Todos sabemos que no Mercado Livre existem algumas regras que precisam ser seguidas para que sellers tenham uma boa reputação dentro do canal, o que traz mais visibilidade ao anúncio e consequentemente melhora seu resultado de vendas.
Estas regras (KPIs) são tão importantes quanto você possuir o melhor preço de vendas (PV).
São elas:
- 1º Avg Delay HS: Tempo de resposta – Pré-venda
- 2º Reputation Delayed Handling Rate: Tempo de expedição – Pós-venda
- 3º Reputation Claim Rate: Reclamos – Reclamações abertas
Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:
Entendendo melhor os indicadores
- 1º Avg Delay HS:
Este indicador mensura quanto tempo os sellers que anunciam no canal demoram para responder dúvidas de seus consumidores a respeito de algum anúncio.
Vale lembrar que o ideal estipulado pelo Mercado Livre é tirar a dúvida de seus clientes em até 2 horas.
- 2º Reputation Delayed Handling Rate:
Já quando falamos de tempo de expedição, o foco do indicador é mensurar qual o percentual dos pedidos do seller demoram mais de 24h para ser expedido.
O Mercado Livre é exigente nesse indicador, e exige o cumprimento do tempo de expedição em dias úteis, para que você garanta uma boa reputação dentro da plataforma.
- 3º Reputation Claim Rate:
Por meio deste terceiro índice o Mercado Livre consegue mensurar qual a porcentagem dos pedidos do seller, que geram algum tipo de reclamação.
Talvez esse seja o ponto mais crítico dos indicadores, quem vende na plataforma sabe o quanto uma reclamação aberta afeta a reputação da loja, dessa forma, é fundamental oferecer uma ótima experiência ao cliente e ser proativo na solução de qualquer problema com a sua compra.
O limite do Mercado Livre em percentual, antes de 5%, passou a ser 3% esse ano.
Como o ANYMARKET – hub de integração com Mercado Livre, pode ajudar sua empresa com esses indicadores?
- 1º Avg Delay HS
Com a nossa ferramenta de mensagens pré-venda para o Mercado Livre você pode deixar um leque de respostas pré-programadas, desta forma é mais rápido responder a perguntas recorrentes.
Com essa funcionalidade, dentro do Hub, você pode ganhar tempo nas respostas e manter uma boa reputação dos seus anúncios.
- 2º Reputation Delayed Handling Rate
Para este indicador, você pode utilizar a ferramenta Analytics do ANYMARKET, com esta funcionalidade você pode analisar o prazo esperado de entrega de seus pedidos e traçar planos de ação evitando que estes cenários se repitam, além de priorizar os pedidos que serão despachados de acordo com a prioridade.
- 3º Reputation Claim Rate
Pensando em minimizar a abertura de novas reclamações, é possível colocar um telefone de SAC na Mensageria de pós-venda.
Com isso você poderá evitar que os seus consumidores abram reclamações por mal-entendidos ou assuntos que podem ser resolvidos de forma simples.
Usando a ferramenta de Mensageria automática, para todo o tracking da compra, existe uma atualização de mensagem.
Quando o produto for entregue, você pode disponibilizar um telefone de contato, assim minimizando a abertura de reclamações no Mercado Livre.
Concluindo
Para quem ainda não vende no Mercado Livre, essa é uma ótima oportunidade para entender as regras desse canal e ter uma melhor experiência de vendas.
E para quem já trabalha no Mercado Livre, é muito importante entender melhor essas regras e traçar planos para minimizar futuros problemas com a reputação da sua conta.
Além disso, estar atento aos prazos limites da plataforma, quanto melhor sua reputação, consequentemente melhor será sua performance de vendas nesse canal de marketplace.
Sobre a autora
Camila Crepaldi estuda Economia na UEM (Universidade Estadual de Maringá) e trabalha no time de Customer Success do
ANYMARKET – plataforma de integração com
marketplace.
Responsável, pelas contas estratégicas na plataforma como por exemplo:
Reserva, Samsung, Angeloni, Mega Store, Venture Shop.