Pessoa trabalhando em um centro de distribuição fulfillment
Blog

O que é Fulfillment e como funciona?

9 de dezembro de 2020 | Nenhum comentário

Fulfillment é uma solução logística ao qual uma empresa transfere o estoque de determinado produto, parcial ou integralmente, a um Centro de Distribuição (CD) de outra empresa que fará armazenagem, separação, embalagem, faturamento, despacho, coleta de devoluções e até pós-venda destes, geralmente cobrando um percentual dos custos da operação. 

 

Abaixo a imagem do fluxo dos Correios, exemplificando uma solução Fulfillment em passos simples: 

exemplo de fulfillment

Fonte: http://blog.correios.com.br/correioslog/?page_id=2701 

 

Mas afinal, quais vantagens o Fulfillment pode gerar? 

O intuito maior de um processo logístico no formato Fulfillment, afirma a Pier8 Logística para E-Commerce, é “o lojista ter mais tempo para cuidar de outros aspectos relacionados a empresa e ampliar seu negócio”.
 

Dentre os pontos mais impactantes deste fluxo, os principais são: 

  • Redução de custo e tempo de operação 

As empresas centralizadoras destas operações comportam grande volume de movimentações, com estrutura física e humana robusta, sistemas informacionais especializados e veículos para entrega em rotas no fluxo.
Além do tempo entre a entrada do pedido até a entrega ser reduzido, os valores da composição logística são consideravelmente menores pois todo este aparato serve a várias empresas, portanto, existe a divisão proporcional dos custos.
 

  • Ganho de qualidade 

Empresas que oferecem Fulfillment investem expressivamente em padronização, agilidade e tecnologia. Complementa-se ainda o uso da marca da empresa prestadora do Fulfillment em operação de apoio as suas vendas, ou seja, um parceiro de nome e confiável sempre é positivo. Assim o resultado esperado é o aumento da satisfação do consumidor.
 

  • Redução de contingente 

As etapas de recebimento, separação, embalagem, conferência e despacho exigem um bom número de pessoas para que ocorra dentro de um tempo hábil. Este é outro ponto em que o Fulfillment pode ser vantajoso, pois como mencionado anteriormente, a empresa prestadora do serviço comporta um grande volume.
Com isso, temos uma redução nos custos com colaboradores neste processo possibilitando o foco de recursos em outras esferas para aumento das vendas.
 

  • Gestão especializada 

Por último, e não menos importante, o Fulfillment proporciona a Gestão Especializada do processo logístico. A Escola de E-Commerce cita em um de seus artigos, “Em um mercado altamente competitivo, em que o consumidor tem total poder de escolha, ter um processo de logística rápido e eficiente faz toda a diferença para quem atua no setor de e-commerce.”
Ou seja, a empresa que entrou no fluxo Fulfillment não precisa se preocupar com a gestão do processo e a eficiência das etapas pois isto é gerido pela prestadora do serviço de forma especializada.
 

O que devo considerar para iniciar uma operação deste tipo? 

Apesar das várias vantagens citadas deve-se considerar o custo benefício com a aderência a este processo, especialmente, valor com armazenagem e movimentação dos produtos que são os mais expressivos. Uma forma prática de entender se, de fato, faz sentido iniciar uma operação neste formato, é listar todos os custos inerentes ao fluxo atual acrescentando a projeção desejada de crescimento a médio e longo prazo.

Dedique certa atenção também para perceber se as regiões de maior volume de vendas, e proposta de expansão, são condizentes com as regiões dos Centros de Distribuição da empresa a se contratar para o fluxo Fulfillment. Com estes números em mãos, efetuar uma comparação destes custos aos respectivos gerados com a aderência em Fulfillment com uma especializada lhe dará visão clara para tomada de decisão. 

 

Conclusão 

Fulfillment traz um conceito de crescimento exponencial ao fluxo logístico proporcionando o foco em alavancagem de vendas aos lojistas com a retirada do “peso” com a gestão de armazenagem e entrega
Obviamente, como toda terceirização de um serviço, o lojista deve pesquisar e escolher sabiamente o parceiro para tal a fim de agregar valor em seu negócio e escalar suas operações, isto somado a aumento de qualidade e redução de custos, pode ser um grande e rentável diferencial. 

Dica bônus: se você optar pelo Fulfillment, tenha em sua rotina ferramentas que dão suporte para esse tipo de operação.

Por exemplo, o ANYMARKET é um hub que proporciona diversas funcionalidades para te ajudar com estoque e frete. Só para citar um, temos a funcionalidade de Múltiplos Centros de Distribuição, que permite o cadastro de todos os seus Centros de Distribuição e os respectivos SKUs! Crie regras para seus produtos saírem do CD que vale a pena conforme sua estratégia.

Além disso, você também conta com:

  • Mapa de calor
  • Flexibilidade de regras de frete
  • Monitoramento de entregas, e muito mais!

Comece sua operação Fulfillment com o pé direito, conte com o hub mais completo em funcionalidades e indicadores para potencializar suas vendas. É só entrar em contato com nossos especialistas no formulário abaixo:



 

 Sobre o autor

Joel Correia Junior é Product Owner (PO) no ANYMARKET.

Compartilhe esse artigo: