Conhecer as especificidades de cada marketplace faz toda a diferença na hora de pensar em suas estratégias de venda. Já falamos aqui das especificidades do Mercado Livre e agora apresentaremos as principais características dos marketplaces do grupo e como vender na B2W.
O grupo B2W é formado por alguns dos marketplaces mais conhecidos e populares: Americanas.com, Submarino e Shoptime. São marcas top of mind que trabalham com uma ampla variedade de categorias de produtos, abrangendo desde eletrônicos até artigos de moda e beleza.
Segundo relatório da empresa, em 2015 os marketplaces do grupo atingiam uma base de mais de 2.500 sellers. Os números relacionados a visitas e compras nos sites também são atrativos:
⦁ 1 a cada 4 compras é feita em marketplaces da B2W;
⦁ 21 milhões de visitantes únicos por mês;
⦁ 450 milhões de pageviews por mês;
⦁ 60 milhões de buscas mensais.
A seguir você encontra as categorias mais vendidas, os requisitos para começar a vender e regras para melhorar a relevância dos anúncios e tem as ferramentas necessárias para otimizar seu desempenho nos marketplaces da B2W. Confira!
Categorias mais vendidas
As categorias de produtos mais vendidas nos Marketplaces da B2W são Telefonia, Eletrônicos, Móveis, Beleza e Saúde, Games, Eletrodomésticos, Automotivo.
Requisitos de entrada
Para vender nos Marketplaces da B2W, não é exigido do lojista tempo de e-commerce obrigatório. Porém, o ideal é que o vendedor tenha experiência com emissão de nota fiscal e despacho de produtos no prazo, para conferir excelência à entrega.
Por enquanto, o grupo não aceita lojistas cadastrados como MEI, exige avaliação favorável no Reclame Aqui e considera a avaliação E-bit como um diferencial.
Como aumentar a relevância dos anúncios
Os anúncios da B2W são catalogados pela equipe e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar a relevância e conseguir destaque na buybox.
O cadastro dos produtos deve ser feito com utilização do EAN, contar com descrições detalhadas e deve-se utilizar títulos pensados para SEO. Além disso, as imagens de produto devem estar em boa qualidade e sem marca d’água.
Para ganhar destaque, é preciso ser também o vendedor com melhor condição comercial. Isso significa que o produto deve apresentar o melhor preço (de pelo menos 1% abaixo em comparação aos outros), o melhor frete e no mínimo dez avaliações positivas de clientes.
Otimização com o ANYMARKET
Para se adequar ao ideal da B2W, o lojista ganha muito com a integração com o Hub ANYMARKET. Com a funcionalidade de cadastramento de produtos em lote, o lojista consegue cumprir as principais exigências indicadas para aumentar a relevância dos anúncios de forma prática e rápida. Com a possibilidade de automatizar a logística dos pedidos, gerenciar as condições de frete fica mais simples, o que possibilita que as estratégias possam ser constantemente melhoradas.
Com o Hub de integração ANYMARKET você otimiza o seu tempo no gerenciamento dos produtos nos marketplaces e pode se concentrar em pensar nas ofertas mais competitivas para melhorar suas vendas. Saiba mais sobre as funcionalidades do ANYMARKET!