As regras de reputação do vendedor no Mercado Livre passaram por algumas alterações. O ANYMARKET listou como essas regras serão de agora em diante, fique atualizado!
O cliente não qualificará mais o lojista
O sistema de qualificação, onde o cliente demonstrava por meio de votos se sua experiência foi boa, neutra ou ruim, já não existe mais no Mercado Livre. O cliente poderá expressar a opinião por comentários sobre o produto.
Como ter uma boa reputação agora
O Mercado Livre definiu variáveis que determinarão a cor de qualificação do lojista. São elas:
- Vendas com reclamações do comprador: O Mercado Livre irá calcular o percentual de reclamações que o lojista tem no total das vendas. Mantenha a taxa de reclamação abaixo de 5%.
- Prazo para postar produtos nos Correios ou na transportadora: O vendedor deverá postar produtos dentro de 24 horas úteis após a confirmação da venda. O percentual de atraso não pode superar 20%.
- Volume total das suas vendas: Quando o lojista estiver na cor verde, o Mercado Livre contará as vendas. Se o número de vendas nos últimos 3 meses for superior a 3, o lojista estará na cor verde escuro.
- Vendas canceladas: Tenha cuidado para não cancelar suas vendas! Esse percentual deve ser mantido abaixo de 2%.
Reclamações irrelevantes não afetarão mais a reputação
A partir de agora, reclamações iniciadas por motivos que não são da responsabilidade do lojista não afetarão mais a reputação. Se, por exemplo, o cliente quiser reclamar sobre um atraso de entrega dos Correios, o Mercado Livre irá levar em consideração que isso não depende do vendedor e não penalizará sua qualificação.
Tem dúvidas? Veja as perguntas frequentes que o Mercado Livre destacou sobre a nova reputação: https://reputacao.mercadolivre.com.br/nova-reputacao-saiba-mais
Encontre o maior número de funcionalidades para o Mercado Livre no ANYMARKET!
Somos o Hub que oferece mais vantagens para você que vende no Mercado Livre. Veja algumas:
- Automatização do módulo de perguntas e respostas frequentes pela integração com o sistema de inteligência artificial IBM Watson
• Trabalhe com mais de uma conta em uma única conta do ANYMARKET
• Configuração de preços automática para mais de um tipo de anúncio (grátis, clássico e premium)
• Programação e controle automático de promoções
• Acesso às funções do ANYMARKET por comando de voz
• Única solução do mercado com SBOTs, softwares robôs que detectam e corrigem erros nos marketplaces
CONHEÇA TODAS AS FUNCIONALIDADES DO ANYMARKET PARA O MERCADO LIVRE!