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Entenda as diferenças entre os marketplaces para ter mais sucesso em suas vendas

Estar presente nos marketplaces é hoje essencial para qualquer e-commerce. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome e por isso podem ser a melhor solução para conseguir aumentar as vendas online.

Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles e também quais são as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.

O ANYMARKET possui integrações com diversos marketplaces como Cnova, B2W, Walmart, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Kanui e Tricae e não existem regras únicas adotas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo, porém a maioria possui regras próximas como tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, além do registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.

Os marketplaces como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções, já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes, já os outros marketplaces são ótimos para vender os mais variados produtos, desde móveis até eletrônicos.

É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível. O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos, já a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber aonde seus produtos terão mais destaque.

A principal maneira de entender como é realizado cada processo de cada marketplace é entrar em contato com eles, e uma maneira de facilitar a entrada neles é ter um bom contato com um integrador como o ANYMARKET, que poderá ajudar o lojista a conseguir um espaço nas suas prateleiras virtuais.

Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é entendê-los para que seja possível otimizar anúncios a aparecer no Buybox, local onde aparecem anúncios em destaque. No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada, templates, qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.

Já para quem está no Walmart a descrição detalhada, assim como a especificação das características do produto, os preços e cadastro de EAN dos produtos são aspectos muito importantes para alavancar as vendas. Na Cnova é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.

Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes. Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Netshoes prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.

A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:

  • Mercado Livre: de 11% a 16%
  • B2W: de 14% a 18%
  • Cnova: de 14% a 18%
  • Walmart: 16%
  • Netshoes: de 25% a 30%
  • Dafiti: de 25% a 30%

Mesmo sendo diferentes, percebe-se que muitos marketplaces têm algumas regras em comum, por isso o mais importante para os lojistas é entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas vendas. Vale lembrar que cada marketplace possui sua própria comissão, isso é muito importante para que os lojistas saibam quanto de fato vão receber por cada venda.

O ANYMARKET preparou um check list simples e básico com os pré-requisitos necessários para que você conheça um pouco melhor cada marketplaces e saiba o que é necessário fazer com seus produtos para estar presente em cada um deles.

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