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Dicas de ações para alavancar vendas no Dia do Consumidor

9 de março de 2022 | Nenhum comentário

O dia do consumidor, que acontece dia 15 de março, é uma das melhores datas promocionais para o e-commerce no primeiro trimestre do ano.

Por isso, aproveite a oportunidade para realizar ações vão aumentar seu faturamento nos canais de vendas, Vale a pena pensar em estratégias tanto para a própria loja física, e-commerce e em marketplaces.

A seguir você encontra 6 dicas valiosas com ações que vão ajudar a aproveitar o apelo do evento e melhorar as suas vendas. Confira!

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O que é o Dia do Consumidor

Criado em 2014, o Dia do Consumidor ganhou relevância no varejo online ano a ano e atualmente oferece uma enorme variedade de benefícios ao cliente.

Aos poucos a data ganhou destaque entre as datas sazonais do e-commerce e despertou o interesse do público. Grandes marcas do segmento programam campanhas de descontos e outras vantagens.

Entre os marketplaces, uma das principais tendências é promover uma semana inteira de benefícios. Nos últimos anos a expansão do comércio eletrônico transformou o Dia do Consumidor na Semana do Consumidor.

Se você vende online e ainda não tem uma estratégia para aproveitar o apelo comercial da data, está perdendo a oportunidade de alavancar pedidos.

Para ajudar na sua campanha, preparamos dicas imperdíveis de ações que vão ajudar a turbinar a sua receita na data. Está preparado para aproveitar uma das maiores tendências de venda do e-commerce?

6 dicas de ações que vão turbinar as suas vendas no evento

exemplo de vitrine com promocoes dia do consumidor

Disponibilize cupons de desconto

Cupons vão agregar bastante na sua loja virtual própria ou nos marketplaces. Você irá investir em uma campanha pelo Dia do Consumir e precisa surpreender o cliente.

As datas promocionais aumentam consideravelmente o fluxo de visitas nos canais de venda e o público está buscando benefícios. Um cupom de desconto sempre é um gatilho para a conversão em venda.

Uma boa estratégia é aplicar o desconto em produtos de curva C, por exemplo. Você aproveita o evento para atrair diferentes públicos e ainda faz girar o estoque para tracionar o capital investido em produtos que estão parados.

Facilite as formas de pagamento durante a campanha do Dia do Consumidor

Durante o período da campanha, aproveite que muitas clientes estão preferindo pagar as compras online por Pix e ofereça condições melhores para pagamento à vista.

Você também pode pensar em condições diferenciadas de pagamentos mirando na estratégia de cada marketplace em que anuncia os seus produtos.

Por exemplo, faz sentido habilitar anuncio Clássico no Mercado Livre para itens com um ticket menor de R$ 400 e dar desconto no PV final do produto. Se o cliente fizer o pagamento a vista será cobrado juros no pagamento a prazo.

Frete Grátis para regiões estratégicas

Outro benefício que o consumidor online adora é o frete grátis. A maioria dos seus clientes são do estado de São Paulo? Por que não oferecer uma condição de frete especial para esse público?

Se você não conseguir oferecer a entrega totalmente grátis, pense em preparar uma tabela especial para a data. O critério ainda pode ser priorizando as regiões onde você tem mais acesso no site.

Aproveite as campanhas dos marketplaces

Se você vende em marketplaces, as três estratégias citadas acima podem ganhar ainda mais força. Esses canais de venda costumam preparar campanhas robustas para você oferecer as melhoras vantagens para o cliente.

Converse com o gerente de contas das plataformas em que você anuncia e peça apoio para subir ofertas que estejam integradas à campanha do canal.

Na Americanas Marketplaces, por exemplo, você pode usar o AME e brindar um cashback especial no lugar de um cupom.

Quanto ao frete, aproveite os contratos das empresas como Netshoes Entregas, Americanas Entregas e Mercado Envios para negociar custo menor de frete e turbinar os benefícios no evento.

Leia também: 5 estratégias para começar a vender em markeplaces e alavancar o seu negócio

Transforme o Dia do Consumidor em uma semana de benefícios

Transformar o Dia do Consumidor em uma semana inteira dedicada ao público é uma tendência nos marketplaces.

Essa estratégia aumenta muito o tráfego nesses canais, entre na onda e programe uma sequência de promoções para aumentar ainda mais a sua conversão em vendas.

Pense na fidelização do cliente

As ações promoções do evento vão aumentar o tráfego no e-commerce e colocar novos compradores em contato com a sua marca. Há uma grande chance de que clientes comprem pela primeira vez na sua loja.

Aproveite essa alavancada de vendas para fidelizar esses clientes e potencializar vendas futuras. Planeje ações de pós-venda, cartão fidelidade, brindes, etc. Pense na experiência do cliente e não perca essa oportunidade de fortalecer a sua marca.

Invista em mídia e Ads

Se você já conhece a sua curva A, mapeou os produtos que geram mais lucro e programou o estoque para trabalhar a data promocional, pense na possibilidade de investir em mídia paga e Ads para aumentar ainda mais a visibilidade da campanha.

Aqui a dica é não investir em vários anúncios de forma aleatória. Selecione alguns produtos estratégicos e impulsione a promoção.

O investimento pode ser feito tanto em Google Ads como em Ads dos próprios marketplaces como Americanas Ads e Product Ads do Mercado Livre.

Conclusão

Separamos 6 dicas valiosas para alavancar as suas vendas aproveitando o Dia do Consumidor. Porém, se não for possível executar duas ou três ações listadas, realize pelo menos uma ação e monitore os resultados.

Essa pode ser uma excelente oportunidade de entender seu público e aprender com o resultado para realizar novas campanhas promocionais ao longo do ano. Não faltam datas sazonais no e-commerce aumentar os pedidos.

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Neste material interativo você encontrará datas importantes do segmento e de nicho, além de dicas para trabalhar em cada uma delas com o máximo de aproveitamento. Aproveite e boas vendas!

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