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Como ter uma operação omnichannel mais eficaz: conheça a integração ANYMARKET

11 de abril de 2022 | Nenhum comentário

O modelo de negócio com operação omnichannel é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais no e-commerce brasileiro.  

Com o crescimento das vendas online, grandes marcas do varejo buscam integrar as suas lojas físicas e online para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. 

No entanto, para chegar a esses resultados é preciso superar diversos desafios. Uma empresa omnichannel eficiente deve focar em cada etapa da jornada de compra. 

Para isso, é fundamental contar com ferramentas adequadas que apoiam a operação e garantem a otimização dos processos. 

Que ferramentas podem ser essas e como elas melhoram a gestão das vendas omnichannel?  

Neste artigo mostramos como o hub de integração ANYMARKET desenvolveu uma funcionalidade para integrar com plataformas e ERPs que atendem essa demanda de expansão. 

A Product Manager responsável pelo projeto, Graciele Moreira Ernesto, explica o desenvolvimento do recurso e como a integração pode aumentar a eficiência da sua gestão omnichannel. Confira! 

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O que é a operação omnichannel 

O foco deste conteúdo não é explicar a operação omnichannel, mas vamos repassar alguns conceitos para contextualizar o tema. 

Primeiro, é importante entender que o modelo de negócio se caracteriza pela integração de toda a jornada de compra, offline e online. 

Embora esta operação de vendas e atendimento gere inúmeros benefícios para o vendedor, o cliente está no centro. A experiência de compra única é o grande objetivo da estratégia. 

Para quem deseja executar o modelo, é essencial mapear sistemas que atendam a necessidade da empresa e fazer um planejamento de integração.  

Ter uma infraestrutura preparada para esse modelo de negócio é um dos pontos decisivos no sucesso da jornada de compra.   

Quer aprofundar o tema antes de seguir neste conteúdo? Aqui temos um artigo que fala mais sobre o conceito de omnichannel e explica como colocar a estratégia em prática na sua empresa.  

Gestão de vendas omnichannel: usando o estoque físico na operação online 

omnichannel na venda lojas físicas e online

A logística é um dos pilares da operação omnichannel. Para adotar esse formato de venda é preciso desconstruir o conceito de um Centro de Distribuição único. 

Quanto mais próximo do cliente estiver o seu estoque, melhores serão os resultados da estratégia.  

Neste caso, o ideal é usar os produtos armazenados em lojas físicas da marca na operação de vendas online. Sendo assim, empresas que possuem filiais ou franquias contam com uma grande vantagem. 

Entretanto, mesmo para essas empresas a gestão do estoque omnichannel não é simples. O planejamento e a operação da logística devem ser pensados para garantir o fluxo de distribuição integrado. 

Foi justamente essa necessidade de expansão com otimização de processos que levou um dos clientes do ANYMARKET a demandar ao hub uma funcionalidade para melhorar da sua operação. Vamos conhecer essa história! 

Funcionalidade exclusiva para integrar uma operação omnichannel: o desafio do ANY 

O ANYMARKET é um hub de integração com marketplaces criado para apoiar grandes operações de vendas e trabalhar constantemente com inovação. 

Uma das particularidades da empresa é que o desenvolvimento de novas funcionalidades acompanha a demanda dos clientes. Inclusive daqueles que possuem necessidades bastante específicas. 

De acordo com a Product Manager Graciele Moreira Ernesto, foi deste princípio que surgiu o projeto da primeira funcionalidade para gestão de estratégia omnichannel do hub. 

Em contato com o suporte da empresa, o cliente expôs a necessidade de administrar no ANYMARKET o fluxo White Label, da plataforma VTEX. Ele justificou que isso permitiria expandir a operação omnichannel da empresa e o hub decidiu apostar no projeto. 

Integração ANYMARKET e plataforma VTEX  

A plataforma VTEX faz parte do ecossistema ANYAMARKET, mas o desenvolvimento da funcionalidade era algo totalmente novo e complexo. Além disso, o cliente tinha urgência e a solução deveria estar pronta o mais rápido possível. 

“Em contato com esse e outros clientes já havíamos identificado que o modelo é tendência no e-commerce, principalmente entre os sellers que possuem diversos pontos de vendas físicos espalhados pelo país”, explica Graciele. 

Segundo a Product Manager, o potencial de expansão do mercado motivou o desenvolvimento da solução apesar dos desafios.  

“Vimos que a funcionalidade teria um grande impacto ao melhorar a performance de logística e estoque deste e de outros clientes que adotam o modelo omnichannel”. 

Dada a importância do projeto e o curto prazo para realizar a entrega, o time de desenvolvimento do ANY dedicou um esforço extra para resolver o problema de expansão com agilidade. 

“Com apoio da plataforma de e-commerce identificamos como poderíamos usar algo que eles já tinham e tornar o hub aderente para atender a necessidade do seller. Com o time focado desenvolvemos a solução e entregamos em menos de 3 meses”, conta Graciele. Ela destaca que o prazo é excelente, considerando a complexidade do projeto. 

Quer saber como acontece o desenvolvimento de um projeto para grandes e-commerces dentro de um hub de integração? No vídeo abaixo você conhece essa jornada:

Como a integração com o hub aumenta a eficiência do modelo  

A plataforma de e-commerce VTEX permite que os sellers trabalhem com vários Centros de Distribuição e usem o estoque das suas lojas físicas para vender em marketplaces. 

Nesse sistema, tanto o e-commerce como as lojas físicas passam a compartilhar o mesmo catálogo. Desta maneira, o vendedor pode usar o estoque integrado para expandir a sua operação de vendas pela internet. 

Ao utilizar a funcionalidade do ANYMARKET para omnichannel na integração com a plataforma VTEX, a venda acontece através do hub.  

Com isso, é possível sincronizar a venda de maneira muito mais simples e ágil realizando o escoamento do estoque para a franquia mais próxima ao cliente. 

A funcionalidade permite potencializar as vantagens do modelo com a integração dos sistemas. Com a tecnologia é possível incrementar, otimizar e movimentar o estoque com muito mais eficiência. 

“Um vendedor que possui um mix de produtos para franqueados com baixa vasão, por exemplo, tem a oportunidade de mover esses itens ofertando nos canais de venda online”, explica Graciele. 

A melhoria do processo de logística pelo modelo omnichannel também aumenta a competitividade do seller.  

Oferecer um melhor atendimento, aliado a mais rapidez na entrega e menor custo impactam diretamente na experiência do cliente.  

Abaixo listamos algumas das principais vantagens de uma gestão de vendas omnichannel com a integração de plataformas: 

  • Maior giro e controle de estoque 
  • Renovação mais rápida de produtos 
  • Entrega mais eficiente 
  • Opções de frete mais barato ou frete grátis com retirada na loja física 
  • Atendimento mais rápido 

Como funciona a operação omnichannel de estoque pelo ANYMARKET 

O projeto de desenvolvimento da funcionalidade para o fluxo da VTEX foi o primeiro do hub que, após o lançamento, passou a estar aderente a esse tipo de demanda. 

Na plataforma VTEX, a lógica da venda com estoque integrado está concentrada em uma conta principal que detém o catálogo dos produtos 

Ao mesmo tempo estão as lojas físicas/franquias que compartilham o mesmo catálogo e de fato possuem quantidade de estoque e logística vinculadas a elas. 

O ANY se comunica apenas com a conta principal e detém o mesmo catálogo de produtos para que os anúncios sejam feitos nos marketplaces. 

Confira na imagem como acontece o fluxo de configuração e importação do catálogo de produtos de uma operação omnichannel com integração das plataformas:

fluxo da operação omnichannel anymarket vtex

 

Na prática, a partir dos pedidos gerados pelos canais de venda do hub, o sistema VTEX verifica para qual estoque das lojas físicas será direcionada a compra.  

Quando o pedido é exportado para a VTEX, a venda é criada automaticamente para a franquia selecionada.  

Essa integração permite ao seller realizar a venda e direcionar para a loja mais próxima do comprador, sendo esta loja a responsável pelo pedido e débito de estoque. 

Imagine, por exemplo, que você tem depósito em São Paulo e uma loja física em Campo Grande que tem estoque disponível.  

Com a integração é possível realizar de maneira mais ágil e simples a entrega diretamente da loja física em Campo Grande para o cliente que está mais próximo a essa cidade. 

O hub permite realizar as configurações de integração, como importação de produto, preço e estoque e exportação de pedido, sem identificar o seller responsável pela entrega.

Com uma operação integrada é possível otimizar os seus resultados e melhorar a sua operação de vendas onmichannel. Quer encontrar a solução ideal para o seu negócio? Conte com o apoio dos especialistas ANYMARKET.

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