Os marketplaces são muitas vezes confundidos com e-commerces. Embora o sentido seja o mesmo – vender pela internet – as características e a forma como eles atuam são bem diferentes e, por isso, precisam de estratégias mais direcionadas para cada um deles.
No texto de hoje, falaremos de uma das ferramentas mais importantes de ser dominada por quem vende seus produtos em um marketplace: a descrição dos anúncios. Explicaremos a importância delas e como criar uma que possa alavancar suas vendas. Confira o que separamos mais abaixo!
O que é um marketplace?
Embora muito parecido com um e-commerce, – especialmente para o consumidor final – o marketplace tem suas características próprias. Quando falamos de um e-commerce, nos referimos a uma loja virtual, onde todos os produtos vendidos ali pertencem à ela.
No marketplace, temos vários vendedores em um único site, como é o caso do Mercado Livre, por exemplo. Dessa forma, mesmo pequenos negócios podem alavancar as vendas e ter a chance de fidelizar novos clientes.
Dito isso, fica mais fácil entender o motivo para um anúncio de martketplace ser pensado com mais cuidado para garantir um bom ranqueamento do produto no site.
Claro, se há concorrência e a necessidade de se destacar dos demais, o seu anúncio não só importa para o consumidor final ter uma descrição perfeita do produto, mas também para que ele seja encontrado em meio a tantos outros.
O SEO para marketplace
O SEO (search engine optimization) nada mais é do que a estratégia utilizada para que as suas páginas fiquem nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google e o bing.
Pensando nessa lógica, entendemos que os marketplaces nada mais são do que mecanismos de buscas voltado para produtos, ou seja, possuem seus próprios algoritmos e suas regras para definir qual será o produto listado no primeiro resultado dentro do site.
Assim como o Google que tem como principal objetivo dar ao usuário a melhor resposta para sua pergunta, os marketplaces geralmente querem garantir a melhor compra aos seus clientes. E é aí que as lojas precisam pensar nas suas estratégias de SEO nos anúncios.
O anúncio no impacto do SEO para Marketplace
Entendemos até aqui que os marketplaces utilizam uma espécie de algorítimo para definir os primeiros produtos a serem listados de acordo com uma palavra-chave digitada pelo usuário no campo de busca.
Assim como o Google, a ideia é apresentar o melhor resultado ao usuário e garantir uma compra rápida e bem executada. Por isso, os marketplaces usam de alguns critérios para ranquear os produtos:
- Palavra-chave bem posicionada no título, na descrição e também na imagem.
- Boa descrição, que seja clara, objetiva e de fácil entendimento.
- Reputação do vendedor.
- Índice de recompra.
- Reclamações.
- Avaliações.
- Produtos vendidos.
Esses são alguns pontos importantes que o vendedor deve pensar para garantir um bom rankeamento. Mas e os anúncios? Como falamos mais acima, eles precisam constar a palavra-chave em lugares estratégicos e serem claros, objetivos e bem escritos.
Construindo uma boa descrição no seu anúncio
O nosso artigo de hoje tem como principal objetivo exemplificar o quanto o SEO também está presente nos marketplaces. Além de todos os pontos importantes de reputação e bom atendimento, a forma como o anúncio é construído interfere – e muito- no resultado final. Separamos algumas dicas para garantir seu sucesso nesse sentido:
- Faça um anúncio bem escrito, sem erros de português e que passe credibilidade.
- Não deixe nenhuma informação importante sobre o produto de lado e garanta total transparência.
- Trabalhe palavras-chave de forma estratégica. De preferência, contrate profissionais especializados em SEO para te ajudar nesse processo.
- Sempre que puder, faça uma descrição longa.
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