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Como aumentar o tíquete médio do seu e-commerce

Ampliar o número de pedidos não é a única forma de fazer a sua loja virtual ter um desempenho melhor. Aumentar o tíquete médio do seu e-commerce é uma alternativa valiosa para ver crescer o faturamento, incentivando que um mesmo cliente faça pedidos de maior valor.

Antes de planejar ou aplicar qualquer estratégia, você precisa saber que resultado quer alcançar. O primeiro passo para aumentar o tíquete médio é conhecer o valor do tíquete médio atual e definir que valor você espera atingir.

Para calcular o seu tíquete médio atual, basta dividir o valor total de vendas em um período pelo número total de pedidos feitos no mesmo período. Por exemplo, uma loja que vendeu R$ 50 mil em 30 dias e recebeu um total de 500 pedidos, tem um tíquete médio de R$ 100.

Sabendo qual é o seu tíquete médio, você pode fazer uma projeção de um novo valor, definindo um objetivo realizável. Pegando o exemplo anterior, a loja pode ter como meta elevar o tíquete médio em 50%, chegando aos R$ 150.

Uma meta clara estabelecida ajuda também a pensar em que estratégias são mais apropriadas para o seu caso e quais as melhores maneiras de configurá-las.

Frete grátis

Ninguém gosta de pagar frete. Oferecendo frete grátis em pedidos acima de um determinado valor, você incentiva que o consumidor compre mais produtos para conseguir ganhar a entrega. Assim, estabeleça o valor de oferta de frete grátis com base na sua meta de tíquete médio.

Cupom de desconto

Outra ótima forma de incentivo para que o consumidor faça um pedido de valor mais próximo à meta de tíquete médio é trabalhar com a oferta de cupons de desconto. Na hora de estabelecer o valor mínimo de compras para validar o cupom, lembre-se de considerar tanto a sua meta quanto o desconto oferecido para chegar no valor ideal para você.

Produtos relacionados

Utilizar o recurso de produtos relacionados também pode contribuir para o aumento do tíquete médio. Esse recurso exibe quais produtos na sua loja podem ser de interesse para um consumidor, de acordo com as páginas que ele visitou ou produtos que colocou no carrinho.

Uma boa dica para aproveitar esse recurso é colocando-o na página do carrinho, antes da conclusão da compra. Assim, o consumidor pode aproveitar o momento para adicionar um novo produto ao carrinho.

Kits de produtos

Kits de produtos podem ser muito atrativos para o consumidor. Experimente combinar produtos relacionados ou incluir seus itens mais vendidos com produtos de maior valor. Os kits são incentivos para que o consumidor gaste mais em uma única compra, então aproveite para aproximar o valor dos kits ao da sua meta de tíquete médio.

Vale lembrar que qualquer ação escolhida deve ser planejada com todo o cuidado, levando em conta e calculando todos os pontos e valores envolvidos para que você não acabe com prejuízos ou gerando uma demanda que não é capaz de atender.

Além disso, é importante não se esquecer de anunciar essas ofertas e mostrar ao consumidor que ele tem essas possibilidades. Faça isso não apenas no próprio site, mas também através dos outros canais de comunicação do seu e-commerce.

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