O FBA Amazon é um dos programas logísticos da Amazon, assim como o FBA ONSITE e o Delivery by Amazon . O FBA é responsável pela operação logística no marketplace e trouxe facilidade e mais oportunidades para os sellers. Afinal, é preciso proporcionar experiências diferenciadas de entrega ao cliente para crescer no online, de forma estratégica e sustentável.
Sabemos que o processo logístico é um dos principais gargalos do e-commerce e que sair à frente nesse aspecto, coloca um negócio em posição de vantagem. A incorporação do hub integrador pode gerar valor, alavancar as vendas e melhorar o faturamento.
Neste post, você confere as principais informações sobre o FBA Amazon, como funcionamento, benefícios e custo para os sellers. Continue a leitura e saiba como funciona a integração ANYMARKET, além dos diferenciais desse sistema!
O que é o FBA Amazon?
Trata-se do programa logístico do marketplace Amazon que tem como objetivo ajudar lojistas e sellers a melhorar suas operações e atrair mais clientes.
Com ele, a Amazon cuida de toda a operação de armazenamento, transporte e entrega das mercadorias, enquanto o seller foca nas estratégias comerciais da loja. Dessa forma, o vendedor não precisa se preocupar com estoque, envios e atendimento ao consumidor.
Assim, a Amazon tira esses empecilhos do dia a dia do seller, garantido entregas mais rápidas, já que o marketplace tem vários centros de distribuição espalhados pelo país. Dentre as principais vantagens do programa, estão:
- os seus produtos recebem o selo de entrega Prime;
- aumento das vendas, já que suas ofertas listadas ficam mais atrativas para os consumidores, membros Prime;
- toda operação logística e faturamento são feitos pela Amazon.
Quais são os principais benefícios para sellers?
Participar do FBA Amazon traz vantagens imediatas que potencializam a visibilidade da loja e impulsionam o faturamento:
- suas ofertas ganham entrega Prime – como os clientes Amazon Prime têm preferência pelas entregas rápidas e gratuitas, as chances de vender mais são altas;
- o pós-venda é por conta da Amazon – todo o processo de consultas de status do pedido, reembolsos e devoluções, é de responsabilidade da Amazon;
- aumento da produtividade e melhora da performance – livre do processo operacional, você pode se dedicar ao core business, planejar e direcionar as estratégias a favor do negócio.
Como funciona, na prática?
Os vendedores qualificados são registrados no programa FBA Amazon e passam a fazer parte do seleto grupo de selecionados. Em seguida, é preciso realizar algumas ações antes de publicar o produto na Amazon, como:
- inserir informações de produto perigoso no produto;
- inserir informações fiscais no produto;
- no momento de publicação, o seller pode escolher se deseja subir o anúncio como full (fulfillment)
- fazer a publicação do produto.
Quando os produtos chegam no CD, são disponibilizados para venda pelo programa FBA Amazon. Seus itens aparecerão com o Selo Prime, ou seja, indicando que o produto será enviado pela Amazon com opção de entrega expressa e o consumidor não pagará nada a mais por isso.
Quem pode utilizar o Fulfillment by Amazon?
Diferentemente do Delivery by Amazon, o programa de Fulfillment do marketplace possui mais critérios de aprovação para vender por meio dessa logística. A tendência é que haja uma expansão de regiões para contemplar outros sellers. Com a atuação do FBA, a Amazon cuida desde o faturamento até as devoluções, entrega do pedido e cancelamentos.
Com o serviço de fulfillment ativo, as operações em conjunto funcionam em um ritmo cadenciado, ou seja, o lojista selecionado envia os produtos para o Centro de Distribuição e a Amazon cuida do resto.
O FBA – Logística da Amazon está disponível para vendedores com conta registrada na Amazon com CNPJ que atenda aos seguintes critérios de elegibilidade (conforme descrito no site):
- ativo na SEFAZ para emitir NF-es;
- optante por um dos seguintes Regimes Fiscais;
- Simples Nacional, com endereço e Inscrição Estadual nos estados de SP, PR ou RJ;
- Regime Normal, com endereço e Inscrição Estadual no estado em SP (apenas para vendedores convidados).
Quanto custa o serviço?
Assim como todo programa logístico, é importante atentar-se para as taxas e custos necessários para o planejamento da operação. No FBA – logística da Amazon, você deverá analisar a comissão de vendas, tarifas de logística, armazenamento de inventário e pedido de remoção.
A precificação pode ser analisada conforme a página relativa a comissões e taxas da Amazon.
Como funciona a integração FBA Amazon e ANYMARKET?
O ANYMARKET já atende todos os modelos logísticos da Amazon e os clientes operam de forma bem eficiente e centralizada. Por meio do hub integrador do ANYMARKET, o seller pode acionar o suporte para realizar o passo a passo rapidamente e de maneira descomplicada.
Diferenciais do ANYMARKET
O ANYMARKET surge para concentrar todos os marketplaces em um único local, ou seja, a gestão dos pedidos é centralizada no ANY. A integração traz mais praticidade e visibilidade dos pedidos, fomentando o aumento da conversão de vendas.
Com isso, destacamos mais alguns diferenciais:
- o ANYMARKET faz a gestão massiva e moderada dos anúncios, cuidando das etapas da operação – lembrando que o seller precisa responder os requisitos dos anúncios disponibilizados pelo ANY para que os anúncios não sejam invalidados;
- a gestão dos anúncios é grande fator de competitividade;
- programa com operação simplificada;
- processo operacional desburocratizado;
- não é necessário ter um contrato adicional para utilizar essa funcionalidade dentro do ANY.
Conciliação dos pedidos via integração com Koncili
O Koncili é uma ferramenta do ecossistema da DB1 que proporciona maior agilidade e autonomia na conciliação financeira dos marketplaces. Por meio da ferramenta, você consegue acompanhar o recebimento das suas comissões, entender o significado de regras, ressarcimento dos marketplaces, taxas e outros lançamentos dos maiores marketplaces do mercado.
O Koncili é integrado com a Amazon e realiza importações do ANYMARKET. Além disso, conta com uma novidade para os vendedores que utilizam o programa de logística do marketplace, o FBA.
Como mencionamos, com o FBA Amazon, os sellers têm mais um motivo para investir em um plano consistente de vendas. O tempo dedicado ao processo operacional será mais bem empregado na análise de dados em tempo real para tomada de decisões mais seguras.
Se gostou do post e deseja aderir ao programa de um dos marketplaces de maior expressividade no mundo, aproveite para conhecer em detalhes sobre o funcionamento e integração do ANYMARKET!
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