vendas. A porcentagem sofre variação conforme o segmento, a atuação e o grau de abertura do Marketplace. Geralmente, a comissão vai de 3,5% a 30%.

Alguns Marketplaces também cobram em pagamento por clique, pagamento por anúncio e/ou mensalidade. Conforme o modelo de cobrança, é necessário avaliar quão vantajoso é esse investimento para o seu e-commerce.

Ao fazer parte de um Marketplace, a sua loja virtual tem outras vantagens incluídas na taxa de comissionamento, como atendimento ao consumidor (SAC), sistemas antifraudes, gateaway, diversos meios de pagamento, proteção contra charge back e amplas campanhas de marketing.

Na hora de receber pelas vendas, os Marketplaces trabalham com um prazo de pagamento de 2 a 45 dias depois da postagem ou entrega do pedido. O motivo desse prazo é garantir que o pedido feito pelo cliente final foi entregue. Assim, o pagamento será liberado para o lojista após a entrega ter sido realizada com sucesso. Esse prazo está descrito na política de cada Marketplace.

Agora que você já sabe o que precisa para estar em um Marketplace, entenda quais as formas de fazer a integração de seu e-commerce com um ou mais Marketplaces.

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