Saber quando trocar de hub de integração pode não ser simples. O processo de migração de plataforma costuma gerar dúvidas, além da insegurança por não saber se as vendas ficarão em risco durante a migração.
Por isso, consideramos fundamental compartilhar experiências e conhecer histórias que mostram o contrário. O ANYMARKET é o hub integrador de marketplaces mais completo do mercado e está constantemente inovando para oferecer as melhores soluções aos seus clientes.
E foi exatamente isso o que aconteceu quando a Móveis Esplanadas precisou migrar rapidamente toda a sua operação de vendas para não ter prejuízos. A urgência aconteceu devido à queda de outra plataforma em que o seller mantinha parte das suas vendas.
Quer saber como a Móveis Esplanada conseguiu migrar a operação de vendas em marketplaces para o ANYMARKERT em apenas 2 dias e com total segurança para evitar perdas?
Vamos te contar!
Quando trocar de hub de integração com marketplaces? Case Móveis Esplanada
A Móveis Esplanada é uma empresa que está há mais de 30 anos no setor moveleiro e possui cerca de 20 lojas físicas em todo o estado de São Paulo.
Em 2015, a empresa decidiu entrar no universo digital e lançou o seu e-commerce próprio. Quatro anos depois, a marcar entendeu que era o momento de expandir a operação online e decidiu focar em uma estratégia de vendas em marketplaces.
A implementação desse novo modelo aconteceu no tempo exato para acompanhar o grande crescimento do comércio eletrônico durante o período de isolamento social, pela pandemia de Covid-19, em 2020 e parte de 2021.
Segundo a diretora administrativa da Móveis Esplanada, Giovana Moraes, os dois primeiros anos da estratégia de vendas em marketplaces resultou em um crescimento de aproximadamente 6000% no faturamento.
Em plena expansão e com um volume de pedidos cada vez maior, a Móveis Esplanada sentiu a necessidade de contar com uma plataforma de automatização das vendas que pudesse oferecer um número maior de integrações e um serviço mais alinhado aos objetivos da marca.
“Não tivemos experiências boas com o suporte do antigo hub, além dele não integrar com o nosso ERP. Tínhamos que utilizar mais 2 plataformas até chegar os pedidos em nosso ERP”, explica Giovana.
A Móveis Esplanada soube quando trocar de hub de integração e procurou alternativas de sistemas adequados ao seu volume de vendas. Conforme Giovana, o atendimento e o suporte também foram critérios importantes para a tomada de decisão.
“Nosso contato com o ANY e o suporte recebido sempre foram excelentes. Conseguimos integrar o hub com o nosso ERP e transferir os marketplaces com muito apoio”, conta a diretora da Móveis Esplanada ao ser questionada sobre a decisão de migrar a operação de vendas.
Quer saber mais sobre o setor moveleiro no e-commerce? Aqui neste outro artigo você confere dados e tendências do segmento.
Instabilidade, operação em risco e prejuízo: o início do problema
Quando a Móveis Esplanada fez a troca de hub para o ANYMARKET, em 2021, parte da sua operação ainda foi mantida na outra plataforma.
Porém, apenas alguns meses depois essa ferramenta passou por um problema e ficou fora de operação ao longo de vários dias. Durante o período, a empresa não recebeu nenhum pedido e também ficou impedida de faturar e enviar os produtos.
“O antigo hub passou por uma instabilidade de mais de uma semana, saiu completamente do ar. Com isso todos os nossos pedidos ficaram travados nos marketplaces”, conta Giovana.
“Para vocês entenderem o impacto, nós ofertamos entrega em 24 horas e temos mais de 2 mil pedidos por dia. Com a queda do integrador, nossos pedidos começaram a atrasar, gerando problemas para todos os setores e para os nossos clientes”, complementa.
- Conheça outros cases: Como a LENOVO otimizou as vendas em marketplaces integrando com o ANYMARKET
Encontrando uma solução ágil em conjunto
Com toda a estratégia de vendas online em risco, a Móveis Esplanada entendeu que precisaria agir rápido. A primeira medida tomada foi entrar em contato com o ANYMARKET e com os gerentes de conta de cada marketplace que estava com a operação comprometida.
“Vimos que o problema da queda do hub antigo não seria resolvido em 24h e no segundo dia de instabilidade já focamos totalmente na migração, pois estávamos com tudo pronto no ANY”, comenta Giovana.
Do lado do ANYMARKET, agilidade também foi o foco e o desafio, segundo conta a Analista de Implantação do hub, Ligia Oliveira:
“O cliente estava com a antiga integração sem funcionar há dias, comprometendo fortemente a reputação da sua empresa. O suporte nos passou a dor e a urgência do cliente e começamos a pensar em como poderíamos ajudar a solucionar o problema”.
Relacionamento com os clientes e parceiros
O relacionamento forte com marketplaces, clientes e parceiros é um dos pilares do ANYMARKET e o caso da Móveis Esplanadas foi um exemplo de como essa premissa se aplica no dia a dia da empresa.
Assim que o cliente entrou em contato com o atendimento do hub, a equipe entendeu a importância do que estava acontecendo e uniu esforços para realizar a migração da forma mais rápida e segura possível. A atuação do ANY em conjunto aos canais de venda e ao próprio cliente foram essenciais no processo.
“Recebemos a demanda, entramos em contato imediatamente com o cliente e tivemos um intervalo de 1 hora para iniciar o processo. A virada da operação aconteceu em apenas 2 dias”, conta Ligia.
Também temos um conteúdo em vídeo sobre o case, confira abaixo:
A troca de hub da Móveis Esplanada para o ANYMARKET
Em aproximadamente 1 hora após o contato inicial com a Móveis Esplanada, o time de implantação do ANY estava focado em realizar a troca do hub. Começaram por puxar os marketplaces e realizar os vínculos necessários.
“Em alguns momentos foi necessário fazer um ajuste com o vínculo paralelamente. Fazíamos vínculos e ajustes ao mesmo tempo, para agilizar ao máximo o processo”, explica Ligia que acompanhou de perto todos os passos da migração.
A Analista de Implantação também comenta que no meio do caminho surgiram desafios inesperados. Como, por exemplo, a variação de produtos que precisou ser corrigida em alguns canais de venda que tinham diferença em letras maiúsculas e minúsculas.
“Quando detectamos esse problema, buscamos um caminho mais ágil para resolver. Desenvolvemos um comando via API para fazer a alteração de maneira automática”, conta Ligia e ressalta que o apoio da equipe interna da Móveis Esplanada foi fundamental nesses processos.
O que veio depois da migração da plataforma
Após a virada inicial, feita em 2 dias, o trabalho seguiu para finalizar ajustes e deixar a operação rodando em 100%.
Atualmente a Móveis Esplanada vende em 9 marketplaces e segue focada na expansão da operação, agora com maior estabilidade e eficácia.
A diretora administrativa da empresa, Giovana, conta que em 10 dias estava concluída a migração. “E nesse prazo já notamos que a operação estava acontecendo com muito mais efetividade. Foi muito rápido, todas as expectativas foram superadas”, afirma.
A gestora também destaca a integração com o ERP, um dos principais motivos que levou a empresa a buscar outro hub integrador, antes ainda da situação de risco vivida no início de 2022.
“A integração direta com o nosso ERP foi o diferencial, principalmente pelo envio do status dos pedidos. Antes muitas baixas eram feitas manualmente”.
Migrar a operação de forma rápida e segura
O caso da Móveis Esplanada foi marcante por representar um alto risco à empresa. Porém, a troca de hub de integração e o atendimento de necessidades específicas não é um procedimento novo para o ANYMARKET.
A empresa conta com uma equipe de suporte especializada em buscar soluções para as necessidades do cliente. De acordo com Ligia, há um cronograma pronto para casos em que o seller apresenta uma situação de emergência.
O primeiro passo é realizar uma chamada para desenhar o fluxo que irá atender a sua necessidade e definir o passo a passo do procedimento.
Essas definições garantem tranquilidade e segurança para aplicar a solução proposta e oferecer a melhor experiência ao cliente.
Esse é um dos modelos de trabalho do ANYMARKET para realizar migrações de hub com estabilidade e o menor risco à operação.
“O nosso grande diferencial é entender o tamanho do problema do cliente para resolver exatamente o que ele precisa. Acreditamos que o contato constante com o seller e a empatia fazem a diferença”, comenta Ligia.
Como está a sua operação de vendas em marketplaces? Como observamos no caso da Móveis Esplanada, contar com um hub integrador que garante segurança e estabilidade pode impactar diretamente no seu resultado.
Veja nossa lista com os melhores marketplaces para vender