Como seller, você provavelmente ouviu falar muito em escalar vendas online. Apesar do termo ter ganhado bastante popularidade no e-commerce, você sabe realmente o que isso quer dizer?
Neste artigo queremos explicar o que significa o termo e como é possível aplicá-lo para impulsionar seus negócios, especialmente no Mercado Livre, maior marketplace da América Latina.
O crescimento de vendas em escala é mais do que simplesmente aumentar as vendas de forma aleatória, trata-se de um processo estratégico e contínuo que envolve expandir sua base de clientes, aumentar sua receita e solidificar sua presença no mercado ao longo do tempo.
Vamos mergulhar neste conceito e descobrir juntos algumas estratégias práticas que você começar a aplicar para escalar suas vendas com inteligência e priorizando a sustentabilidade do negócio.
O que significa escalar vendas?
Nos últimos anos o termo “escalar vendas” ganhou espaço no e-commerce e passou a ser usado em diversos contextos. Quando algo assim acontece, é sempre interessante retomar o conceito.
Essa volta à origem da expressão pode ser determinante para avaliar se a estratégia é aplicável ao próprio negócio e para buscar maneiras de aplicar a estratégia de forma rentável e segura
Então, afinal o que significa escalar vendas? O crescimento de vendas em escala no e-commerce é essencialmente sobre expandir os negócios de forma consistente e significativa ao longo do tempo.
Em termos simples, significa aumentar suas vendas de maneira sustentável, atingindo mais clientes e gerando mais receita ao longo do tempo.
Isso envolve implementar estratégias que permitam que a empresa cresça de maneira constante, seja por meio da aquisição de novos clientes, da retenção dos clientes existentes ou da introdução de novos produtos e serviços.
Queremos que fique claro que o crescimento em escala não é apenas sobre aumentar as vendas de maneira rápida e temporária, mas sobre construir uma base sólida para o crescimento contínuo e a longo prazo.
O seller que deseja escalar precisa ter um bom planejamento e escolher estratégias que estejam alinhadas com o seu contexto de negócio.
Para alcançar esse objetivo é necessário colocar o foco em diversos aspectos como: a otimização da presença online, a melhoria da experiência do cliente, a expansão para novos mercados e a aliança com parceiros estratégicos.
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Vantagens de escalar vendas
Ao adotar uma abordagem focada no crescimento em escala no e-commerce, o seller tem a oportunidade de criar um negócio mais robusto, competitivo e lucrativo ao longo do tempo.
Com a expansão das vendas de forma consistente e planejada é possível aumentar a receita e a lucratividade ao longo do tempo, proporcionando estabilidade financeira.
Escalar vendas seguindo as premissas do conceito também gera oportunidades para reinvestir no negócio e permite que você alcance um público mais amplo, aumentando o reconhecimento da marca e construindo uma base de clientes mais sólida.
Outra vantagem desta abordagem é a possibilidade de aproveitar economias de escala, o que pode reduzir custos de produção, armazenamento e distribuição e aumentar ainda mais a margem de lucro.
Como escalar vendas no Mercado Livre
Agora que temos o conceito de crescimento de vendas em escala e conhecemos suas vantagens, vamos explorar ações para aplicar a estratégia vendendo no Mercado Livre. Confira!
É indispensável ter uma boa infraestrutura tecnológica
Ter uma infraestrutura tecnológica sólida e robusta é um dos pilares para escalar vendas online. Este tipo de estratégia requer o apoio de ferramentas confiáveis e especializadas em gestão de marketplaces, como um hub integrador de canais e outras plataformas.
Desta maneira é possível garantir que a sua estrutura operacional será capaz de suportar o crescimento da demanda de pedidos com automação de processos e segurança contra falhas e ameaças cibernéticas.
A infraestrutura tecnológica adequada permite crescer no Mercado Livre com escalabilidade para expandir o negócio e atender às demandas do mercado sem comprometer o desempenho.
Após garantir que a sua infraestrutura operacional é capaz de acompanhar as suas metas de crescimento no Mercado Livre, comece a pensar em ações que irão impulsionar as vendas. Abaixo listamos algumas das principais.
Saiba como entender e definir corretamente sua meta de vendas
Use técnicas de SEO
Impulsionar as vendas no Mercado Livre exige investir em otimização SEO dos anúncios. Pesquise quais são as palavras-chave relevantes para seus produtos e mais buscadas pelos usuários e otimize suas listagens usando esses termos de forma natural em títulos, descrições e tags.
Invista na qualidade das imagens e das descrições, o Mercado Livre valoriza conteúdo visual e informativo. Certifique-se de incluir informações precisas e atrativas dos produtos para chamar a atenção do cliente.
Por fim, acompanhe sempre as métricas de desempenho e faça ajustes contínuos em suas estratégias de SEO. Assim você manterá suas listagens no topo dos resultados de pesquisa e terá maiores oportunidades de aumentar a conversão em vendas.
Priorize o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente tem um papel fundamental no crescimento de qualquer negócio. Tanto que o próprio Mercado Livre considera esse aspecto para qualificar a reputação do seller.
Com um atendimento rápido e acertado você garante uma boa experiência de compra e pode conquistar avaliações mais positivas, além de promover a fidelização do cliente.
Uma boa estratégia para aprimorar a atenção ao cliente é investir na automatização do SAC. Porém, tenho cuidado porque é fundamental garantir que além de ágil, o atendimento seja humanizado.
Você pode fazer isso escolhendo uma plataforma com inteligência artificial, por exemplo, como a MIA, ferramenta exclusiva do ANYMARKET que qualifica os anúncios no marketplace e possui recursos inovadores de SAC.
Invista em estratégias de ADS para escalar vendas
Investir em anúncios pagos, ADS, pode ser imprescindível para escalar as vendas no Mercado Livre. A estratégia aumenta significativamente a visibilidade dos produtos com maior direcionamento a potenciais clientes.
Ao direcionar anúncios para públicos específicos, o seller atrai mais tráfego qualificado para suas listagens, aumentando as chances de conversão.
Se deseja potencializar ainda mais a ação, faça anúncios com ofertas especiais, produtos em destaque e promoções. Isto incentiva os clientes a realizar compras de maneira mais direta e imediata.
Utilize o fulfillment do Mercado Livre
Usar o serviço de fulfillment do Mercado Livre é uma decisão que ajuda a impulsionar a sua estratégia de crescimento em escala e oferece uma experiência de compra mais rápida e confiável para os clientes.
Com o serviço logístico, o seller pode se concentrar mais na gestão do negócio em vez de se preocupar com a logística e o gerenciamento de estoque. Isso libera tempo e recursos para investir em marketing, expansão de linha de produtos e outras iniciativas que impulsionam o crescimento das vendas.
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A confiança na infraestrutura logística do Mercado Livre também atrai mais clientes e gera uma reputação positiva para o vendedor. Esses dois aspectos podem levar a um aumento nas vendas de forma sustentável.
Para ter um desempenho ainda melhor em todas essas estratégias, o ideal é centralizar a sua operação de vendas em um hub integrador que seja aderente aos recursos do Mercado Livre.
Este é o caso do ANYMARKET, parceiro Selo Platinum do MELI que oferece funcionalidades exclusivas para Mercado Livre para escalar as suas vendas no Mercado Livre Marketplace, com total segurança e estabilidade. Entre em contato para saber mais!
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