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Estratégias de pós-venda no marketplace

23 de março de 2016 | 5 comentários

Em um marketplace, mostrar-se presente e verdadeiro é um dos maiores desafios. Como seus clientes não terão a oportunidade de conversar com um vendedor e não terão contato direto com seu e-commerce, o pós-venda é um momento muito importante para mostrar a seriedade e qualidade de seu negócio, sem deixar espaços para dúvidas. Por isso, vamos tratar de alguns pontos que devem receber atenção na hora de investir em estratégias de pós-venda.

Conheça a política de cada marketplace

Lembre-se que você não está em sua própria loja virtual, então dedique um bom tempo para o conhecimento da política de cada Marketplace. Só assim será possível conhecer sobre como é realizado o compartilhamento dos e-mails de compradores e quais são suas possibilidades de contato com consumidores.

Em nosso blog você encontra as políticas de troca e devolução do Mercado Livre, B2W, Netshoes, Via Varejo, Dafiti e Walmart.

Direcione seus consumidores

Utilize estratégias como o e-mail marketing para criar um relacionamento duradouro e personalizado. Nunca deixe seus consumidores com dúvidas em relação aos seus serviços, ou seja, informe cada etapa do processo de compra e direcione-os para outros canais de contato. Os e-mails transacionais são obrigatórios neste sentido. Entre eles devem estar a confirmação do pedido, quando o produto foi encaminhado para a transportadora e qual será o dia da entrega. Por fim, envie um e-mail de agradecimento da compra com informações adicionais sobre sua loja e marca ou indicando outros produtos.

Avalie a satisfação de seus clientes

Sua venda foi um sucesso? Confirme isto com seu comprador! É no pós-venda que deve ser avaliada a satisfação dos clientes por meio de perguntas objetivas e relevantes, onde seja possível identificar pontos de melhoria. De acordo com as políticas do marketplace, peça para que o comprador forneça um depoimento e dê uma nota para o seu produto e serviço. Se houver uma experiência negativa, entenda o que levou ao problema e leve em consideração estas opiniões para as próximas vendas. Por fim, divulgue na página de seus produtos notas e depoimentos positivos para deixar sua loja ainda mais atraente.

Tenha uma equipe especializada

Para um atendimento personalizado e de qualidade, é importante possuir uma equipe capacitada para acompanhar constantemente os processos. Como cada etapa de seu pós-venda precisa ser monitorada para apresentar resultados eficazes, invista em treinamentos para os responsáveis dessas atividades. Realize cada ação dentro da estratégia de marketing da empresa, entenda quais ideias estão funcionando com seu público e faça alterações constantes para chegar a um pós-venda efetivo. Mantenha relatórios sobre as vendas, feedbacks de clientes, desempenho da empresa, ganhos e perdas de negócio. Corrigir falhas de processo por meio da análise do pós-venda é a chance de aumentar a confiabilidade da marca, impulsionar o crescimento de suas vendas dentro do marketplace e aumentar o tráfego de seu site próprio.

Crie uma boa experiência

Estar presente em diversos marketplaces possui vantagens essenciais para gerar uma boa experiência do consumidor. O fluxo contínuo de clientes diversos permite que consumidores atuais sejam direcionados para outros nichos de mercado ou que conheçam mais de determinado segmento. Transforme sua experiência de compra em algo mágico por meio da segmentação dos públicos e entrega de conteúdos relevantes para cada um deles. Crie promoções exclusivas, envie e-mails para compradores fiéis com produtos relacionados, reposição de itens e cupons de desconto. Utilize do remarketing para direcionar clientes para sua loja própria ou outras redes de contato. Enfim, utilize de práticas inteligentes para manter sua loja na mente de quem já passou por aí!

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