Blog

5 dicas para aumentar a relevância dos anúncios nos marketplaces

20 de outubro de 2016 | Nenhum comentário

Um dos principais desafios da atuação em marketplaces é conseguir se destacar em meio a tantos produtos e lojistas concorrentes. Para conseguir seu lugar ao sol, trabalhar a relevância dos anúncios nos marketplaces é indispensável – afinal, é assim que você conseguirá chegar a mais consumidores e, consequentemente, aumentar as chances de venda.

A relevância do anúncio influencia o posicionamento na buy box, caixa que dá destaque à oferta de um determinado seller e que acaba chamando a atenção do consumidor. Para chegar lá, melhores condições de preço e de frete são importantes, mas não são tudo.

Confira algumas dicas para aumentar a relevância dos seus anúncios nos marketplaces!

1. Pense nas buscas

A ferramenta de busca é uma das principais formas do consumidor chegar até seu produto dentro de um marketplace. Por isso, é imprescindível otimizar títulos e textos de descrição para que os produtos sejam encontrados facilmente. Trabalhe as palavras-chave corretamente, use títulos claros e objetivos.

2. Utilize imagens de qualidade

Na hora de cadastrar seus produtos no marketplace, a inclusão de fotos de boa qualidade é fundamental. Além de ser importante para que o consumidor conheça o produto, os marketplaces geralmente consideram a qualidade do produto como um fator essencial de relevância. Prefira imagens com alta resolução, fundo branco e sem marcas d’água.

3. Capriche nas descrições e especificações

Em sua maioria, os marketplaces consideram o cadastro de descrições e especificações de produtos detalhadas como um ponto forte para relevância dos anúncios. Atenha-se às principais características do produto, produzindo um texto claro e informativo. Aproveite para pensar nesse conteúdo de acordo com boas práticas de SEO e trabalhe palavras-chave.

4. Cadastre o EAN dos produtos

O EAN (European Article Number), conjunto de dígitos que acompanha o código de barras, é o código que identifica e traz as informações de um produto. Nos marketplaces, o cadastro do EAN ajuda na identificação do produto e na associação deste a ofertas já cadastradas, o que agiliza a validação e aumenta a relevância do anúncio. Além disso, o código contribui para que o consumidor encontre mais facilmente um produto específico na busca e tenha mais segurança para diferenciar itens similares.

O cadastro do EAN é feito, geralmente, no momento de cadastramento do produto no marketplace. Caso você não tenha o código, entre em contato com o fabricante ou fornecedor.

Veja também: anúncios de vendas

Leia também: EAN o que é

5. Ofereça um bom atendimento

Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, consideram a reputação e avaliação do seller pelos clientes como um ponto importante na relevância do anúncio. Por isso, oferecer um bom atendimento, estar atento às perguntas e dúvidas de clientes e entregar os pedidos no prazo prometido são ações que colaboram não apenas para boas experiências de compra, mas também para que seus anúncios se tornem mais relevantes dentro das plataformas.

Vale ressaltar que cada marketplace tem suas especificidades e condições próprias para considerar um anúncio mais ou menos relevante. Saiba mais sobre regras de anúncio do Mercado Livre, B2W, Cnova, Walmart e marketplaces de moda.

Compartilhe esse artigo: