Aqui, no Guia do Marketplace do ANYMARKET, você confere tudo que precisa saber sobre esses canais de vendas! De informações gerais a dicas de vendas, marketing, logística e muito mais, você garante que terá uma operação preparada para alavancar as conversões e oferecer uma excelente experiência aos clientes. Mas, primeiro: você sabe o que é marketplace?
Nesse artigo, você entenderá mais sobre o que são essas plataformas, como elas funcionam e quais os principais marketplaces do Brasil. Assim, poderá entender mais sobre esse mundo do e-commerce que não para de crescer.
Boa leitura!
O que é marketplace?
Um marketplace é um site que disponibiliza seu espaço para que pessoas vendam e comprem produtos. Determinada marca oferece seu nome e espaço para que comerciantes de itens e serviços possam realizar negócios. Dessa forma, auxilia diversas empresas no seu crescimento digital.
Em outras palavras, as pessoas acessam determinado site, em que podem visualizar produtos de marcas X, Y e Z, ao contrário de uma loja virtual, na qual os consumidores entram em um site e encontram produtos oferecidos apenas por ele.
Dessa forma, diferentes lojistas (também conhecidos como sellers neste universo) podem oferecer seus itens, independentemente de terem uma loja virtual própria ou não.
Marketplaces também são bastante conhecidos como shoppings virtuais. O conceito foi criado justamente porque esses canais de vendas fornecem seu próprio espaço para que outras lojas operem.
Como exemplos de marketplaces podemos citar Amazon, Shopee e Mercado Livre. Existem, inclusive, marcas nacionais, como Magalu, Americanas e Submarino.
A ideia dos marketplaces é antiga, inclusive em ambientes reais. No entanto, quando pensamos no mundo digital, os principais canais de vendas surgiram em 1995, como a Amazon. Até hoje, ambas as marcas se mantêm em posição de destaque dentro deste modelo de negócios.
Agora que você já sabe o que é marketplace, é importante entender que para ter uma loja nessas plataformas é preciso se aprofundar especificamente no canal de vendas escolhido. Afinal, cada um possui regras e exigências específicas, importantes para garantirem bons resultados.
Como funcionam os marketplaces?
Em teoria, assim como o que é marketplace, o funcionamento deles é bastante simples: você cria sua conta, realiza o cadastro dos produtos, publica-os e começa a operar. Em outras palavras, seus itens ficam disponíveis para os usuários, no catálogo do próprio canal de vendas.
No entanto, existem definições que precisam ser seguidas para garantir uma operação com bons resultados. Conhecidas como regras de negócios, cada marketplace possui seu próprio conjunto de obrigações para que os lojistas vendam dentro das plataformas.
Além disso, também terão recomendações, que garantem mais resultados, as quais envolvem descrições de produtos, preços, frete, logística e muito mais.
As regras dos marketplaces também definem qual a porcentagem de comissão por trás da sua operação. Isso significa que, para vender nesses canais de vendas, será cobrada uma porcentagem em cima de cada conversão. É dessa forma que a plataforma obtém lucratividade ao oferecer o espaço para que outras pessoas comercializem seus produtos.
O comissionamento pode ser fixo para sua loja virtual ou variar conforme a categoria de produtos comercializados. Este ponto também se adapta de acordo com o marketplace.
Além de realizar a cobrança da comissão, os marketplaces possuem datas fixas para realizar os repasses (ou seja, devolver à sua loja o valor em cima de cada venda).
Conhecer o comissionamento e a data de repasse dos marketplaces é importante para organizar sua operação, evitando problemas de caixa. Além disso, impactam em estratégias de precificação, importantes para ter bons resultados nos canais de vendas.
É importante destacar que a compra do produto será feita dentro do próprio marketplace, de forma que a plataforma forneça sua tecnologia para que os lojistas comercializem seus itens. No entanto, a entrega e a logística podem variar de acordo com o canal. Enquanto alguns assumem estes processos também, outros os deixam a cargo de quem vende.
Logo, para garantir resultados e consistência em sua operação dentro dos marketplaces, é preciso estudar as plataformas e estar alinhado aos requisitos de cada uma delas.
Nesse sentido, é válido citar que existem diferentes tipos de marketplace, dos mais genéricos (ou seja, que permitam a comercialização de diversos produtos) até os de nicho (que são especializados em um segmento, apenas).
A escolha do marketplace, nesse quesito, é tão relevante quanto o estudo das regras do canal. Afinal, em alguns casos, ter sua operação em plataformas mais segmentadas pode impactar os resultados.
Por fim, é fundamental frisar que vender em marketplaces com excelência envolve preparo, estudo e estratégia de negócios. Portanto, para ter uma boa performance, organize sua operação antes de começar!
Quais são os principais marketplaces do Brasil?
De acordo com dados levantados pela Conversion em junho de 2024, os maiores marketplaces do Brasil, levando em consideração acessos ao site, são:
- Mercado Livre (30,8%)
- Amazon (20,7%)
- Shopee (16,1%)
- OLX (10,8%)
- Magalu (10,2%)
- Casas Bahia (4,1%)
- Americanas (2,4%)
- Elo7 (1,4%)
- Ponto Frio (0,6%)
- Havan (0,5%)
Ao analisar dados do site e de aplicativo, o ranking de acessos sofre algumas alterações:
- Mercado Livre (32,1%)
- Shopee (20,4%)
- Amazon (17,1%)
- OLX (10%)
- Magalu (9,8%)
- Casas Bahia (4%)
- Americanas (2,2%)
- Elo7 (1,2%)
- Havan (0,6%)
- Ponto Frio (0,5%)
É válido destacar que ambas as listagens possuem marketplaces generalistas e de nicho. Todos os canais possuem relevância, desde que alinhados às suas estratégias e objetivos de negócios.
Descobrir o que é marketplace foi fácil, não é mesmo? Se você quer aprofundar seus estudos no assunto, continue lendo outros artigos do Blog do ANYMARKET para se inteirar completamente e começar já a sua jornada nesses canais!