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Americanas Fulfillment e Americanas Entrega: descubra se vale a pena usar os serviços logísticos

10 de fevereiro de 2022 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Você já deve ter ouvido falar em Americanas Fulfillment (antigo B2w Fulfillment), o serviço de logística completa de uma das maiores marcas de comércio eletrônico do país. Mas você sabe como funciona essa solução e se vale a pena para quem vende na plataforma? 

Neste artigo queremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Para isso, também mostramos quais são as diferenças da solução completa em relação ao serviço chamado Americanas Entrega (antigo B2W Entrega). 

A escolha do modelo logístico adequado tem um impacto decisivo nos resultados do seu negócio. Por isso, é importante conhecer os serviços disponíveis no mercado e avaliar as melhores opções. 

Vender em marketplaces é a sua estratégia para escalar o negócio online? Saiba quais são as plataformas ideais para apoiar o sucesso da sua empresa! 

O que é e como funciona o Americanas Fulfillment 

Americanas Fulfillment é o serviço de logística completa que a Americanas Marketplace oferece aos seus parceiros comerciais. 

Se você está confuso com os nomes Americanas e B2W, saiba que em 2021 a empresa anunciou um novo posicionamento de mercado. 

A mudança incluiu a substituição do nome B2W por Americanas – uma das marcas que compõe o grupo junto ao Submarino e à Shoptime. 

Se você quer saber mais sobre a nova identidade e o novo posicionamento da B2W, nós explicamos tudo neste outro artigo aqui, confira! 😉 

Voltando à logística, no serviço de fulfillment todo o processo de recebimento dos produtos e entrega ao consumidor fica sob responsabilidade da Americanas/B2W. 

Neste sentido, o serviço segue exatamente o que é proposto pelo modelo order fulfillment, que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.  

O formato de logística terceirizada costuma ser vantajoso, principalmente para empreendedores que possuem grandes operações de vendas. 

Como funciona o fulfillment da Americanas na prática 

Quando um vendedor contrata o fulfillment da Americanas, a logística de alguns produtos da sua loja no marketplace fica sob a responsabilidade da empresa.  

Se você decidir usar o serviço, primeiro deverá assinar um contrato. Em seguida, acontecerá o envio das mercadorias para o Centro de Distribuição do marketplace. 

A partir disso, a Americanas será responsável pela gestão do estoque, controle de saldo, emissão de documentos fiscais e toda a logística de entrega do produto ao cliente. 

O atendimento de dúvidas e a solução de problemas relacionados ao envio da mercadoria também ficam a cargo do marketplace. 

Quer entender melhor o conceito de logística fulfillment? Veja neste vídeo:

 

Quem pode usar o serviço logístico  

A modalidade logística Americanas fulfillment está disponível para os sellers que vendem nas plataformas do grupo. 

No entanto, para aderir ao serviço é necessário utilizar o faturar automático do marketplace. Através desta ferramenta, a Americanas também é responsável pela geração dos documentos fiscais de venda. 

Anúncio de produtos com entrega fulfillment 

Na prática, o uso do fulfillment é simples e você não precisa criar anúncios específicos para os produtos armazenados no CD da Americanas. 

Desde que os seus anúncios estejam atualizados e corretos, a própria plataforma realiza as cópias e cria os anúncios com a modalidade de entrega. 

Se você tiver um mesmo produto no seu estoque e no CD da Americanas, a plataforma dará prioridade aos que estão anunciados no modelo fulfillment. Essa inteligência é parte do serviço logístico e acontece de forma automática. 

Americanas Entrega é o mesmo que Americanas Fulfillment? 

Embora Americanas Entrega também seja um serviço de logística oferecido pela empresa, não é a mesma coisa que o Americanas Fulfillment. 

Na verdade, para usar a logística completa você já deve estar usando a plataforma Entregas. Por isso, é importante entender como funciona a parceria de transporte do marketplace. 

Diferente da modalidade ful, em que a Americanas é responsável por toda a logística, com o Entregas a empresa faz apenas o transporte da mercadoria.  

Ou seja, você recebe o pedido, faz a emissão da nota fiscal e envia o produto para uma transportadora parceria Americanas Entrega. 

O serviço de transporte da empresa é gratuito. Sendo assim, ao utilizar uma das transportadoras parceiras da empresa, você não tem custos extras e conta com os benefícios do programa. 

Vale a pena usar o serviço de fulfillment da Americanas? 

ilustração de deposito americanas fulfillment

Agora que você já sabe como funciona o fulfillment da Americanas, talvez esteja buscando entender se vale a pena aderir ao serviço, certo? 

Antecipamos que esta conclusão deve passar por uma análise da sua operação e considerar os objetivos do seu negócio online. Porém, separamos algumas informações que podem ajudar nessa avaliação. 

O fulfillment é recomendado para vendedores em fase de crescimento das vendas e desejam otimizar a entrega dos produtos. 

Terceirizar todo o processo de armazenagem, gestão e envio da mercadoria permite, entre outras coisas, que você tire o foco do operacional e ganhe tempo para pensar na sua estratégia. 

Ao escolher usar o fulfillment você poderá ter um estoque flexível para escalar as vendas com maior segurança.  

Aliás, essa é uma das grandes vantagens deste modelo: o potencial de contribuir para o escalonamento do seu e-commerce. 

Entretanto, você também deve considerar que o serviço tem um custo. Contratar uma empresa para realizar a logística tem um custo. 

No caso da Americanas, essa cobrança é feita por pedido. Independente da quantidade de produtos comprados pelo cliente, você paga uma taxa fixa ao marketplace.

Quer saber ainda mais sobre uma operação fullfilme eficiente, leia também: Como o hub ANYMARKET melhora a operação Americanas fulfillment

Ferramentas de apoio à operação 

Quando um empreendedor deseja crescer no e-commerce e decide buscar soluções como o fulfillment, é importante pensar em toda a operação de vendas. 

Anunciar em multicanais com segurança e estabilidade requer uma infraestrutura robusta e automatizada. 

Se você quer escalar as suas vendas em marketplaces, além de contratar serviços que otimizam o processo, pense também nas ferramentas de apoio à operação. 

Como é feita a gestão do seu negócio atualmente? Você já conta com um hub de integração com markeplaces que centraliza as vendas em um único canal? 

Esse tipo de ferramenta automatiza os processos e oferece funcionalidades avançadas para que o risco de falhas seja reduzido ao máximo. 

Se você deseja começar a operar com o fulfillment da Americanas, por exemplo, vai precisar de um hub que tenha parceria com o marketplace para potencializar ao máximo o serviço. 

Considere todos esses aspectos e analise cada ponto dentro da realidade do seu negócio. Esta é a melhor maneira de concluir se o serviço de fulfillment é ideal para a sua operação.

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