foto de cliente vender roupas online
Blog

Como vender roupas pela internet através de marketplaces especializados

31 de março de 2022 | Nenhum comentário

Há pouco tempo, vender roupas online não era uma aposta simples. Para investir no segmento era necessário enfrentar desafios como o alto volume de trocas e devoluções e com a falta de confiança do cliente no formato de compra.

Porém, nos últimos anos houve uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos brasileiros. O e-commerce passou a fazer parte do dia a dia do consumidor e isso gerou uma abertura do mercado digital para os mais diversos segmentos.

O nicho de moda não ficou para trás e diversas marcas souberam aproveitar a ocasião para desenvolver soluções que atendam as necessidades do cliente online.

Nesse contexto, surgiram os marketplaces especializados em moda. Através desses canais você tem a oportunidade de vender roupas online operando em plataformas de grandes marcas do varejo como Renner, C&A e Riachuelo.

Quer saber como? Neste artigo falamos sobre os melhores marketplaces para vender moda e trazemos algumas dicas para você aproveitar ao máximo o potencial desses canais de venda especializados.

Leia também: Dicas para vender moda e acessórios online e conquistar o consumidor

e-Commerce de nicho: oportunidades para vender roupas online

Em 2020, o comércio eletrônico cresceu mais de 40% no Brasil. Foi a maior expansão em 13 anos e um marco histórico para o setor.

O crescimento foi impulsionado pelo isolamento social, devido à pandemia de Covid-19. Porém, a expansão digital não terminou com o fim da medida.

Por um lado, as marcas tiveram que se adaptar rapidamente para atender a demanda de pedidos online. Por outro, os clientes aprenderam a confiar no formato de compra.

Com a mudança de comportamento do cliente e o modelo de negócio digital mais maduro e consolidado, começaram a surgir inovações e oportunidades.

Primeiro, aconteceu o crescimento exponencial de grandes marketplaces. Logo, começou a surgir um movimento de segmentação deste mercado.

De 2020 a 2022 os marketplaces de nicho viraram uma tendência e passaram a oferecer soluções para setores que ainda enfrentavam muitos desafios no comércio eletrônico.

Este foi o caso do nicho de moda. Atualmente, quem deseja vender roupas online pode anunciar em diferentes plataformas especializadas para facilitar a operação e potencializar os resultados.

Conheça os principais canais de venda especializados em moda

A força da expansão do e-commerce fica evidente quando observamos os movimentos do mercado. Grandes marcas adaptaram sua operação para acompanhar as tendências e aproveitar as melhores oportunidades.

Nos últimos anos, gigantes do varejo convencional criaram suas próprias páginas de e-commerce. Mais recentemente, algumas empresas também transformaram a loja virtual em marketplace.

Esse é o caso das lojas Renner, C&A e Riachuelo, por exemplo. Se você deseja começar a vender roupas online ou já atua no segmento, pode anunciar nesses canais de venda e se beneficiar da credibilidade e da alta visibilidade das plataformas.

Como vender roupas online em marketplaces

Os marketplaces de nicho funcionam de forma muito parecida com os canais generalistas. Ou seja, é necessário realizar um cadastro, cumprir com todos os requisitos e concordar com as políticas propostas para anunciar.

Cada plataformas também possui um formato de monetização que impõe a cobrança de taxa ou comissão por venda dos vendedores.

Além de conhecer essas informações, é importante entender quais são os padrões de ficha de técnica de cada canal para melhorar a performance nas buscas e resultados.

Quer entender melhor esse tema e preparar o seu catálogo para turbinar as suas vendas online? Confira esse outro conteúdo aqui sobre o cadastro ideal de produtos nos melhores marketplaces do país.

Melhores marketplaces para crescer com a venda de roupas no e-commerce

Queremos ajudar você a avaliar quais canais de venda podem ser mais interessantes para o seu negócio. Por isso, abaixo falamos um pouco sobre alguns dos principais marketplaces especializados em moda. Confira!

Renner

marketplace renner

Quando o assunto é varejo de moda, a Renner certamente aparece com referência. A empresa passou por uma grande transformação digital nos últimos anos e conseguiu se posicionar de forma eficaz no e-commerce.

Após consolidar o seu modelo de negócio na internet, a empresa decidiu expandir ainda mais e transformou o canal de vendas em marketplaces. Assim, outros vendedores podem investir na venda de roupas online.

A Renner também lançou um programa de afiliados em parceria com a Lomadee. O projeto se chama Favoritos Renner e permite anunciar e vender os produtos da loja para amigos e seguidores nas redes sociais.

Ao escolher participar do programa você pode selecionar as suas peças preferidas para divulgar. A empresa paga uma comissão por cada venda realizada desta forma e se responsabiliza por todo o processo de pagamento e entrega do pedido aos clientes.

Riachuelo

marketplace riachuelo

A Riachuelo é outra gigante do varejo nacional que realizou uma transformação digital e entrou com força no e-commerce. O seu marketplace é um shopping virtual integrado com mais de 300 lojas físicas por todo o Brasil.

Na plataforma, a empresa oferece ao seller uma estrutura completa de vendas. Também estão disponíveis diversos serviços complementares como anúncios online e soluções para pagamentos. Essas ferramentas auxiliam na operação e potencializam os resultados.

C&A

marketplace c&a

Uma das maiores marcas do segmento, a C&A não ficou para trás e começou a vender pela internet expandindo a oferta de produtos.

Com o marketplace, a marca vai além do seu core business e permite anunciar um mix mais variado de produtos. Além de moda, a plataforma conta com categorias como decoração, pet e eletroeletrônicos.

O canal de vendas oferece diversos recursos e ferramentas que ajudam a aumentar a visibilidade e impulsionar a operação do seller. No marketplace você também ganha com a visibilidade da marca que está consolidado no mercado.

Posthaus

marketplace posthaus

A página da marca Posthaus ganhou muita visibilidade entre os consumidores pela grande variedade de ofertas. O catálogo possui mais de 35 mil itens de dezenas de marcas nacionais e internacionais do nicho de moda.

Para anunciar no marketplace você conta com categorias como moda feminina, plus size, infantil, masculina e calçados. Mesmo que você atua em apenas um dos desses nichos, ainda vale a pena considerar o canal de vendas na sua estratégia.

Dafiti

marketplace dafiti

A marca Dafiti nasceu no digital e ganhou ainda mais força com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro.

A marca de moda online é parte do Grupo GFG (Global Fashion Group) que ainda possui os marketplaces Kanui – especializado em artigos esportivos, e Tricae – especializado no segmento infantil.

O GFG possui plataformas de venda em 24 países e é líder no mercado de moda online em cinco regiões diferentes do mundo. Ao anunciar roupas na Dafiti você conta com toda estrutura online da empresa e a credibilidade da marca.

Zattini

marketplace zattini

Zattini é o canal de vendas especializado em moda e beleza da Netshoes, um dos principais canais de venda de artigos esportivos da América Latina.

Na plataforma fashion, lançada em 2014, a empresa oferece ao vendedor toda a experiência de um grupo que está há mais de 20 anos no mercado digital.

Outras marketplaces para vender roupas online

A diversificação de canais é uma das apostas de maior sucesso em uma estratégia de vendas em marketplaces. Para vender roupas pela internet, a escolha também pode impactar nos resultados do negócio.

O nicho de moda também tem espaço em canais de venda generalistas que investem na categoria. Veja a lista de alguns dos grandes marketplaces que podem potencializar as suas vendas online:

  • Mercado Livre
  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Netshoes
  • Americanas Marketplace

Ao planejar a sua expansão online, é interessante avaliar todas as condições desses canais. Diversificar os canais garante maior visibilidade dos seus produtos e ajuda no fortalecimento da sua marca.

Prepare a sua operação para anunciar em diversos canais de venda online

Agora que você já sabe mais sobre o mercado de moda na internet e conhece os principais canais para vender roupas online, queremos deixar uma última dica.

Para anunciar em marketplaces especializados e crescer vendendo em diversos canais, a sua operação precisa estar preparada.

Saiba mais sobre um dos principais desafios do nicho de moda na internet, lidar com os pedidos de troca e devolução, neste outro artigo aqui!

Isso significa que você deve pensar em toda a estrutura necessária para administrar os anúncios e atender a demanda dos clientes.

Ter ferramentas de gestão, automatização e centralização dos anúncios é essencial nessa jornada. Com processos automatizados e a operação otimizada você poderá diminuir o trabalho manual e focar na sua estratégia de crescimento.

As oportunidades para o nicho da moda são diversas. Para aproveitar as tendências do mercado basta fazer um bom planejamento, com foco em diversificação de canais.

Além, é claro, de preparar a sua operação para atender o grande volume de pedidos que virá com os anúncios em marketplaces. Você está preparado para expandir seu negócio com a venda de roupas online?

saber sobre vender mais na internet

Compartilhe esse artigo: