monitoramento de redes sociais vendas online
Blog

Como o monitorando de redes sociais e o Social Listening podem ajudar na Black Friday?

5 de novembro de 2021 | Nenhum comentário

Vamos falar sobre monitoramento de redes sociais? Os marketplaces estão em destaque entre as preferências dos usuários do Twitter para a Black Friday 2021.

É o que aponta o estudo “Whishlist Black Friday”, realizado pelo plataforma de gestão de redes sociais e atendimento multicanal Buzzmonitor. Esse insight foi possível a partir do monitoramento e social listening dos tweets dos clientes.

Analisar como o seu público se relaciona com o produto/serviço da empresa ajuda a criar uma estratégia consistente para garantir melhores resultados na Black Friday.

Diante de milhares de postagens e conteúdos pelos quais os usuários são impactados diariamente no ambiente digital, nunca foi tão importante entender o comportamento do cliente.

E é nas redes sociais que está a chave de ouro para ouvir os consumidores, seus concorrentes e o que eles pensam sobre sua empresa e o seu mercado.

Fazer Monitoramento de Redes Sociais e Social Listening permite que as empresas entendam como melhorar a experiência de seus clientes.

Segundo o Relatório Digital, publicado pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite, 57% da população mundial usa as mídias sociais.

E este número está crescendo de forma constante. A cada segundo 13 novos usuários começam a usar as redes sociais pela primeira vez.

Por isso, precisamos considerar a relevância das redes sociais na jornada de compra do cliente e entendê-la como um espaço para ampliar o relacionamento entre as marcas e seus consumidores.

Já pensou quantas pessoas a sua marca consegue impactar com as redes sociais? Você sabe qual o impacto está causando? Vamos explicar como colocar em prática o monitoramento de redes sociais e social listening a favor da sua marca.

Leia também: Como melhorar as vendas em marketplace com uma integração rápida e segura

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais consiste em acompanhar todos os comentários, interações e menções sobre a sua marca e o mercado em volta dela nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc.

Esse monitoramento é feito por buscas de termos e palavras-chave relevantes para o branding da marca ou temas associados ao universo.

A partir desse resultado é possível interagir com os clientes, realizar atendimento nas redes sociais e colher várias métricas.

Algumas dessas métricas são o sentimento do público em relação à marca, satisfação e insatisfação dos clientes, e até opiniões sobre o que a sua empresa vende.

O monitoramento deve ser um trabalho constante pois é uma oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente e construir proximidade com o público.

A Netflix Brasil é um exemplo de case de sucesso de monitoramento nas redes sociais. A marca sempre responde comentários e publicações no Twitter e Instagram e criou uma abertura e troca com o público em um tom leve e de humor.

Quer saber mais sobre como aproveitar a Black Friday ao máximo? Confira no vídeo abaixo dicas de estratégias para vender em marketplaces durante a campanha:

O que é Social Listening?

O Social Listening é a prática de analisar conversas e tendências relevantes para a sua marca, inseridas dentro de contexto.

Fazendo Social Listening sua empresa consegue entender o que as pessoas pensam, como o público se sente em relação a sua marca e ao universo em que ela está inserida.

Além de entender quais tópicos e tendências de mercado o público se interessa, qual a solução que ele precisa e qual a maneira mais eficaz de se conectar com ele.

Essa análise gera insights para criar melhores estratégias, gerar campanhas e mensagens de conteúdo, criar parcerias importantes, evitar repercussões negativas e aprimorar a experiência do seu cliente.

Diferenças entre Monitoramento e Social Listening

Monitoramento de redes sociais e Social Listening são coisas diferentes, mas que andam juntas em uma boa estratégia de comunicação. Em ambos a voz do público é o centro do trabalho.

O monitoramento te mostra o que está sendo falado e o Social Listening te diz o porquê. Um é a continuação do outro.

Com o monitoramento de redes sociais você identifica e responde perguntas e comentários sobre a sua marca. Com o listening social você consegue extrair insights de conversas sociais para aplicar à sua estratégia geral.

Como colocar em prática monitoramento de redes sociais e social listening?

monitoramento de redes sociais vendas online

Vamos passar para parte de como realizar monitoramento de redes sociais e social listening. Primeiro, otimize tempo e facilite fluxos com automação

O número de informações na internet é incalculável. Então imagina ter que ir de rede social em rede social pesquisando possíveis menções a sua marca?

Ou ainda todos os posts sobre temas importantes para o mercado? Isso levaria horas e muito esforço de uma equipe que poderia focar em outras atividades.

Para facilitar esse processo, existem softwares de monitoramento automatizados que reúnem todas as informações em um único lugar.

O primeiro passo é realizar a sincronização dos perfis da marca em todas as redes sociais à plataforma.

Então, a equipe de mídia cadastra os termos e palavras-chave relevantes para a marca e recebe os resultados do monitoramento em tempo real.

A partir daí, é só fazer acompanhamento desses dados, e responder ao público por meio de interações criativas e resolutivas.

Termos para monitorar na Black Friday e melhorar as vendas em marketplaces

Veja alguns termos que você pode monitorar na Black Friday para acompanhar o desenvolvimento da sua campanha:

  • Nome da marca
  • Nomes de produtos e serviços da empresa
  • Menções com tags no Facebook, Instagram e Twitter
  • Hashtags
    • relacionadas a Black Friday dentro do seu nicho
    • relacionadas ao mercado
    • de campanhas lançadas pela empresa
  • Palavras-chave que sejam do interesse da marca
  • Menções do concorrente

Lembre-se de cadastrar o nome da marca e dos serviços também com variações com erros ortográficos que sejam recorrentes. Principalmente se for um nome de grafia difícil. Assim nenhuma menção irá passar despercebida.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois, veja alguns insights importantes que você pode ter se incluir monitoramento de redes sociais e social listening na sua estratégia de negócio.

Acompanhe a repercussão da sua campanha e tenha dados de qualidade para moldar sua estratégia

A campanha da Black Friday é, sem dúvidas, a maior data do e-commerce brasileiro. Muito esforço é colocado para oferecer os melhores descontos aos seus clientes. Mas é preciso mensurar quais estratégias têm dado certo e quais não.

Acompanhar a repercussão da campanha nas redes sociais mostra onde a marca acertou, onde errou e onde pode melhorar. Esses insights valem tanto para a próxima Black Friday, como para as demais campanhas ao longo do ano.

Use o monitoramento e o social listening para identificar esses pontos e moldar a estratégia da marca em cada canal de venda.

escalar vendas na black friday

Evite crises de imagem com o social listening: identifique situações de alerta e vire o jogo

Muitas vezes a crise de imagem começa quando uma reclamação que não chegou até a empresa é publicada nas redes sociais.

Isso acaba tomando uma proporção muito grande e negativa. Essa situação é ainda mais fácil de acontecer durante a Black Friday, quando o número de vendas e demandas é mais alto.

Com o monitoramento de termos, mesmo que a marca não tenha sido mencionada diretamente, é possível identificar posts como esses logo no início e fazer um bom trabalho de social listening.

Antecipe-se a uma possível crise e contorne a situação em pontos positivos para a empresa. Mostre que possui rapidez e eficácia no atendimento e resolução de problemas.

Lembre-se: toda empresa está passível de erro, mas o que vai definir a reputação da marca é como ela lida com o problema.

Se você quer entender mais sobre reputação, confira esse EBook da Buzzmonitor em parceria com o Reclame AQUI sobre o tema.

Transforme dados em estratégia: tome decisões de forma mais assertiva com o social listening

O monitoramento funciona como um feedback direto do consumidor. O social listening funciona como o termômetro que vai dizer qual a situação desse feedback.

As informações colhidas a partir daí servem como parâmetro para a sua equipe. Se a marca analisa os dados colhidos nas redes sociais é possível entender o que o seu consumidor deseja e de que maneira.

Com a informação completa é possível entregar um conteúdo mais estratégico e assertivo. Isso aumenta o engajamento da marca nas redes sociais e melhora o relacionamento com os clientes.

Saiba mais sobre: medir e analisar dados para planejar as vendas em marketplaces

Essa máxima vale para todas as áreas. Se conseguimos identificar, por exemplo, que a maior parte das menções a uma marca está na entrega dos produtos, conseguimos aumentar os esforços para melhorar o serviço prestado.

Compare performances com o concorrente usando o monitoramento de redes sociais

Conheça o seu desempenho e estabeleça melhorias!

melhorar marketplaces monitorando redes sociais

Você precisa conhecer bem o mercado em que está inserido para conseguir se destacar e ter sucesso no seu nicho.

Não esqueça que dentro dos marketplaces a concorrência é grande e você precisa encontrar maneiras de se destacar.

Monitorar a concorrência é importante para acompanhar o que eles estão oferecendo, como o público interage com eles e quais as tendências que estão seguindo.

Pense nisso como uma maneira de extrair insights. Reinvente ideias, utilize marketing de oportunidade. Ainda, acompanhe a repercussão da campanha de Black Friday do concorrente, avalie opiniões e relacionamento da marca com os clientes.

Compare os resultados da sua marca com os de seus principais concorrentes e identifique quais os pontos fortes e fracos da sua performance.

Essa análise vai te mostrar o que você pode oferecer como diferencial para crescer nas redes sociais e atrair mais clientes.

Agora que você já sabe a importância de monitorar as redes sociais e fazer social listening, é hora de começar! Use essas e outras estratégias a seu favor e tenha uma campanha de sucesso na Black Friday.

Quer saber mais sobre como melhorar as vendas online? Conheça o ANYMARKET, um hub de integração que automatiza as suas vendas em marketplaces de forma simples, segura e estável.

vender mais em marketplaces

Compartilhe esse artigo:

<<