Mulher tendo uma experiência de compra mobile
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A importância do Mobile e o comportamento do consumidor no varejo online

3 de maio de 2019 | Nenhum comentário

Algo comum entre todos os empreendedores, desde pequenos vendedores do Mercado Livre até grandes indústrias que atuam no varejo, é que, todos eles querem crescer. 

Um dos maiores espaços que essas empresas pequenas, médias ou grandes ainda precisam explorar, é o Mobile. 

Uso dos Smartphones 

Estou escrevendo esse artigo, sentado na sala de embarque do terminal rodoviário do Tietê em São Paulo, as 11:34 AM, e observando as pessoas sentadas ao meu lado, fiz uma conta bem simples, são 12 pessoas que consigo visualizar nesse momento, sendo 8 delas com um smartphone nas mãos, ligados a cabos de energia ou fones de ouvido.  

Mesmo sem saber o que elas estão realmente fazendo, posso concluir que aproximadamente 67% das pessoas nessa sala, estão conectadas ao Mobile, bem provavelmente utilizando a rede Wi-fi da sala de espera.

Onde quero chegar?  

Enquanto em pleno feriado de sexta-feira santa, 8 pessoas estão utilizando o celular para ver vídeos, ouvir músicas, navegar nas redes sociais, visualizar promoções e ofertas de produtos ou até mesmo serviços na web, não tem 1 televisão ligada na sala de espera. Até tem, mas é uma tela pequena, umas 20’ polegadas que transmite um vídeo institucional da empresa e algumas propagandas. Ninguém deve estar observando, pelo menos nesse momento. 

Cheguei onde eu queria! E aproveito para perguntar: 

Como a sua empresa está se adaptando e oferecendo produtos a esse público conectado ao Mobile? 

Além dos investimentos em mídia no Facebook ADS, Google Adwords, e todos os preços baixos no final de semana, frete grátis, cupons de descontos, youtubers que divulgam sua marca ou seu produto… 

Qual é o investimento que você está fazendo para usabilidade Mobile da sua loja virtual? 

Entendeu agora? 

Será que todo o investimento em marketing digital vai funcionar de fato se você tem um site que demora para carregar a home?  

E o seu checkout, está otimizado para concluir uma compra? 

Se uma experiência mobile lenta e despreparada afasta os usuários, o contrário também é verdade: o acesso rápido ajuda a atrair mais e reter os consumidores. 

Mesmo que você não tenha uma loja virtual, a velocidade de acesso mobile ainda pode afetar seus resultados. A BMW provou isso ao renovar a versão móvel do seu site, buscando oferecer a mesma experiência de velocidade, performance e confiança de seus carros.  

O site da BMW foi acelerado com o uso das tecnologias AMP e PWA (Progressive Web Apps), que proporcionam experiências web mais confiáveis, fluidas e seguras possível, respondendo com agilidade às interações dos usuários. 

 Mesmo em conexões lentas. Qual foi o resultado desse movimento? A proporção de pessoas indo do site BMW.com para a página de vendas cresceu de 8% para 30%. 

Porquê me preocupar tanto assim com o consumidor no Mobile? 

As compras efetuadas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos do comércio eletrônico no Brasil no último ano (2018). 

“O m-commerce (consumo através do mobile) vem se mostrando a grande via de democratização do e-commerce. Em 2018, registramos 10 milhões de consumidores que fizeram uma compra online pela primeira vez, incluídos digitalmente a partir da expansão do mercado de smartphones e do acesso à banda larga”

Ana Szasz, head da Ebit (Nielsen)

Veja você mesmo a evolução desse consumidor conectado a um dispositivo móvel

Em 2018, em média, 35% dos pedidos (40,3 milhões) e 31,3% do faturamento do setor (R$16,7 bilhões) foram provenientes do consumo através dos dispositivos móveis. 

Você ainda tem dúvidas quanto a necessidade de investimento em usabilidade desses dispositivos? 

Conclusão 

Para concluir, é hora de você também pensar na experiência mobile e comportamento do cliente e não apenas impacta-lo com seus anúncios pagos nas mídias.

 Ou “o tiro pode sair pela culatra”, frase antiga, mas faz todo sentido. 

Sua empresa não precisa apenas acompanhar a transformação digital, mas buscar inovação acima de tudo. O público está cada vez mais conectado, com mais acesso a esses dispositivos móveis, redes Wi-fi, dados móveis, etc… E querendo cada vez mais consumir produtos, navegar em sites inteligentes e dinâmicos além compartilhar conteúdos de qualidade com apenas 1 clique. 

 


Sobre o autor

Leandro Ratz, é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET

Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e Marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de Marketplace para grandes marcas. Atualmente está no Anymarket, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.

Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização
em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.

 

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