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Marketplace Amazon: Vale a pena anunciar no canal de vendas?

2 de junho de 2022 | Nenhum comentário

A Amazon é uma marca conhecida no mundo inteiro e uma referência em comércio eletrônico. Porém, você sabe o que o marketplace Amazon oferece aos vendedores que decidem anunciar na plataforma? 

A gigante do e-commerce mundial possui um espaço exclusivo para sellers que desejam expandir as vendas online utilizando as suas soluções e aproveitando a sua base de clientes, que não é pequena.  

O canal tem credibilidade de mercado, a confiança do consumidor e muita visibilidade. Além de realizar eventos promocionais e oferecer ferramentas que auxiliam no crescimento dos seus vendedores. 

Ficou interessado? Vem descobrir o que é o Amazon Marketplace e se vale a pena anunciar no canal de vendas. Escolher os melhores parceiros para anunciar, pode ser decisivo no sucesso da sua estratégia de vendas online! 

O que é o marketplace Amazon 

print do site vender amazon marketplace

O marketplace Amazon é um espaço desenvolvido pela empresa para que vendedores externos anunciem os seus produtos no e-commerce. 

Na página, é possível vender tanto produtos próprios como de outras marcas, desde que a venda cumpra com as regras da plataforma. 

Ao anunciar na Amazon você conta com o suporte da empresa e tem diversas ferramentas disponíveis para ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio. 

Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre essas ferramentas e as vantagens que o marketplace oferece aos vendedores. 

Quanto custa vender no canal de vendas 

Para se cadastrar na Amazon é necessário escolher um dos planos disponíveis que possuem valores diferentes para cadastro Profissional ou Individual. 

A adesão Individual é recomendada para usuários que vendem até 10 itens por mês. Já o cadastro na versão Profissional é a mais indicada para sellers que planejam ter um volume de vendas mensal superior a 10 produtos.  

Em ambas as opções, além do valor do plano, será cobrada uma comissão por venda. Essas duas taxas, por plano e de comissão, representam o custo principal para anunciar na Amazon. 

Sellers que desejam expandir ainda mais as vendas podem contratar outros serviços como o FBA – Logística e anúncios pagos. Nesse caso, há um custo adicional por serviço contratado. 

Como vender na Amazon Brasil 

print da página marketplace amazon

Vender na Amazon é simples. Primeiro você deve fazer o cadastro escolhendo um dos planos que mencionamos anteriormente.  

Depois de optar pelo mais adequado ao seu planejamento de vendas, será necessário criar uma conta no Seller Center. 

A etapa de cadastro é muito importante. Por isso, certifique-se de colocar as informações corretas e aproveite para entender quais são as regras da plataforma. 

Com a sua conta criada, é possível começar a cadastrar os produtos. Os passos devem ser seguidos conforme indicado pelo marketplace e você deve acompanhar rigorosamente o padrão da plataforma. 

O cadastro de produtos para anunciar na Amazon Brasil exige padronização, principalmente, nos seguintes itens de ficha técnica: 

  • Título
  • Descrição
  • Imagens
  • Atributos obrigatórios

Outro ponto importante no cadastro é a seleção correta da categoria dos produtos. Essa informação garante que os clientes encontrarão os seus anúncios conforme o que estão buscando. 

Por outro lado, a categorização correta também irá assegurar que o marketplace faça a cobrança do valor de comissão que corresponde ao produto anunciado. 

Quer saber mais sobre o cadastro de produtos em marketplaces? Nós temos um manual de ficha técnica completo para facilitar a sua operação nesses canais de venda. Clique aqui para baixar gratuitamente! 

Após concluir a etapa de cadastro, ainda é necessário fazer a configuração do frete e realizar o controle do estoque para evitar erros operacionais. 

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Como potencializar as vendas no marketplace Amazon 

A venda em marketplaces requer planejamento e pesquisa de mercado. Esse processo permite encontrar os canais mais estratégicos para o seu negócio. 

Sendo assim, é importante analisar quais são as ferramentas oferecidas pela Amazon para potencializar as vendas no marketplace. 

A plataforma permite organizar as vendas e aproveitar novas oportunidades através da base de clientes da marca. Porém, anunciar no canal sem um esforço maior pode acabar limitando o seu crescimento. 

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas e serviços da Amazon que podem turbinar as vendas na plataforma. Também preparamos uma dica bônus para ajudar no seu planejamento. 

Oferta em Destaque 

A Oferta em Destaque, também chamada de Buy Box, é um espaço especial na página de compras do marketplace. 

A Buy Box da Amazon está posicionada de forma estratégica para impactar o cliente no momento de compra. Aproveitar esse espaço é uma excelente maneira de aumentar a conversão de vendas. 

Para ter acesso à Oferta em Destaque é preciso cumprir alguns requisitos, como vender com o plano Profissional e ter o produto em estoque. Além disso, ter boas métricas é fundamental para usufruir da funcionalidade. 

Variedade de nichos  

Uma das características da Amazon é a grande variedade de nichos de mercado disponíveis no e-commerce.  

Através do marketplace é possível vender em diferentes segmentos e aproveitar as vantagens de cada um deles. 

A venda online focada em nichos específicos pode ser uma excelente maneira de direcionar as suas ofertas e aproximar-se do cliente para potencializar os resultados.  

Amazon Prime Day 

A Amazon Brasil começou a promover o Prime Day em 2020, mas o evento é realizado desde 2015 em mais de 20 países. 

O Prime Day acontece sempre na metade do ano e costuma gerar mais vendas no marketplace do que a própria Black Friday, maior evento do e-commerce mundial. 

Todos os vendedores da plataforma podem participar e aderir às ações realizadas através das Ofertas Relâmpago e de Destaque. 

A ação promocional é uma grande oportunidade de impactar um número maior de clientes e aumentar a conversão em vendas. Os resultados positivos do evento também influenciam na relevância e no ranqueamento do seu catálogo. 

Serviço de logística completa 

É impossível falar em comércio eletrônico sem pensar em logística. Ao vender na Amazon, você conta com a possibilidade de aderir ao programa FBA (Fulfillment by Amazon). 

A solução de logística completa atende a sellers elegíveis e fornece o selo Prime aos produtos entregues nesse formato. 

Com o FBA você envia o seu estoque para um Centro de Distribuição da Amazon que se responsabiliza pelo armazenamento e todo o serviço de entrega. 

O programa possui diversas vantagens como a tranquilidade de não se preocupar com a gestão logística, maior possibilidade de oferecer frete grátis aos seus clientes e maiores chances de conseguir um espaço na Buy Box.  

Dica Bônus: Ferramentas de apoio à operação no marketplace Amazon 

O marketplace Amazon oferece excelentes oportunidades para quem deseja crescer no e-commerce e grandes sellers precisam ter uma operação estável e segura. 

Por isso, tão importante quanto a escolha dos canais de venda é a escolha das ferramentas de apoio a sua operação. 

Para que as vendas aconteçam sem erros que geram prejuízos, você precisa estar preparado para a demanda e contar com softwares de gestão robustos e confiáveis. 

Se a sua estratégia é anunciar em mais de um marketplace, por exemplo, é essencial contar com um hub de integração.  

Essa plataforma permite centralizar e automatizar as vendas, otimizando o dia a dia operacional e garantindo segurança para vender em mais de um canal. 

Finalmente, vender na Amazon vale a pena? 

Mas afinal, vender na Amazon vale a pena? Se você deseja começar a escalar o seu negócio online, anunciar no marketplace Amazon pode ser uma excelente maneira de impulsionar as vendas. 

Como vimos, a plataforma oferece suporte, funcionalidades e serviços que foram desenvolvidos para acompanhar o seu crescimento. 

Avalie todos esses benefícios, o custo-benefício de anunciar no canal e aproveite as dicas deste artigo para tomar a melhor decisão. 

Sente que está preparado? Acesse aqui o marketplace da Amazon, faça o seu cadastro e comece a vender hoje mesmo!  

Quer crescer nos marketplaces de forma saudável e segura? Conheça o hub de integração com marketplaces ANYMARKET, considerado o hub dos grandes players.

Confira também: Logística da Amazon

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