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Case Sal Grosso: o boom do segmento de decoração no e-commerce

9 de fevereiro de 2021 | Nenhum comentário

Decorar a casa, deixá-la mais bonita e aconchegante, mudar aquela almofada que já não combina mais com alguma coisa da sua sala. Definitivamente, foi raro quem, em meio a pandemia não fez uma mudança de decoração na própria casa, por mais simples que seja e com as lojas físicas fechadas, a única opção existente ao consumidor brasileiro eram as lojas de e-commerce.

Por isso e por outros muitos motivos, apenas na pandemia, as lojas virtuais especialistas em casa e decoração viram seu faturamento crescerem, em média 23,5%, de acordo com a Ebit, onde os produtos de giro rápido, ou seja, aqueles que saem com mais frequência, foram os mais adquiridos pelas pessoas.

Entretanto, engana-se quem acredita que esse setor cresceu apenas em meio ao isolamento que foi imposto no ano de 2020, por conta do COVID-19. A verdade, é que a categoria  Casa e Decoração vem de um crescimento exponencial e promete render ainda muito para quem pretende investir nessa área. Em 2018, o crescimento foi de 12,8%. Já em 2019, foi de 10,9% em relação a 2018.

E um case para mostrar que investir nessa área é uma boa medida é a Sal Grosso Case do ANYMARKET com a Codecia!

 

Sobre a Sal Grosso Decora

Localizada no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, a Sal Grosso Decora já iniciou seus negócios como uma empresa 100% digital. O custo-benefício da loja online fez com que apostassem todas as suas fichas no e-commerce, sendo a loja física um projeto em segundo plano.

O grupo na qual a empresa Sal Grosso Decora faz parte tinha como atuação inicial a organização e decoração de eventos. Com o tempo, a diretoria percebeu que o ramo de decoração residencial poderia ser uma área de atuação interessante e rentável, e assim nasceu a Sal Grosso Decora, focada na decoração de ambientes para deixá-los mais modernos e aconchegantes.

Além da loja online ser um projeto muito interessante, eles entenderam que trabalhá-la em conjunto com os marketplaces seria ainda melhor! Por isso, seis meses após o lançamento da marca, a empresa foi para os marketplaces e viu suas vendas aumentarem consideravelmente.

 

A Sal Grosso Decora nos Marketplaces

Maira, Gerente Comercial da Sal Grosso, afirma que entrar nos marketplaces foi um divisor de águas para a empresa, pois aumentou a visibilidade da loja em um mercado que existem muitos concorrentes no mesmo nicho de marcado e fez com que a marca chegasse até uma quantidade maior de clientes.

“Entendemos que os marketplaces davam mais visibilidade e por consequência, aumentavam as vendas” afirma Maira.

A gerente ainda afirma que eles também puderam expandir os negócios para outras regiões que até então seriam impossíveis de imaginar, além de fidelização dos clientes e um nível alto de recompra.

Nem tudo é simples

E se você está pensando em empreender, saiba que momentos bons acompanharam momentos ruins também. Foi o caso da Sal Grosso. Por terem muitos problemas junto à primeira plataforma de suporte que contrataram, eles buscaram uma nova empresa e fecharam o contrato com a plataforma Codecia (empresa especializada em hospedagem e consultoria Magento), parceira do ANYMARKET. Imediatamente os problemas acabaram.

Segundo Maira, é muito complicado você empreender no mundo online sem a ajuda necessária, principalmente se você não tem conhecimento de como e o que fazer para melhorar seus negócios, e uma assessoria nesse ponto é essencial para ter sucesso.

Outro ponto em que ela salienta foi quando conheceu o ANYMARKET. A empresa enfrentava problemas com a morosidade no suporte à loja virtual, principalmente com relação a parte de cadastro. Ela salienta a dificuldade de ter que cuidar dos pedidos, das mudanças de preço, do monitoramento de três canais diferentes e por isso, a contratação do ANYMARKET fez toda a diferença.

Canais integrados, vendas lá em cima

Automatizar a operação. Era esse a ordem para o crescimento da empresa continuar. Nada manual estava dando mais efeito e os erros podiam acontecer a qualquer momento. Foi nesse instante que a Codecia apresentou o ANYMARKET a Sal Grosso Decora, mostrando como um mundo automatizado não apenas dos marketplaces mas também em sua loja virtual, deixando tudo integrado, podia fazer a diferença.

A Codecia é uma empresa muito próxima de seus clientes e por isso, eles sempre buscam o melhor serviço e as melhores indicações para eles.

Segundo Maira, a indicação foi certeira. O ANYMARKET, além de automatizar tudo e tornar o processo muito mais rápido e assertivo, ele otimizou os anúncios e diminuiu o tempo de operação, e com isso eles puderam investir energia e focar em outras coisas necessárias ao crescimento da empresa como um todo.

Com uma “Plataforma intuitiva, conseguimos trabalhar bem e impulsionar a loja e os marketplaces”, acrescentou Maira.

Implantação de novos canais

Por conta da automatização dos serviços desenvolvidos pela empresa nos canais online, a Sal Grosso Decora pretende entrar em ainda mais markerplaces, ampliando assim seus canais de venda. Para algumas empresas, essa pode não ser a melhor estratégia, mas para a Sal Grosso isso foi essencial para o reconhecimento da marca e aumento de vendas.

Ao contrário do que muitos pensam, atuar em marketplaces não retira a possibilidade de crescimento de um canal ou de outro, mas sim, complementa onde um deles não consegue chegar.

Segundo Maira, a utilização de uma loja virtual junto a marketplaces permite que você atinja diferentes pessoas de diferentes estados do Brasil e até mesmo do mundo, sem precisar estar fisicamente presente, mas ainda assim, próximo.

“A pandemia nos ensinou a comprar mais online e nos manter próximos das pessoas, mesmo quando não podemos estar próximos fisicamente.” Revela a gerente.

Mas ela deixa claro que o sucesso não depende apenas em colocar o produto na loja virtual e esperar vender. Todo crescimento é fruto de um trabalho bem feito com descrições fidedignas aos produtos que a loja está oferecendo, mantendo organização constante e um bom atendimento, oferecendo sempre produtos de qualidade. Isso faz com que a loja evolua nos marketplaces e conquiste a fidelidade dos clientes.

Uma visão de futuro

E se pretende continuar investindo em mais marketplaces e canais de venda online? A resposta de Maira é óbvia: claro que sim! Segundo a gerente, o e-commerce é um futuro presente. Ela acredita que as lojas físicas nunca vão acabar, mas que sim, o e-commerce ficará cada vez mais forte e quem não estiver dentro dessa evolução, não será visto pelo cliente.

Pensar em seu diferencial e no porquê de sua existência é um dos pontos mais importantes na hora de montar um negócio, segundo ela. Maira deixa claro que se você não entender e souber passar esses pontos de forma clara para o cliente, ele não enxergará o valor real do seu produto e com certeza, poderá ir para um concorrente.

Cuide de seu cliente e garanta uma experiência mágica e cheia de energia positiva para ele, isso é a melhor receita para se ter sucesso no e-commerce, garante a gerente.

 

 

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