Homem olhando para um notebook, na tela estão códigos de uma linguagem de programação, que simboliza algoritmo do Mercado Livre.
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Como funciona o algoritmo do Mercado Livre e como usá-lo a seu favor

5 de janeiro de 2024 | Nenhum comentário

Para saber como funciona o algoritmo do Mercado Livre, é necessário primeiro entender que o recurso é multifacetado. Isso quer dizer que abrange desde a personalização da experiência de busca e compra até a otimização dinâmica de preços e a detecção proativa de atividades fraudulentas.

O marketplace é líder na América Latina, e um dos fatores que o levaram ao sucesso foi o investimento em uma estrutura tecnológica robusta e eficiente. Sua tecnologia faz da plataforma um canal de vendas seguro e com alta credibilidade entre consumidores e vendedores.

Estar informado sobre o tema e conhecer o funcionamento da plataforma permite a aplicação de estratégias mais direcionadas, aumentando a eficácia das campanhas e o alinhamento com as expectativas dos usuários. 

Siga a leitura para saber como funcionam os algoritmos do MELI e veja algumas dicas para usar seus recursos de maneira estratégica e impulsionar as vendas no marketplace. 

O que é o algoritmo do Mercado Livre

O Mercado Livre é a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, e conhecer toda a sua tecnologia ajuda a impulsionar as vendas no marketplace. Sendo assim, saber como funciona o algoritmo do Mercado Livre pode ser uma decisão estratégica.

O canal de vendas não utiliza apenas um algoritmo de inteligência artificial, mas, sim, uma variedade deles, e o recurso é aplicado para otimizar diversos pontos da operação de vendas. 

Ou seja, não existe um único algoritmo, mas uma combinação deles, que atuam para melhorar a experiência do usuário, otimizar os resultados de busca, gerenciar recomendações de produtos, detectar fraudes, entre outras funcionalidades.

Entretanto, vale ressaltar que detalhes sobre esses algoritmos não são publicamente divulgados, já que fazem parte do conhecimento proprietário da empresa. 

Além disso, os recursos da plataforma estão constantemente sendo aprimorados e atualizados. Os desenvolvimentos e inovações buscam atender às necessidades do mercado e proporcionar uma experiência de compra mais eficiente e personalizada aos usuários.

Ainda assim, utilizando a plataforma e conhecendo o ecossistema das vendas em marketplaces, é possível detectar aspectos algorítmicos do canal. Abaixo, listamos algumas das suas principais aplicações, confira.

Busca e recomendação de produtos

Algoritmos de busca são utilizados pelo Mercado Livre para aumentar a precisão e relevância dos resultados quando seus usuários realizam uma pesquisa de produtos.

O recurso de recomendação sugere produtos com base no comportamento passado do usuário e em padrões identificados entre consumidores semelhantes. Esses algoritmos buscam personalizar a experiência e proporcionam recomendações que aumentam as chances de conversão em vendas.

Por isso, é essencial que o seller configure corretamente a publicação dos seus produtos no canal de vendas. Entre os pontos mais importantes estão a categorização adequada, a criação de título e descrição atrativos e a seleção de palavras-chave relevantes para o item anunciado.

Precificação dinâmica

O MELI considera fatores como demanda, concorrência e estoque disponível para oferecer uma configuração dinâmica dos preços. Os algoritmos ajustam automaticamente os preços em resposta a diferentes variáveis. Isso permite otimizar a competitividade dos preços e maximizar as vendas.

Detecção de fraudes

O cuidado com a segurança, proteção de dados e integridade da operação é um dos aspectos mais importantes para o e-commerce. Nesse sentido, o algoritmo do Mercado Livre é um aliado para garantir a detecção de fraudes através da identificação de padrões suspeitos de atividade, como transações fraudulentas, contas falsas ou comportamento anômalo.

Logística e roteirização

Os serviços logísticos do MELI oferecem eficiência e segurança tanto aos seus vendedores como aos consumidores. Para que as modalidades do Mercado Envios obtenham resultados satisfatórios, também são utilizados algoritmos.

Na logística o recurso é aplicado, principalmente, na otimização das rotas de entrega para reduzir os tempos de transporte e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos. Tudo isso reflete diretamente na satisfação dos usuários e, consequentemente, em mais vendas para os sellers do marketplace.

Análise de dados e inteligência de negócios

Os algoritmos são imprescindíveis para a análise de dados e uso eficiente dessas informações. O Mercado Livre utiliza o recurso para extrair insights dos dados gerados na plataforma e, com isso, oferece maior precisão aos sellers, que têm a oportunidade de tomar decisões mais estratégicas.

Entender o algoritmo do MELI para vender no marketplace

Sellers que desejam crescer no e-commerce vendendo pelo Mercado Livre devem conhecer ao máximo a plataforma e seus recursos. Então, compreender o funcionamento dos algoritmos do canal é essencial para os vendedores que desejam maximizar vendas. 

A tecnologia do MELI, com algoritmos de inteligência artificial, é determinante para a visibilidade dos produtos, influenciando diretamente a exposição que as listagens recebem diante dos potenciais compradores. 

Como utilizar o algoritmo do Mercado Livre para lucrar mais 

Utilizar o conhecimento compartilhado aqui para embasar o seu planejamento de venda no marketplace pode ser determinante para usar a inteligência da plataforma a seu favor. Por isso, a seguir listamos algumas estratégias que podem impulsionar a sua operação. 

Otimize títulos e descrições

Por mais que represente um trabalho extra, dedique tempo para criar títulos e descrições estratégicas para os seus anúncios. Esses dois fatores são essenciais para melhorar a visibilidade dos seus produtos em todos os pontos do canal de vendas, além de torná-los mais atrativos ao consumidor.

Use palavras-chave relevantes 

Saber quais são as palavras-chave mais relevantes para os seus produtos é importante para configurar os anúncios de maneira eficaz e aumentar a sua visibilidade. Os termos são lidos pelos algoritmos do MELI e são fatores determinantes no posicionamento dos resultados de busca.

Configure imagens e vídeos corretamente 

Lembre-se sempre que os algoritmos também consideram elementos visuais. Utilizar imagens de alta qualidade e, quando possível, vídeos para demonstrar os produtos pode melhorar o desempenho dos anúncios.

Conquiste e mantenha uma boa reputação

Manter uma boa reputação também é importante, uma vez que a pontuação do seller é relevante para os algoritmos da plataforma. 

Oferecer um excelente atendimento ao cliente, responder prontamente a perguntas e resolver problemas de maneira eficaz contribui para uma reputação positiva, o que pode resultar em maior visibilidade e confiança por parte dos compradores.

Aprimore a gestão de estoque

Os algoritmos de precificação dinâmica do canal de vendas reagem à disponibilidade de estoque. Por isso, você deve ter um bom controle de estoque e manter a informação sempre atualizada. Assim será possível anunciar com preços competitivos e garantir que os produtos estejam disponíveis sem falhas.

Utilize ferramentas de apoio às vendas

O grande objetivo dos algoritmos do MELI é garantir que a plataforma entregue alta performance aos vendedores e uma experiência de compra satisfatória aos consumidores.

Para que isso seja possível, é indispensável que o seller esteja alinhado com os critérios do canal de vendas e tenha uma operação de vendas sem falhas. Por isso, o próprio marketplace recomenda o uso de ferramentas de apoio às vendas e possui parceiros certificados. Se você ainda não possui uma infraestrutura integrada e automatizada, considere implementar, por exemplo, um hub de integração de vendas em marketplace.

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