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Como melhorar a estratégia comercial vendendo kit de produtos em marketplaces 

8 de dezembro de 2021 | 1 comentário

Montar kit de produtos para vender nos marketplaces é uma prática muito comum entre vendedores de diferentes segmentos. A estratégia possui inúmeras vantagens que impactam diretamente nos resultados do negócio online. 

Você possivelmente já sabe o que é a venda de produtos em kit e como usá-la no e-commerce. Por isso, neste artigo vamos dar um passo adiante e explicar de que forma o anúncio de kits poderá melhorar a sua estratégia comercial.  

Você está preparado para movimentar o estoque e escalar as vendas nos marketplaces? Então vem saber como! 

A venda de kit de produtos gera impacto no negócio online 

Quem vende em marketplaces sabe que conseguir destaque nas plataformas é um desafio constante. Montar combos de produtos de forma estratégia pode agregar valor à oferta e atrair ainda mais os consumidores. 

O gerente comercial da B2 Online, Henrique Mesquita, conta que a começar a vender kits fez toda a diferença no faturamento da empresa. 

A B2 Online atua no segmento de moda e calçados. Nos marketplaces, a companhia está sempre focada em diferenciar os seus anúncios.  

Sendo assim, eles escolhem usar esse recurso, principalmente, para impulsionar a venda de produtos que são muito concorridos.  

No setor de calçados, por exemplo, a B2 Online oferece conjuntos de tênis com as meias mais adequadas ao modelo.  

Mesquita explica que o objetivo principal é agregar valor à escolha do usuário e a montagem de kit de produtos é ideal para isso. 

 “A estratégia nos permite agregar valor ao produto e levar ao cliente uma experiência diferente de simplesmente entregar um tênis”, afirma o gerente comercial.  

Confira no vídeo abaixo o depoimento completo sobre a experiência da B2 Online:

Principais vantagens de adotar essa estratégia de vendas nos marketplaces 

O caso da B2 Online é apenas um exemplo do impacto que a venda de produtos em kit pode gerar no negócio online. Os resultados positivos se aplicam para diversos setores como o de eletrônicos, cosméticos, alimentação e saúde, entre outros. 

Listamos algumas vantagens desse modelo de anúncio. Confira! 

Frete mais competitivo

Um dos pontos que mais aumenta a percepção de valor do usuário na venda em kit é o frete. Ao comprar nesse formato, o cliente paga um envio único para receber dois ou mais itens e se sente beneficiado. 

Leia também: Como funciona o Mercado Envios, Mercado Envios Coleta e Mercado Envios Full

Ticket médio mais alto

Para o seller, uma das maiores vantagens da venda de kit de produtos é o aumento do ticket médio. Por isso, a estratégia de venda gera tanto impacto na performance nos markeplaces. 

Ao combinar mais de um produto na mesma oferta você aumenta o valor da venda e consequentemente cresce o faturamento.  

Maior giro de estoque com kit de produtos

Sabe aquele produto que está parado no seu estoque há um tempo? A venda em kit pode ser a oportunidade perfeita para aumentar a relevância desses itens e chamar a atenção do consumidor.  

Esse modelo de venda costuma deixar o preço mais vantajoso para o cliente. Monte um kit de produtos combinando itens que vendem muito com itens que vendem menos e faça girar o seu estoque. 

Oportunidade para aproveitar as datas sazonais com assertividade  

Montar kits temáticos é uma das melhores maneiras de aproveitar o potencial das datas sazonais do e-commerce. 

Escolha itens relacionados à data comemorativa e faça um kit de produtos especial para a ocasião. Usar esse modelo de anúncio também ajuda a melhorar o seu posicionamento em campanhas promocionais dos marketplaces. 

Como melhorar a estratégia comercial com a venda de kits de produtos

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Para aproveitar ao máximo as vantagens de anunciar kits de produtos nos markeplaces e garantir que o modelo funcione, você precisa estar atento a alguns pontos.  

Fatores como o controle de estoque e a precificação são decisivos para a eficácia da estratégia comercial.  

Se você já tentou montar uma oferta de kit de produtos pode ter enfrentado dificuldades na hora de dar baixa do estoque.  

Por exemplo, digamos que você é do setor de informática e decide anunciar um kit composto por um modelo de desktop + teclado.  

As vendas são um sucesso. Porém, o seu sistema não contabiliza os computadores e os teclados individualmente e você acaba sofrendo com furos de estoque. 

Além disso, se a sua operação não for automatizada, a precificação dos kits também poderá se transformar em uma dor de cabeça.  

Afinal, sempre que você alterar o valor de um produto que aparece nos kits, será necessário atualizar o item manualmente em cada uma das ofertas ativas.  

Estas situações são muito comuns entre os sellers que atuam em markeplaces sem a estrutura ideal.  

A venda de kit de produtos é uma excelente maneira de alavancar as vendas e movimentar o estoque. Entretanto, você ter uma infraestrutura adequada se quiser potencializar a sua estratégia comercial com esse modelo de oferta. 

Tenha um hub de integração com marketplaces

Usar um hub de integração com marketplaces é a melhor forma de automatizar a operação e garantir segurança para a sua venda de kit de produtos.  

Plataformas como o ANYMARKET oferecem recursos avançados que dão suporte e otimizam os anúncios nos canais de vendas integrados. 

Não importa o volume de transações do seu e-commerce nos marketplaces, o ANYMARKET recebe todas as informações e trabalha nelas simultaneamente. 

Ao integrar suas vendas com o hub você terá acesso a funções avançadas de segurança de estoque e precificação, por exemplo. Veja abaixo como são esses recursos para kit de produtos! 

Controle de estoque

Com as funcionalidades do hub você monta a sua composição dentro do painel através do cadastro do produto classificado como kit.  

O ANY reconhece o cadastro assim, mas para o marketplace a oferta segue como se fosse um produto simples, com SKU próprio.  

Logo você escolhe o local de estoque, a composição adequada de itens e faz um rateio percentual para finalizar o cadastro.  

Sempre que você fizer uma venda em kit, os itens são baixados automaticamente do estoque, conferindo mais agilidade à operação.  

E não se preocupe que o ANYMARKET controla a disponibilidade das ofertas considerando sempre o item com o estoque mais baixo.  

Assim, você tem um total controle de estoque para cobrir a demanda do consumidor sem erros. 

Saiba mais: Como melhorar as vendas em marketplace com uma integração rápida e segura

Precificação automática de kits pela composição de itens

Ao montar o seu kit de produtos na plataforma do ANYMARKET o hub poderá definir automaticamente o valor da oferta com base nos preços dos componentes. 

Ao ativar essa funcionalidade, você também garante que o valor do kit seja atualizado de forma automática sempre que o preço de um item for ajustado. 

Além de otimizar tempo e agilizar muito a operação, este recurso permite que você potencialize o GMV do seu negócio. 

Faturamento e NF individualizados para kit de produtos

Outro recurso do hub que facilita, principalmente, operações grandes é o faturamento e a emissão da Nota Fiscal de forma individualizada.  

Quando o pedido é enviado para o seu ERP, o ANYMARKET desmembra a venda percentualmente. Ou seja, mesmo que a venda tenha sido em kit, o ERP recebe dois produtos diferentes para faturar e gerar NF de maneira separada. 

Quer ter essas e outras funcionalidades no dia a dia do seu negócio para otimizar a operação e escalar as vendas com segurança? Fale com um especialista do ANYMARKET, vamos encontrar a melhor solução para você!

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