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Vender na Shopee vale a pena? Conheça oportunidades e campanhas do marketplace

30 de junho de 2022 - Atualizado em: 9 de dezembro de 2024
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A dúvida que trouxe você até aqui é se vender na Shopee vale a pena. A plataforma vem movimentando o e-commerce brasileiro desde que chegou ao Brasil, em 2019, e é natural que desperte a curiosidade de quem deseja crescer vendendo online. 

Preparamos este artigo para falar sobre esse tema e mostrar as melhores oportunidades do marketplace. Vamos falar sobre a taxa de comissão e as campanhas promocionais da Shopee para te ajudar a tomar a melhor decisão.  Ao final também deixamos uma dica bônus que vai ajudar a melhorar ainda mais os seus resultados!

Vale a pena vender na Shopee?

Imagem de site da Shopee

Vamos começar indo direto ao ponto, vender na Shopee vale a pena se você souber aproveitar as melhores oportunidades da marca. 

A estratégia de venda em marketplaces possui um enorme potencial de crescimento no e-commerce e escolher os melhores canais para o seu negócio é indispensável para ter sucesso. 

Porém, não basta escolher um marketplace e publicar os seus anúncios. Você deve estudar a plataforma e entender a melhor maneira de potencializar seus resultados com as ferramentas e recursos oferecidos. 

Para você entender que tipos de oportunidades você pode encontrar escolhemos dois pontos relevantes do canal de vendas: a taxa de comissão limitada e as campanhas Shopee. Confira! 

Taxa de comissão limitada

Um dos grandes atrativos da Shopee é a taxa de comissão limitada. Hoje, a plataforma cobra um percentual das vendas, porém o valor máximo de comissão é de R$100,00, independente do faturamento do seller. 

Trabalhar com uma comissão limitada é uma grande vantagem para vendedores que possuem um grande volume de pedidos. Além de conseguir prever quanto você pagará de comissão ao marketplace, o valor poderá terminar representando um percentual baixo do seu faturamento na plataforma. 

O que são as campanhas Shopee?

Uma das grandes vantagens de anunciar em marketplaces é aproveitar as ações promocionais desses canais. 

Na Shopee você pode participar das campanhas realizadas regularmente em feriados, festas de final de ano e datas comemorativas comerciais. 

A plataforma também realiza ações nos chamados spike days, datas do calendário que possuem números duplicados como dia três de março, 3.3, ou nove de setembro, 9.9. 

Essa forma de gerar oportunidades é muito característica do sudeste Asiático, de onde veio a Shopee, e foi uma das tendências que a marca trouxe da sua origem para reproduzir no mercado brasileiro.  

Durante os períodos de campanha promocional, o marketplace oferece ofertas tentadoras ao consumidor. Para isso, realiza inúmeras ativações das quais você pode usufruir.

Imagem que apresenta campanhas da Shopee

Entre as ações mais recorrentes, e preferidas dos consumidores, estão os descontos e o frete grátis.  

A entrega sem custos foi uma das características que marcou a chegada da Shopee no Brasil e, em campanhas, continua sendo um forte atrativo para estimular os clientes e impulsionar vendas.  

Confira o calendário sazonal de campanhas Shopee:

vale a pena vender na shopee em datas cmemorativas

Como se preparar para participar das ações promocionais

Além de conhecer as campanhas e identificar oportunidades, é importante você planejar a participação para aproveitar ao máximo essas ações. 

Utilize as ferramentas de pesquisa e informações gerenciais da própria Shopee para fazer o seu planejamento.  

Avalie a performance dos produtos na sua loja, olhe para dados de campanhas passadas e faça um planejamento de marketing.  

A sua operação deve estar preparada para os eventos, garantindo uma execução adequada e eficiente. Isso também permitirá que você consiga evitar falhas e potencializar os resultados.

Também temos um conteúdo em vídeo sobre vender de forma integrada na Shopee para melhorar a operação de vendas, confira!

O que vender na Shopee?

Vender na Shopee pode ser uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam alcançar um público amplo e diversificado. Para maximizar suas vendas, é crucial escolher produtos que tenham alta demanda e que se destaquem da concorrência. Itens populares como eletrônicos, acessórios para celular, moda feminina e masculina, produtos de beleza e cuidados pessoais, brinquedos educativos e artigos para casa e cozinha são sempre boas opções. Além disso, é importante oferecer produtos exclusivos ou diferenciados, como itens artesanais ou de nicho, que não são facilmente encontrados em outras lojas. A qualidade do atendimento ao cliente, rapidez na entrega e descrição detalhada dos produtos também são fatores essenciais para conquistar a fidelidade dos compradores na plataforma.

4 dicas para vender ainda mais no marketplace 

Para ajudar nessa preparação, listamos 4 dicas que ajudarão a potencializar os seus anúncios nas campanhas e aumentar a sua conversão em vendas 

Com uma boa estratégia e uma execução organizada você verá que vender na Shopee vale a pena e pode melhorar os seus resultados em marketplaces. 

1. Faça anúncios atrativos, valorize o produto

Ter anúncios atrativos é essencial para ganhar a atenção do consumidor em um canal de vendas como a Shopee. 

Em períodos de campanha promocional esse é um ponto ainda mais importante. Ter produtos atrativos e condições competitivas, irá atrair os compradores e alavancar as suas vendas. 

A própria plataforma ressalta alguns aspectos que você deve cuidar para que os seus itens sejam destacados pelo marketing da campanha. 

Critérios da Shopee para destacar anúncios em Campanhas: 

O seu anúncio deve dar a melhor visão geral possível ao consumidor, capriche nas imagens e na descrição, essa será a sua vitrine. Esses pontos ajudam na decisão de compra e reduzem a necessidade de contato do cliente para tirar dúvidas. 

2. Tenha uma estratégia de preços competitivos

A Shopee oferece dois modelos de estratégia de preços para que você escolha a que melhor encaixa com a sua estratégia de negócio. 

As opções de precificação da plataforma estão pensadas para ajudar a atrair o consumidor.  

Defina a sua de acordo com o objetivo da campanha, a categoria do produto e, se possível, faça uma análise da concorrência para ser mais assertivo. 

3. Prepare a sua logística para atender a demanda do período

A sua operação logística deve estar preparada para os pedidos que chegarão em maior volume no período promocional. 

Certifique-se de habilitar os canais logísticos adequados e preparar o seu estoque. Essa organização deve ser feita com antecedência para que tudo esteja pronto quando começar a campanha e não haja nenhuma complicação posterior.  

Leia também: Shopee Express

4. Ofereça atendimento rápido e eficiente – chat da Shopee

Em períodos de campanha é normal que aumente o número de consultas dos clientes. Afinal, os seus produtos estarão mais expostos e ganhando visibilidade no marketplace. 

Oferecer um atendimento rápido e eficaz pode ser decisivo para a conversão em venda. A falta de retorno do vendedor pode levar o cliente a desistir da compra e você não quer que isso aconteça. 

Uma boa dica é aproveitar o servido de chat da Shopee e agilizar o atendimento usando as mensagens pré-salvas. Faça a configuração de respostas automáticas previamente na Central do Vendedor e fique tranquilo durante o evento.  

Dica bônus: Venda de forma automatiza para otimizar os seus resultados 

Se você deseja potencializar ainda mais as suas vendas na Shopee, tenha uma plataforma de centralização e automatização. Uma operação estável e otimizada garante maior eficiência e escalabilidade ao seu negócio. 

A melhor maneira de obter esse resultado é operar as vendas através de um hub de integração com marketplaces. A plataforma agilizada processos, reduz as falhas e garante o máximo de aproveitamento no dia a dia operacional. 

Para participar das campanhas Shopee e outros eventos promocionais, é imprescindível que o hub tenha a capacidade de atender grandes demandas. Por isso, invista em uma plataforma robusta e que seja capaz de acompanhar o seu crescimento. 

Quer saber mais sobre vender melhor na Shopee com um hub integrador? Entre em contato com o ANYMARKET, parceiro Shopee.

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