ANYMARKET ajudando empresas no mercado livre
Blog

O ANYMARKET pode ajudar sua empresa a otimizar a reputação no Mercado Livre

29 de maio de 2019 - Atualizado em: 9 de agosto de 2019
Nenhum comentário

Todos sabemos que no Mercado Livre existem algumas regras que precisam ser seguidas para que sellers tenham uma boa reputação dentro do canal, o que traz mais visibilidade ao anúncio e consequentemente melhora seu resultado de vendas.

 Estas regras (KPIs) são tão importantes quanto você possuir o melhor preço de vendas (PV). 

São elas: 

  • 1º Avg Delay HS: Tempo de resposta – Pré-venda
  • 2º Reputation Delayed Handling Rate: Tempo de expedição – Pós-venda 
  • 3º Reputation Claim Rate: Reclamos – Reclamações abertas  

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

Entendendo melhor os indicadores

  • 1º Avg Delay HS: 

Este indicador mensura quanto tempo os sellers que anunciam no canal demoram para responder dúvidas de seus consumidores a respeito de algum anúncio. 

 Vale lembrar que o ideal estipulado pelo Mercado Livre é tirar a dúvida de seus clientes em até 2 horas

  • 2º Reputation Delayed Handling Rate:  

Já quando falamos de tempo de expedição, o foco do indicador é mensurar qual o percentual dos pedidos do seller demoram mais de 24h para ser expedido. 

 O Mercado Livre é exigente nesse indicador, e exige o cumprimento do tempo de expedição em dias úteis, para que você garanta uma boa reputação dentro da plataforma. 

  • 3º Reputation Claim Rate:  

Por meio deste terceiro índice o Mercado Livre consegue mensurar qual a porcentagem dos pedidos do seller, que geram algum tipo de reclamação. 

 Talvez esse seja o ponto mais crítico dos indicadores, quem vende na plataforma sabe o quanto uma reclamação aberta afeta a reputação da loja, dessa forma, é fundamental oferecer uma ótima experiência ao cliente e ser proativo na solução de qualquer problema com a sua compra. 

 O limite do Mercado Livre em percentual, antes de 5%, passou a ser 3% esse ano. 

Como o ANYMARKET – hub de integração com Mercado Livre, pode ajudar sua empresa com esses indicadores? 

  • 1º Avg Delay HS

Com a nossa ferramenta de mensagens pré-venda para o Mercado Livre você pode deixar um leque de respostas pré-programadas, desta forma é mais rápido responder a perguntas recorrentes. 

 Com essa funcionalidade, dentro do Hub, você pode ganhar tempo nas respostas e manter uma boa reputação dos seus anúncios. 

  • 2º Reputation Delayed Handling Rate

Para este indicador, você pode utilizar a ferramenta Analytics do ANYMARKET, com esta funcionalidade você pode analisar o prazo esperado de entrega de seus pedidos e traçar planos de ação evitando que estes cenários se repitam, além de priorizar os pedidos que serão despachados de acordo com a prioridade.  

  • 3º Reputation Claim Rate

Pensando em minimizar a abertura de novas reclamações, é possível colocar um telefone de SAC na Mensageria de pós-venda. 

 Com isso você poderá evitar que os seus consumidores abram reclamações por mal-entendidos ou assuntos que podem ser resolvidos de forma simples. 

 Usando a ferramenta de Mensageria automática, para todo o tracking da compra, existe uma atualização de mensagem.

Quando o produto for entregue, você pode disponibilizar um telefone de contato, assim minimizando a abertura de reclamações no Mercado Livre. 

Concluindo 

 Para quem ainda não vende no Mercado Livre, essa é uma ótima oportunidade para entender as regras desse canal e ter uma melhor experiência de vendas. 

 E para quem já trabalha no Mercado Livre, é muito importante entender melhor essas regras e traçar planos para minimizar futuros problemas com a reputação da sua conta. 

 Além disso, estar atento aos prazos limites da plataforma, quanto melhor sua reputação, consequentemente melhor será sua performance de vendas nesse canal de marketplace. 


Sobre a autora

Camila Crepaldi estuda Economia na UEM (Universidade Estadual de Maringá) e trabalha no time de Customer Success do
ANYMARKET – plataforma de integração com
marketplace.

Responsável, pelas contas estratégicas na plataforma como por exemplo:

Reserva, Samsung, Angeloni, Mega Store, Venture Shop.

Compartilhe esse artigo: