Ser vendedor no meio digital não é tarefa fácil. Você que o diga, não é? Além da rotina intensa, é preciso lidar com desafios como a queda nas vendas online.
As demandas vão desde quem vai responder seu cliente até logística e forma de pagamento. Ah, e no meio disso tudo, vender mais!
Fazer a roda da economia girar, como dizem… Mas e se essa roda estiver mais pra um quadrado?
Você tem estoque, tem vendedor online (ou é o seu próprio vendedor online), tem muita vontade de vender… Mas não tem quem compre!
Dentre os fatores que podem estar gerando essa baixa nas vendas, o time do hub de integração ANYMARKET levantou alguns pontos de atenção que podem estar afetando a sua operação.
Confira as dicas que nós preparamos para ajudar a melhorar a sua operação em marketplaces!
5 Dicas para lidar com a queda nas vendas online
Cadastro de Produtos
O primeiro e mais clássico erro entre os vendedores é a falta de informação do cadastro do produto. Parece algo pequeno, mas isso impacta diretamente nos resultados e pode ser uma causa de queda nas vendas.
Nossos especialistas em Firewall, Arthur Mayer e Orlando Santana, mencionam que os produtos com características detalhadas e bem definidas são os que mais geram resultado devido à credibilidade que é gerada no cliente.
Fotos
Falando em credibilidade, você compraria algo que tem apenas uma foto? Um guarda-roupa que você não consegue ver dentro? Pois é, seu cliente também não.
Quanto mais fotos você tiver, dos mais diversos ângulos do produto (e que estejam de acordo com as regras dos marketplaces), maior é a probabilidade do seu consumidor comprar.
E se tiver com um título bem escrito então? Não tem para ninguém, seu cliente vai adorar ter a experiência de compra com a confiança que está adquirindo o produto certo.
Quer saber exatamente o que cada marketplace pede sobre as fotos? Aqui temos um artigo inteiro sobre isso.
Árvore de Categorias
Não só o produto tem que estar bem descrito como ele tem que estar na categoria correta. Ter uma árvore de categorias sem estrutura, prejudica o posicionamento do seu produto na busca do marketplace.
Estoque
Ter produtos em estoque é o pontapé inicial para vendas de qualidade. Ninguém merece querer um produto e receber a mensagem: “infelizmente estamos sem estoque, deixe seu e-mail e você será avisado”.
Atente-se aos prazos de entrega do seu fornecedor e quais são os produtos que saem com mais recorrência. Se você não sabe quais são, pare agora de ler esse artigo e corra para descobrir. Ter noção dos seus produtos chaves é essencial para o aumento de vendas.
Tenha sempre o controle de saída e quando pedir os produtos, para que eles cheguem com antecedência e, assim, você tenha um estoque adequado à demanda do consumidor.
Leia esse outro artigo bem detalhado sobre estoque, garanto que não vai se decepcionar: Como organizar estoque e se preparar estrategicamente para vender nos marketplaces
Anuncie!
E o que não é visto, não é lembrado, certo? Se você tem SKUs cadastrados nos marketplaces, o ideal seria também ter anúncios para eles.
Um fator que pode prejudicar as vendas é você ter o produto, mas não anunciar nos marketplaces. Sem visibilidade, não há possibilidade do seu consumidor comprar.
Por último, se você está com tudo cadastrado de forma adequada, as melhores fotos e com os anúncios feitos, agora é só vender 😉
#Dica extra
Sempre que for anunciar em um marketplace, busque produtos similares aos seus e veja o valor que eles são anunciados, quais os anúncios que tem melhor reputação e como estão as fotos.
Assim, você consegue entrar nesse ramo competitivo sabendo o que esperar e mirando em um modelo ideal a ser seguido.
No ANYMARKET, nós temos uma funcionalidade que consegue te ajudar com a precificação e regras de promoções como a Central de Ofertas do Mercado Livre, por exemplo.
Contar com ferramentas que apoiam as suas vendas é essencial para conseguir lidar com a queda das vendas e começar a crescer o seu negócio.
Autor
Carolina Coam Brugneroto – Customer Marketing Executive
Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Atua no time de Customer Success do ANYMARKET, focada em estratégias de retenção.
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