Blog

Como aumentar a relevância dos anúncios nos Marketplaces?

26 de julho de 2016 | 1 comentário

Se você é lojista e já vende em Marketplaces como Mercado Livre, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Americanas, Submarino, Walmart, Dafiti, Netshoes, dentre outros e deseja aumentar suas vendas, otimizando os anúncios nesses canais de venda online para que estes apareçam no Buybox, que é aquela box (caixa) presente no lado direito da tela, que aponta os anúncios em destaque com o preço do produto e valor do frete, é importante conhecer as regras de relevância de cada Marketplace.

MERCADO LIVRE:

No caso do Mercado Livre, por exemplo, é importante se atentar para alguns pré-requisitos como: Títulos que facilitem a busca no SEO; Descrição detalhada em formato de texto; Utilização de templates; Qualificações da venda pelos compradores, bem como lojistas; Atendimento rápido na área de perguntas e respostas; Fotos com fundo branco, que mostrem o produto em diferentes ângulos, visto que fotos com marca d´água prejudicam a evidência dos anúncios; Utilização de variações nos anúncios, pois facilitam a escolha do produto; conquista de medalha. O Mercado Livre não possui buybox, sendo que para aparecer nas primeiras posições (páginas) de busca é importante ter um faturamento significativo (quantidade de vendas), responsabilidade e atenção com os compradores (perguntas e respostas, qualificações) e preço competitivo.

WALMART:

No que diz respeito ao Walmart é intrínseco também o enfoque na qualidade dos cadastros dos produtos com Descrição detalhada; Títulos que facilitem a busca no SEO; Especificação das Características; Preços e valores de frete competitivos; Cadastro de EAN dos produtos; Fotos sem marca d´água e de qualidade, visto que possuem uma área voltada para catalogação dos produtos e controle de qualidade dos anúncios; sendo que para aparecer no buybox é necessário ter a melhor oferta em termos de preço e frete.

CNOVA:

Na CNOVA é necessário o enfoque em qualidade dos anúncios seguindo recomendações como: Títulos que facilitem a busca no SEO; Descrições detalhadas; Imagens de qualidade e sem marca d´água; Preços e Valores de Frete competitivos;  sendo que para aparecer no Buybox é necessário ter uma boa nota de qualidade com base em critérios como Respostas nos Protocolos abertos pelos clientes; Tratamento das reclamações; Atraso das entregas; Pedidos cancelados pelo lojista sem a solicitação do cliente; Taxa de pedidos enviados (Pedidos Enviados no Admin da CNOVA). Assim, é importante que os lojistas prezem por entregas no prazo, controle de processos gerenciais pelo painel da CNOVA ou pelo integrador utilizado atentando-se para a mudança dos status dos pedidos (de pago para enviado) e bom atendimento aos lojistas.

B2W:

Tratando-se da B2W é importante o enfoque nas características supra-citadas no que tange a utilização do EAN; Descrições detalhadas; Títulos que facilitem a busca no SEO; Imagens de Qualidade e sem marca d´água, visto que os anúncios são catalogados pela equipe da B2W, sendo que para o seller (vendedor) ganhar a primeira opção de compra, é necessário ter a melhor condição comercial: o melhor preço (pelo menos 1% abaixo dos demais), melhor frete e pelo menos 10 avaliações positivas de clientes.

MARKETPLACES DE MODA:

Em Marketplaces de Moda como Dafiti e Netshoes, por exemplo, é muito importante se atentar para qualidade das imagens, bem como dos anúncios e variedade de produtos. No caso da Dafiti, não há buybox, na Netshoes, por sua vez, os critérios para evidência no buybox dizem respeito a melhor oferta no que tange a preço, frete, operação e score de avaliação dos clientes.

Com isso, os Marketplaces têm buscado cada vez mais sellers (lojistas) focados em qualidade na operação e satisfação dos clientes. Esses canais de venda online têm sido rentáveis para muitos lojistas, sendo que de modo a gerir vários canais de venda online com menos esforço e mais controle na operação, aumentando assim, as chances de aumentar a relevância dos produtos no Buybox, tem-se os Hubs, que são integradores de lojas virtuais, ERPs e Marketplaces que podem ajudar os lojistas a venderem mais. Boas vendas e sucesso nos negócios!

CTA-MARKETPLACE-DEMONSTRACAO-ANYMARKET

 


 

Nôga Simões
Coordenadora de Inovação e Relacionamento com Marketplaces no ANYMARKET, plataforma de integração e operação com Marketplaces. Mestranda em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, pela Universidade Estadual de Maringá. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/nôga-simões-de-arruda-corrêa-da-silva-63955b53
E-mail: noga.simoes@db1.com.br
Compartilhe esse artigo: