E hoje estamos com uma novidade que vai ajudar muito você, lojista que precisa atuar com mais de uma conta no marketplace B2W: múltiplas contas B2W. 

Para quem ainda não está muito familiarizado com o termo, para atuar na B2W, é necessário que uma conta seja criada e a partir daí, todas as regras de negócio desse marketplace é criada por essa conta. Porém, por conta da estratégia da empresa, algumas precisam ter mais que apenas uma conta para atuar na plataforma.  

TODOS PODEM TER MÚLTIPLAS CONTAS? 

Quando falamos de múltiplas contas a primeira pergunta que deve vir a cabeça é quem pode ter. Na verdade, qualquer empresa pode ter múltiplas contas na B2W ou em qualquer outro marketplace, porém, é importante entender que, a partir do momento que cada conta precisa de um CNPJ diferente, para ter mais de uma conta, você precisa ter mais de um CNPJ.  

Ou seja, para que você consiga ter múltiplas contas, seja na B2W ou qualquer outro marketplace que precisa de um pré-cadastro antes como Amazon, Via Varejo, MadeiraMadeira, entre outros, você precisa ter um CNPJ diferente do que você usou para fazer o primeiro cadastro.  

E COMO FUNCIONAM AS MÚLTIPLAS CONTAS PELO ANYMARKET 

No caso do ANYMARKET, para utilizar mais de uma conta, primeiro, você precisa ter a ciência de que precisa ter todos os dados da B2W para integrar sua conta à plataforma.  

Depois de ter acesso ao token, API Key e o nome da conta, você poderá colocar a conta na plataforma e a partir daí, seguir o mesmo curso já feito com a outra conta da B2W e dos outros marketplaces.  

Não se esqueça de colocar um nome diferente para essa conta, para que assim, você possa ter uma visão de qual conta está vendendo determinado produto. Caso contrário, você não conseguirá ter esse controle.  

FLUXO DE VENDA 

Quando falamos do fluxo de venda, dentro da plataforma, com múltiplas contas, sabemos que isso pode causar um pouco de confusão e por isso, vamos passar ponto a ponto.  

Depois que você cadastra sua conta, já pode enviar os produtos que estão na plataforma do ANYMARKET para a sua conta cadastrada.  

Lembre-se que a utilização de multicontas é mais uma estratégia, então tenha a sua bem traçada. Se você optar por mandar todos os produtos da plataforma para o marketplace, você poderá fazer isso tranquilamente, usando o mesmo processo que já usou para mandar os seus produtos anteriormente, na outra conta.  

Caso você queira mandar apenas alguns produtos, de alguns segmentos, isso também é possível.  

Dentro da plataforma do ANYMARKET é possível você escolher quais produtos vão integrar cada uma das contas e não é obrigatório e nem necessário que tudo que é feito em uma conta, seja feito em outra, inclusive, você poderá colocar valores diferentes no mesmo produto, em cada uma das contas, montando uma espécie de estratégia de vendas, por exemplo.  

Sendo assim, o fluxo funciona da seguinte maneira: 

  • Os produtos que estarão cadastrados na plataforma podem ser enviados para qualquer uma das contas; 
  • Os produtos ficam disponíveis para venda no marketplace nas contas escolhidas; 
  • Quando o cliente compra o produto a B2W manda o pedido para o ANYMARKET, que já identifica de qual conta foi; 
  • O cliente ANYMARKET é avisado sobre a venda e segue o fluxo de envio comum. 

FUNCIONAMENTO DO ANYMARKET E O ERP 

Com relação ao envio do pedido para o ERP, ele funciona normalmente, assim como um pedido comum. Não há diferenciação de qual a conta e nem qual a fonte de vendas, apenas a emissão de nota e a baixa de estoque comum, que já acontece nas contas de qualquer um dos canais de venda.  

Com relação ao estoque, isso é outro problema que ter a gestão tudo dentro do ANYMARKET pode ajudar. Como a gestão está sendo toda feita na plataforma, quando um pedido sai, independente da conta que seja, o controle de estoque é atualizado com sucesso e não se corre o risco de a empresa vender mais do que tem ou ainda, vender um produto diferente.  

PARA VENDER NA B2W 

Agora, para vender na B2W com várias contas, ficou muito mais simples para quem quer adotar essa estratégia! Você pode vender segmentado por contas, por exemplo e conseguir performar melhor. Os motivos para usar várias contas no mesmo marketplace são vários.  

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, não deixe de procurar nosso suporte! 

Já, se você é cliente ANYMARKET, pode mandar um e-mail para cs@anymarket.com.br com o assunto Múltiplas Contas B2W, pedindo mais informações! 

Compartilhe esse artigo: