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Como vender na Shopee e potencializar as vendas em marketplaces

26 de agosto de 2021 | Nenhum comentário

A Shopee chegou no Brasil em 2019 e não está medindo esforços para competir com grandes players do mercado. Se você ainda não sabe como vender na Shopee, pode estar perdendo uma boa oportunidade de potencializar o seu e-commerce. 

A plataforma de marketplace asiática tem uma estratégia forte. Entre os pontos de destaque estão os cupons de frete grátis e outras condições atrativas para compradores e vendedores.  

Porém, não são apenas essas condições que fazem do canal de vendas um propulsor de vendas. A plataforma possui características diferenciadas que mesclam a lógica de rede social com o comércio eletrônico. 

Preparamos este artigo para ajudar você a entender essas particularidades e saber como vender na Shopee.  

Aqui você encontrará informações básicas para montar a sua estratégia. Também disponibilizamos um material extra completo com dicas para potencializar as vendas na plataforma. 

central do vendedor shopee

Plataforma possui recursos que potencializam o crescimento rápido do vendedor

O que é a Shopee

Se você está inserido no ecossistema do e-commerce possivelmente deve ter percebido o movimento gerado pela Shopee. Quando surge algo assim, novo e promissor, a euforia é natural. 

Todos querem saber o que é a plataforma e, obviamente, como aproveitar essa nova tendência de vendas online. Pensamos que antes de aprender como vender na Shopee, é interessante entender um pouco sobre a marca. 

A origem da Shopee  

A Shopee é originalmente uma plataforma asiática de comércio eletrônico, lançada em 2015 em Cingapura. Com uma estratégia de mercado agressiva e disruptiva, a empresa se espalhou rapidamente por outros países da Ásia. 

Assim como outros marketplaces, a marca possui um site e um aplicativo de celular, com versões para Android e iOS. As vendas acontecem de forma integrada em ambas plataformas.  

Shopee Brasil: primeira implantação do serviço fora da Ásia  

Dados do índice MCC-ENET mostraram que em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 73,88%. Os marketplaces tiveram um papel decisivo nesse crescimento e ganharam ainda mais destaque no mercado.  

Foi nesse contexto que surgiu uma nova marca no país, a Shopee. Uma plataforma asiática de vendas online que logo nos primeiros meses já conseguiu movimentar o setor.  

O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia a receber investimentos para implementação do serviço. Em 2021, as operações foram expandidas para outros três países da América Latina: Chile, Colômbia e México. 

A Shopee Brasil foi lançada com a proposta de dividir espaço com marketplaces de grande porte como o Mercado Livre.  

Esse posicionamento é o mesmo adotado no continente asiático. Lá a marca conseguiu chamar a atenção ao competir com grandes empresas como AliExpress e Wish.  

Um marketplace com espírito de rede social 

Essencialmente, a plataforma funciona dentro do sistema padrão de marketplaces. Ou seja, possui um ambiente de loja virtual em que vendedores podem anunciar na Shopee e vender seus produtos. 

No entanto, ao começar a usar e explorar as opções de como vender na Shopee, você encontrará características particulares da marca.  

Uma dessas características é a mistura do caráter de marketplace com o espírito de rede social. A plataforma tem uma capacidade única de incentivar a interação entre vendedores e compradores.  

Esse é um diferencial que, quando bem explorado, representa uma grande oportunidade relacionamento com o cliente para potencializar as vendas.  

Leia também: O que é omnichannel e como colocar a estratégia em prática 

Vantagens do marketplace 

Falando em diferencial, se você ainda não sabe, queremos mostrar algumas vantagens de vender na Shopee. 

O marketplace conta com os benefícios básicos do segmento como facilidade de operação e maior visibilidade. Porém, não se limita a isso.  

A plataforma promove uma grande movimentação de vendas oferecendo preços competitivos e frete facilitado.  

Como vendedor da plataforma você poderá contar com esses recursos para começar a vender ainda mais na internet.  

app para vender pela shopee

Vendas podem ser feitas pelo site e pelo aplicativo da Shopee

Como começar a vender na Shopee 

Começar a vender pela Shopee é simples. Você deverá criar um perfil na Central do Vendedor e logo configurar a sua loja.  

O sistema de gestão é bastante intuitivo e oferece recursos que permitem cadastro tanto para pessoas físicas como jurídicas.  

Depois de se cadastrar na Shopee você poderá contar com uma série de materiais gratuitos que ajudam a vender mais. A Centro de Educação do Vendedor tem inúmeros conteúdos sobre a plataforma e os seus recursos.  

Ainda, entre as ferramentas de marketing, você encontrará dados sobre as suas taxas de conversão e desempenho de vendas.  

Passo a passo: como vender na Shopee 

A melhor maneira de entender a lógica de marketplace Shopee, é colocando a mão na massa. Se você quiser começar a explorar o canal de vendas imediatamente, basta seguir um passo a passo simples: 

  • entre no site da Shopee e clique em “Cadastrar” no menu superior direito; 
  • siga os passos indicados pela plataforma para validar os seus dados; 
  • na área “Central do Vendedor” configure a sua loja online; 
  • crie o seu primeiro anúncio; 
  • quando receber o primeiro pedido, siga as indicações do sistema de gestão para realizar o envio seguindo as regras da plataforma. 

Após estruturar os seus anúncios e começar a operar pela Shopee, você poderá aprofundar gradualmente a sua estratégia.  

Ao fazer as primeiras vendas você já terá acesso às ferramentas de gestão para potencializar os seus pedidos e vender mais.  

Vender pela Shopee e potencializar as suas vendas em marketplaces 

Como mencionamos antes, a Shopee é uma plataforma de marketplace diferente das que você está acostumado a usar. Suas ferramentas exclusivas são focadas em impulsionar o crescimento rápido dos vendedores dentro do canal. 

Conhecer a plataforma e aprender a explorar essas ferramentas é imprescindível para aproveitar todo o seu potencial. 

Outro ponto importante é pensar na operação como um todo para garantir a sua eficiência. Afinal, a estratégia de crescimento precisa estar alinhada com uma operação segura e estável.  

Se você ainda não possui um hub de integração com marketplaces, esse pode ser o momento de começar a centralizar as suas vendas.  

Fique atento para que o hub centralizador tenha uma estrutura robusta e inovadora para acompanhar o crescimento dos seus pedidos. 

como vender na Shopee: dicas para otimizar e potencializar pedidos

Usar o básico da Shopee, provavelmente, já aumentará os seus pedidos. Porém, explorar ao máximo os recursos da plataforma permitirá realmente potencializar as suas vendas em marketplaces. 

Para te ajudar nesse processo, preparamos um material completo e gratuito com dicas para otimizar e potencializar a sua operação.  

No e-Book “Como vender mais na Shopee” você encontrará: 

  • como funcionam as taxas de comissão do marketplace; 
  • outras vantagens da plataforma; 
  • principais passos para começar a vender na Shopee e enviar o seu primeiro pedido dentro das regras da empresa; 
  • dicas práticas para vender mais na Shopee usando as melhores ferramentas da plataforma. 

Clique no banner para baixar o seu e-Book e comece a alavancar a sua operação no marketplace que está movimentando o e-commerce brasileiro. 

Confira também: como vender na Shopee

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