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Aumente seu potencial competitivo com uma operação logística multi CDs que funciona

23 de agosto de 2022 - Atualizado em: 5 de julho de 2024
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O controle de estoque é sempre um desafio na operação logística do e-commerce. Quando o seller trabalha com múltiplos centros de distribuição, é preciso ter ainda mais cuidado. 

A melhor maneira de aumentar a eficiência operacional com diferentes locais de estoque é ter um bom planejamento e buscar soluções que otimizam o processo 

Você sabia que é possível melhorar a sua performance de vendas criando regras logísticas automatizadas e adequadas ao cenário Multi CDs? 

Neste artigo vamos falar sobre as características desse tipo de operação, a roteirização logística e sobre o uso de tecnologia na solução dos gargalos operacionais. Vamos juntos! 

Operação logística Multi CDs: melhor cotação e prazo de entrega 

operação logística na prática com multi cds

A operação logística com múltiplos centros de distribuição é uma estratégia indispensável para sellers que enviam produtos para todo o país. 

Este costuma ser o caso de empresas que anunciam em marketplaces, por exemplo. Afinal, esses canais de venda têm como característica a visibilidade ampla e alta abrangência de consumidores, ideais para expandir a operação. 

Vamos explicar brevemente como funciona uma distribuição com Multi CDs, mas o nosso objetivo aqui não é aprofundar conceitos. Queremos focar em maneiras de melhorar a operação logística para aumentar o seu potencial competitivo. 

Ao optar pela logística com múltiplos CDs o seller descentraliza o seu estoque para armazenar produtos em diferentes pontos. O principal objetivo é ter centros de distribuição em locais estratégicos, conforme a demanda de pedidos. 

Digamos que o seu estoque próprio está em São Paulo, porém as suas vendas começam a aumentar significativamente no Nordeste. O envio dos itens desde outra região, possivelmente, deixa a cotação do frete mais cara e aumenta o prazo de entrega. 

Se você tiver um local de estoque na Bahia, será possível reduzir os custos com a entrega, agilizar a chegada do produto e melhorar a experiência de compra do cliente. 

Vantagens da operação com diferentes Centros de Distribuição 

Considerando o exemplo anterior, é possível entender que a estratégia Multi CDs melhora as condições de frete para o consumidor. Entretanto, essa não é a única vantagem do modelo logístico.  

Com prazo e preço de entrega mais atrativos, os seus anúncios se tornam mais competitivos, impactando diretamente na conversão em vendas. 

A operação com múltiplos centros de distribuição ainda permite reduzir custos, além de aumentar a assertividade no planejamento logístico e fiscal.  

Roteirização logística 

A escolha dos melhores locais de estoque é fundamental para o sucesso da sua estratégia Multi CDs. Por isso, é importante falar sobre roteirização logística. 

O processo de planejamento das rotas de entrega depende diretamente de uma análise minuciosa para entender quais são os pontos de distribuição estratégicos para o negócio. 

Após definir a localização dos CDs, segundo a sua demanda de pedidos, é preciso focar no planejamento dos roteiros de entrega. 

A roteirização logística com múltiplos centros de distribuição deve ter como objetivo encontrar a alternativa de entrega mais viável. Ou seja, estabelecer a opção que oferece ao cliente a melhor cotação de frete com o menor tempo de envio.  

Operação logística integrada: otimização e eficiência 

logística otimizada

A logística costuma ser um dos maiores desafios de uma empresa de e-commerce. A estratégia multi CDs oferece inúmeros benefícios, mas também aumenta a complexidade do processo. 

Vendedores que optam por anunciar em markeplaces para expandir as vendas online, podem enfrentar obstáculos operacionais ainda maiores.  

A gestão de múltiplos canais de venda com múltiplos locais de estoque exige um controle rigoroso para evitar falhas. 

Felizmente, o mercado de tecnologias para o e-commerce vem acompanhando as demandas dos vendedores e oferecem soluções para acabar com os gargalos operacionais.  

Atualmente, é possível e viável ter uma operação de vendas automatizada, com foco em eficiência e otimização.  

Ferramentas de apoio à operação logística 

Quando falamos em operação logística, uma das ferramentas de apoio mais utilizadas é o gateway de frete. O software facilita a gestão da entrega dos seus produtos. 

Considerando que neste conteúdo buscamos falar sobre alto desempenho e potencial competitivo, vamos dar um passo adiante e focar em outra plataforma: o hub de integração de vendas em markeplaces. 

A ferramenta tem como funcionalidade básica a centralização de toda a sua operação online, inclusive o processo logístico. Para isso é capaz de integrar outras ferramentas como o ERP, plataforma de e-commerce e o próprio gateway de frete. 

Com o integrador você consegue centralizar a sua gestão em um painel único, além de ter acesso a recursos avançados como a ferramenta de criação de regra logística Multi CDs. 

Lembra que falamos sobre a importância de analisar dados para realizar a roteirização logística? O integrador também contribui nesse processo, gerando informação precisas sobre a sua demanda de pedidos e principais pontos de oportunidade.  

Gestão de múltiplos centros de distribuição pelo hub integrador 

Para explicar como funciona a gestão do frete com múltiplos centros de distribuição através da ferramenta centralizadora, vamos usar como exemplo o hub integrador ANYMARKET. 

A plataforma é líder em integração com markeplaces na América Latina, possui cases de sucesso com grandes players do mercado e recursos exclusivos para a estratégia Multi CDs. 

A empresa possui mais de 2,5 mil lojas integradas, entre elas há clientes que trabalham com até 14 centros de destruição e cerca de 170 regras logísticas. Através do ANYMARKET são feitas mais de 1,5 milhão de cotações de frete por hora.   

Como acontece a integração pelo hub 

É possível criar estoques no ANYMARKET via API ou de forma manual, conforme a sua necessidade. O cadastro dos centros de distribuição pode ser feito direto no hub ou através da integração com o seu gateway de frete. 

Neste processo são definidos os diferentes locais de distribuição. Posteriormente, na operação de vendas, o hub reconhece automaticamente qual CD oferece ao cliente a melhor cotação de frete e prazo de entrega. 

Regras logísticas para multi CDs 

Após a configuração inicial dos centros de distribuição, você deverá criar no ANYMARKET as suas regras logísticas.  

Esses parâmetros servem para determinar quais são os CDs preferenciais para a cotação de frete de cada SKU. As regras podem ser configuradas conforme a sua estratégia, com opções por Estado ou por prioridade de entrega. 

O hub também permite criar lógicas de decremento de estoque e possui funções específicas para que as suas informações logísticas estejam sempre atualizadas. 

Recursos específicos e os benefícios da operação logística centralizada  

Recursos do hub integrador como estoque virtual, funcionalidade de cross-docking e atualização em tempo real otimizam e automatizam ainda mais a sua operação multi CDs, aumentando a eficiência do processo. 

Ter flexibilidade para configurar a priorização do consumo de estoque também melhora a gestão dos custos logísticos e dos benefícios fiscais. 

Ferramentas logísticas oferecidas pelo hub ainda ajudam a reduzir os custos operacionais e melhoram o tempo de cotação do frete.    

A gestão de vendas e logística centralizada garante excelência na entrega e maior controle dos processos.  

Por isso, se você ainda não conta com o apoio de ferramentas especializadas, deve considerar essa possibilidade para alcançar o potencial competitivo desejado e aumentar a escalabilidade do seu negócio online. Clique aqui para saber mais!

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