O controle de estoque é sempre um desafio na operação logística do e-commerce. Quando o seller trabalha com múltiplos centros de distribuição, é preciso ter ainda mais cuidado.
A melhor maneira de aumentar a eficiência operacional com diferentes locais de estoque é ter um bom planejamento e buscar soluções que otimizam o processo.
Você sabia que é possível melhorar a sua performance de vendas criando regras logísticas automatizadas e adequadas ao cenário Multi CDs?
Neste artigo vamos falar sobre as características desse tipo de operação, a roteirização logística e sobre o uso de tecnologia na solução dos gargalos operacionais. Vamos juntos!
Operação logística Multi CDs: melhor cotação e prazo de entrega
A operação logística com múltiplos centros de distribuição é uma estratégia indispensável para sellers que enviam produtos para todo o país.
Este costuma ser o caso de empresas que anunciam em marketplaces, por exemplo. Afinal, esses canais de venda têm como característica a visibilidade ampla e alta abrangência de consumidores, ideais para expandir a operação.
Vamos explicar brevemente como funciona uma distribuição com Multi CDs, mas o nosso objetivo aqui não é aprofundar conceitos. Queremos focar em maneiras de melhorar a operação logística para aumentar o seu potencial competitivo.
Ao optar pela logística com múltiplos CDs o seller descentraliza o seu estoque para armazenar produtos em diferentes pontos. O principal objetivo é ter centros de distribuição em locais estratégicos, conforme a demanda de pedidos.
Digamos que o seu estoque próprio está em São Paulo, porém as suas vendas começam a aumentar significativamente no Nordeste. O envio dos itens desde outra região, possivelmente, deixa a cotação do frete mais cara e aumenta o prazo de entrega.
Se você tiver um local de estoque na Bahia, será possível reduzir os custos com a entrega, agilizar a chegada do produto e melhorar a experiência de compra do cliente.
Vantagens da operação com diferentes Centros de Distribuição
Considerando o exemplo anterior, é possível entender que a estratégia Multi CDs melhora as condições de frete para o consumidor. Entretanto, essa não é a única vantagem do modelo logístico.
Com prazo e preço de entrega mais atrativos, os seus anúncios se tornam mais competitivos, impactando diretamente na conversão em vendas.
A operação com múltiplos centros de distribuição ainda permite reduzir custos, além de aumentar a assertividade no planejamento logístico e fiscal.
Roteirização logística
A escolha dos melhores locais de estoque é fundamental para o sucesso da sua estratégia Multi CDs. Por isso, é importante falar sobre roteirização logística.
O processo de planejamento das rotas de entrega depende diretamente de uma análise minuciosa para entender quais são os pontos de distribuição estratégicos para o negócio.
Após definir a localização dos CDs, segundo a sua demanda de pedidos, é preciso focar no planejamento dos roteiros de entrega.
A roteirização logística com múltiplos centros de distribuição deve ter como objetivo encontrar a alternativa de entrega mais viável. Ou seja, estabelecer a opção que oferece ao cliente a melhor cotação de frete com o menor tempo de envio.
Operação logística integrada: otimização e eficiência
A logística costuma ser um dos maiores desafios de uma empresa de e-commerce. A estratégia multi CDs oferece inúmeros benefícios, mas também aumenta a complexidade do processo.
Vendedores que optam por anunciar em markeplaces para expandir as vendas online, podem enfrentar obstáculos operacionais ainda maiores.
A gestão de múltiplos canais de venda com múltiplos locais de estoque exige um controle rigoroso para evitar falhas.
Felizmente, o mercado de tecnologias para o e-commerce vem acompanhando as demandas dos vendedores e oferecem soluções para acabar com os gargalos operacionais.
Atualmente, é possível e viável ter uma operação de vendas automatizada, com foco em eficiência e otimização.
Ferramentas de apoio à operação logística
Quando falamos em operação logística, uma das ferramentas de apoio mais utilizadas é o gateway de frete. O software facilita a gestão da entrega dos seus produtos.
Considerando que neste conteúdo buscamos falar sobre alto desempenho e potencial competitivo, vamos dar um passo adiante e focar em outra plataforma: o hub de integração de vendas em markeplaces.
A ferramenta tem como funcionalidade básica a centralização de toda a sua operação online, inclusive o processo logístico. Para isso é capaz de integrar outras ferramentas como o ERP, plataforma de e-commerce e o próprio gateway de frete.
Com o integrador você consegue centralizar a sua gestão em um painel único, além de ter acesso a recursos avançados como a ferramenta de criação de regra logística Multi CDs.
Lembra que falamos sobre a importância de analisar dados para realizar a roteirização logística? O integrador também contribui nesse processo, gerando informação precisas sobre a sua demanda de pedidos e principais pontos de oportunidade.
Gestão de múltiplos centros de distribuição pelo hub integrador
Para explicar como funciona a gestão do frete com múltiplos centros de distribuição através da ferramenta centralizadora, vamos usar como exemplo o hub integrador ANYMARKET.
A plataforma é líder em integração com markeplaces na América Latina, possui cases de sucesso com grandes players do mercado e recursos exclusivos para a estratégia Multi CDs.
A empresa possui mais de 2,5 mil lojas integradas, entre elas há clientes que trabalham com até 14 centros de destruição e cerca de 170 regras logísticas. Através do ANYMARKET são feitas mais de 1,5 milhão de cotações de frete por hora.
Como acontece a integração pelo hub
É possível criar estoques no ANYMARKET via API ou de forma manual, conforme a sua necessidade. O cadastro dos centros de distribuição pode ser feito direto no hub ou através da integração com o seu gateway de frete.
Neste processo são definidos os diferentes locais de distribuição. Posteriormente, na operação de vendas, o hub reconhece automaticamente qual CD oferece ao cliente a melhor cotação de frete e prazo de entrega.
Regras logísticas para multi CDs
Após a configuração inicial dos centros de distribuição, você deverá criar no ANYMARKET as suas regras logísticas.
Esses parâmetros servem para determinar quais são os CDs preferenciais para a cotação de frete de cada SKU. As regras podem ser configuradas conforme a sua estratégia, com opções por Estado ou por prioridade de entrega.
O hub também permite criar lógicas de decremento de estoque e possui funções específicas para que as suas informações logísticas estejam sempre atualizadas.
Recursos específicos e os benefícios da operação logística centralizada
Recursos do hub integrador como estoque virtual, funcionalidade de cross-docking e atualização em tempo real otimizam e automatizam ainda mais a sua operação multi CDs, aumentando a eficiência do processo.
Ter flexibilidade para configurar a priorização do consumo de estoque também melhora a gestão dos custos logísticos e dos benefícios fiscais.
Ferramentas logísticas oferecidas pelo hub ainda ajudam a reduzir os custos operacionais e melhoram o tempo de cotação do frete.
A gestão de vendas e logística centralizada garante excelência na entrega e maior controle dos processos.
Por isso, se você ainda não conta com o apoio de ferramentas especializadas, deve considerar essa possibilidade para alcançar o potencial competitivo desejado e aumentar a escalabilidade do seu negócio online. Clique aqui para saber mais!