O Mercado Livre Experience é um dos eventos mais aguardados do ano para quem vende no Mercado Livre. Isso porque é um grande momento de tomada de insights para estratégias no marketplace.
Ainda, é um local ideal para fazer benchmarking com outros sellers, se atualizar das novidades do marketplace e conhecer empresas com produtos e serviços que podem fazer a diferença na operação de vendas de milhares de empreendedores.
Confira, a seguir, algumas das novidades que o evento trouxe, em especial sobre as atualizações no setor de moda, assim como o destaque do ANY com o público do Mercado Livre. Boa leitura!
O que é o Mercado Livre Experience?
O Mercado Livre Experience (MELI XP) é um dos maiores eventos de e-commerce e tecnologia da América Latina, organizado pelo Mercado Livre. Ele reúne empreendedores, especialistas e líderes do setor para compartilhar inovações, tendências e estratégias de negócios no ecossistema digital.
Dessa forma, o evento oferece uma vasta programação que inclui palestras, workshops, painéis de capacitação e rodadas de networking para quem deseja vender em marketplace.
Durante o MELI XP, os participantes têm a oportunidade de aprender com grandes nomes do mercado, obter insights interessantes sobre o uso das soluções do Mercado Livre e conhecer as últimas novidades nas áreas de marketplace, Mercado Pago, Mercado Envios e outras unidades de negócio.
Além disso, o evento conta com uma área de exposição com empresas parceiras e patrocinadoras, permitindo uma rica troca de experiências e geração de negócios e uma premiação de reconhecimento em diversas categorias relevantes para o marketplace.
Nicho de moda no Mercado Livre: o que vai mudar?
Apesar de não ser um marketplace de nicho de moda, vender roupas no Mercado Livre é uma boa ideia para os seller considerarem. Isso porque, atualmente, o Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil em constante crescimento e reúne 32 milhões de consumidores.
Além disso, o canal está com altos investimentos para o setor de Moda. Com a entrada fervorosa de outros marketplaces asiáticos no comércio digital brasileiro (como Shopee e Shein), o Mercado Livre tomou estratégias específicas para o nicho para manter o posto de líder de mercado.
Uma delas é contar com Manu Gavassi como porta-voz da marca e head criativa do nicho de moda. Esse movimento traz um grande destaque para o nicho, assim como investimentos no desenvolvimento da categoria, com frentes que permeiam curadoria de tendências, incentivo a marcas menos conhecidas e bons preços.
No Mercado Livre Experience de 2024, Manu explicou mais como acontece seus processos criativos e como eles fazem a diferença na operação de vendas nesse novo momento do canal.
Ainda, o marketplace está com altos investimentos em novos centros logísticos voltados para polos no nicho de moda, que permite melhores condições e acessibilidade para aqueles que desejam vender roupas no Mercado Livre.
Como escalar vendas no nicho de moda e vender roupas no Mercado Livre?
Vender roupas no Mercado Livre pode ser um desafio devido à competitividade do mercado, mas com as ferramentas certas, você pode se destacar e aumentar suas vendas de forma significativa.
No Mercado Livre Experience 2024, os sellers que passaram pelo estande do ANYMARKET puderam se deparar com diferentes soluções e ferramentas específicas para sua operação de vendas no marketplace, sendo algumas delas ideais para quem vende no nicho de moda.
Confira, a seguir, algumas delas:
<h3> Preenchimento de ficha técnica
No nicho de moda, preencher a ficha técnica de cada produto manualmente pode ser um processo demorado e suscetível a erros. No entanto, nossa ferramenta de preenchimento massivo de fichas técnicas simplifica esse trabalho.
Ao automatizar o processo, você garante que informações detalhadas, como materiais, cores, tamanhos e estilos, estejam sempre corretas e atualizadas em grande escala. Assim, o seller economiza tempo e reduz a chance de falhas que possam impactar a experiência do cliente
Tabela de medidas
No setor de moda, a precisão nas medidas é essencial para evitar devoluções e insatisfação dos clientes. Nossa ferramenta de configuração de tabelas de medidas permite que você ofereça informações detalhadas sobre o caimento e dimensões das roupas que vende.
Essa funcionalidade é especialmente útil para sellers que lidam com uma grande variedade de produtos e precisam garantir que os clientes saibam exatamente o que estão comprando.
Qualidade de imagens para moda
Imagens de alta qualidade são indispensáveis para vender roupas no Mercado Livre. Vender em marketplace, onde os clientes não podem experimentar os produtos, faz com que as fotos se tornam uma das principais formas de atração e convencimento.
O ANY garante que as imagens dos seus produtos atendam aos padrões exigidos pelo marketplace, com a resolução, enquadramento e detalhamento necessários para destacar a qualidade e os detalhes de suas peças de moda.
Cadastro de variação de produto
No ANYMARKET, é possível cadastrar produtos e suas variações de forma rápida e em massa. Ao invés de adicionar peça por peça manualmente, você pode fazer isso em lote, otimizando o tempo e esforço. Além disso, o hub integra seu catálogo, conectando-o diretamente com sua operação nos marketplaces.
Quando se trata de vincular seus produtos às categorias corretas, o ANYMARKET oferece soluções específicas. O integrador identifica automaticamente a melhor categoria para cada item, reduzindo em até 50% o tempo necessário para essa tarefa.
Para tornar a criação de anúncios ainda mais prática, o ANYMARKET utiliza Inteligência Artificial treinada para gerar descrições otimizadas de diferentes produtos de moda. Assim, sua equipe economiza tempo e esforço, garantindo descrições profissionais sem precisar redigir manualmente.
Qual a importância de automatizar processos em marketplaces?
No Mercado Livre Experience 2024, Jasper Perru, Head de Parcerias do ANYTOOLS, participou de um painel com o tema “Vender mais com menos pessoas é possível”. Ele destacou como automatizar processos é essencial para escalar as vendas com equipes enxutas.
Ele comparou o uso do ANYMARKET e outras ferramentas do ANYTOOLS a um “GPS”, oferecendo atalhos e otimizações que aceleram operações. Dessa forma, Perru questionou o público: Vender em marketplace é como uma viagem. Você chega mais rápido no seu destino com um mapa ou com um GPS?
Com a crescente participação dos marketplaces no e-commerce, sellers precisam ser mais eficientes. Jasper explicou que o ANYMARKET possibilita fazer mais com menos, evitando erros e focando no que realmente importa: aproveitar ao máximo as oportunidades do canal.
A automação reduz o desperdício de tempo, otimiza recursos e aumenta a eficiência em 45%. Ferramentas como o ANYMARKET, que combinam processos e tecnologia, permitem que os sellers escalem suas operações sem ampliar suas equipes.
Participar do Mercado Livre Experience nos permitiu mostrar o poder de nossas soluções para sellers que desejam crescer de forma eficiente e escalável. Se você também quer otimizar sua operação no marketplace, conheça todas as funcionalidades do ANYMARKET visitando nosso site e comece já!