Aqui, no Guia do Marketplace do Blog do ANY, você confere tudo que precisa saber sobre esses canais de vendas! Nesta seção, você entenderá mais sobre a Shopee Marketplace, uma marca que conquistou renome e espaço no comércio eletrônico brasileiro, se tornando uma das grandes opções para vendedores aumentarem seus resultados.
Neste conteúdo, você entende mais sobre a história da Shopee, com dicas para ter boa performance na plataforma. Confira mais sobre a Shopee Marketplace, as exigências para vender, como montar sua loja, como aumentar suas vendas e mais algumas dicas dos especialistas para você!
Assim como outros marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, a Shopee disponibiliza seu espaço para que vendedores cadastrem seus produtos e, dessa forma, realizem negócios. Logo, a marca possibilita que diferentes pessoas tenham um e-commerce, sem necessariamente ter um site próprio.
A Shopee Marketplace foi fundada em 2015, em Singapura. Em pouco tempo, se tornou o maior aplicativo de compras do Sudeste Asiático, conquistando renome devido à qualidade dos serviços prestados.
Em 2019, a Shopee expande sua operação para o Brasil, o primeiro país fora da Ásia a receber a marca. Para isso, o marketplace construiu uma equipe em território brasileiro, com foco em conhecer mais sobre o país e customizar a experiência de compra nacionalmente.
Hoje em dia, a Shopee conta com 11 centros de distribuição no Brasil, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul. Além disso, possui mais de 100 hubs logísticos, exclusivos para processamento de produtos vendidos por brasileiros.
Segundo pesquisas realizadas pela Abcomm, atualmente, mais de 3 milhões de vendedores brasileiros estão cadastrados na Shopee Marketplace. Desse número 1/3 começou sua operação online utilizando, pela primeira vez, o canal de vendas.
Os números sobre a operação dos vendedores nacionais dentro da Shopee demonstram a força do marketplace na expansão dos resultados. Segundo a própria plataforma:
Segundo relatórios da Conversion, a Shopee também possui posição de destaque no que tange share de mercado brasileiro. Atualmente, está entre os cinco marketplaces mais acessados pelos usuários utilizando navegadores web.
Ao somar com os dados do app, o canal de vendas se destaca ainda mais: é o segundo mais acessado nacionalmente, atrás somente do Mercado Livre. Ao analisar os dados de 2024, é possível identificar que a Shopee Marketplace se mantém consistentemente entre as maiores plataformas do setor.
Logo, a marca já se consolidou no mercado brasileiro como uma excelente opção para que diferentes tipos de vendedores expandam sua operação e seus resultados. A seguir, você entende como fazer isso, com dicas práticas!
A Shopee Marketplace é um dos marketplaces mais acessados no Brasil atualmente.
Assim como qualquer canal de vendas, a Shopee Marketplace possui regras e diretrizes para que vendedores atuem junto à plataforma. Dessa forma, ela consegue oferecer um serviço de qualidade, ao mesmo tempo que possibilita a expansão da sua operação.
Para criar uma loja na Shopee, é obrigatório ter mais de 18 anos de idade. Com esta ciência, é possível acessar a Central do Vendedor e criar sua conta. Em seguida, você poderá começar a cadastrar seus produtos no marketplace.
A Shopee descreve, com detalhes, quais melhores práticas devem ser adotadas para que os anúncios tenham uma boa performance, aumentando as chances de conversão. Confira!
Os títulos dos anúncios são uma das principais maneiras pelas quais os usuários encontrarão seus produtos. Portanto, precisam ser simples, claros e objetivos. Além disso, a gramática precisa estar empregada corretamente, para uma melhor compreensão.
A Shopee Marketplace salienta um modelo para melhor construção de títulos, que segue a ordem nome do produto, marca, especificações e modelo. Assim, garante que seus produtos serão encontrados com mais facilidade.
Na criação do título, é importante evitar o uso de:
Atente-se a estas exigências e crie títulos que de fato serão atrativos, além de otimizados para SEO. Dessa forma, melhor a exibição dos seus anúncios!
A escolha da categoria é um momento importante da criação do anúncio, pois facilita a jornada de compra do usuário. A Shopee Marketplace possui, ainda, subcategorias. O indicado pelo canal de vendas é ser o mais específico possível.
As imagens são uma parte importante do seu anúncio, tendo em mente que é a maneira com a qual o usuário conseguirá visualizar o que está comprando. A Shopee permite inserção de até oito imagens por produto, além de um vídeo com duração de 1 a 60 segundos.
O ideal é que as fotografias estejam em fundo branco ou neutro, que sejam reais e que apresentem o item em diferentes ângulos. Se você vender produtos com variações de cor ou modelo, pode inserir uma imagem para cada uma delas.
Ao inserir imagens, evite:
Dessa forma, você cuida para que os anúncios tenham uma boa performance, evitando ser penalizado pela Shopee Marketplace.
As descrições dos produtos são excelentes oportunidades para dar mais informações para o usuário, educando-o na jornada de conversão. Por isso, é importante que contenham informações técnicas, material, dimensões, peso e outros dados relevantes aos clientes.
Além de detalhes do produto, você pode aproveitar a descrição para informar sobre o envio e responder perguntas frequentes realizadas pelos usuários. Para itens perecíveis, é relevante inserir data de validade. Por fim, caso haja período de garantia ou de devolução, coloque-os neste campo.
Ao criar as descrições, evite:
Após selecionar a categoria e a subcategoria a qual seu produto pertence, campos de atributos serão abertos. Alguns deles são obrigatórios, enquanto outros são opcionais. Ainda assim, é indicado preencher todos, para uma melhor performance dos anúncios.
É com base no peso e nas dimensões dos produtos que a Shopee calcula o valor do frete. Portanto, preencha estes campos com atenção, para oferecer boas opções de envio aos consumidores.
No momento em que você está criando os anúncios, será preciso definir se eles possuem variações (seja de cor, tamanho, modelo etc.). É possível especificar dois tipos de diferenciações por item.
Logo, caso você venda peças de roupa, pode criar uma variação de cor e uma de tamanho. Assim, o usuário consegue optar pelo que deseja e realizar a compra.
Existem, ainda, outras diretrizes do marketplace para garantir que sua loja estará cumprindo os requisitos do canal de vendas. São elas:
Por fim, também é proibida pelo canal de vendas a venda de animais, medicamentos, armas, produtos de tabacaria e drogas.
É fundamental seguir as melhores práticas para criação de anúncios, assim como estar atento às políticas proibidas pela Shopee. Afinal, o não cumprimento das exigências pode levar ao banimento da sua loja junto ao marketplace.
Cada marketplace conta com uma política de comissão diferente.
Por fim, é relevante compreender como funcionam as comissões dentro da Shopee Marketplace. Conforme você realiza vendas dentro do canal, taxas serão cobradas. É dessa forma que a plataforma garante sua lucratividade.
A comissão é cobrada apenas em cima do valor do produto. Isso acontece porque o frete é pago pelo próprio consumidor ou pela Shopee, quando cupons promocionais são aplicados.
Para vendedores que não fazem parte do Programa de Frete Grátis Shopee, a taxa é de 14%, com limitação de R$100,00 de desconto por produto. Além disso, existe a comissão fixa de R$4,00 por item vendido.
Já os vendedores que fazem parte do Programa de Frete Grátis Shopee terão a cobrança da taxa de 14% e de mais 6%, com limitação de R$100,00 de desconto. Ainda é cobrada a comissão fixa de R$4,00 por item vendido.
Caso seu produto custe menos que R$8,00, a comissão fixa o será correspondente à metade do valor do item. Logo, se ele custa R$4,00, a taxa será de R$2,00. Em casos de devoluções, cancelamento, reembolsos ou desistências, a tarifa não é aplicada.
Unindo as diretrizes para criação de anúncios com as regras de comissionamento, você consegue entender melhor as exigências da Shopee Marketplace e, assim, cuidar para que tenha uma operação de sucesso junto ao canal de vendas!
Para criar sua loja na Shopee, será preciso criar sua conta na Central do Vendedor. É possível utilizar um CPF ou um CNPJ para seguir no processo, além de outros dados pessoais.
Será preciso, ainda, informar seus dados bancários ao acessar seu perfil, para que a Shopee realize os repasses dos valores em cima de cada venda feita por sua loja. Ao fazer o pagamento, o marketplace já desconta as taxas e comissões.
Com as informações devidamente organizadas, será possível cadastrar seus produtos e iniciar sua operação. Nesse momento, lembre-se de seguir as diretrizes para criação de anúncios descritas acima, neste artigo.
Além de seguir as exigências realizadas pela Shopee Marketplace, existem outras melhores práticas que podem ser utilizadas dentro do canal de vendas, para aumentar seus resultados.
Afinal, análises e estratégias de marketing podem ser utilizadas dentro do marketplace. Existe, ainda, a oportunidade de utilizar os recursos da própria Shopee a seu favor. Continue a leitura e saiba mais!
Por mais simples que possa parecer, é fundamental que as boas práticas para criação de anúncios definidas pela Shopee Marketplace sejam seguidas. A documentação do canal de vendas é longa e bastante completa justamente para que os vendedores consigam compreender o que pode ser feito dentro da plataforma, e o que deve ser evitado.
Estude as exigências para títulos, descrições e imagens, assim como as diretrizes para outros campos relevantes na hora de criar seus anúncios. Além disso, crie checklists para serem compartilhados com a equipe, para que, antes de publicar os produtos, eles sejam revisados.
Dessa forma, as chances de erros diminuem, o que garante que sua loja manterá uma boa reputação junto à Shopee. Ao mesmo tempo, a possibilidade de sua operação ser penalizada também é reduzida!
O valor dos produtos ainda é um dos principais fatores de decisão de compras para o usuário. Por isso, ter um processo de precificação assertivo e estratégico pode ajudar a aumentar suas vendas, ao mesmo tempo que garante uma margem de lucro positiva para sua loja.
Segundo a Shopee Marketplace, a melhor maneira de estabelecer seus preços é levando em consideração três fatores: seus custos operacionais, sua margem de lucro e seus concorrentes.
Antes de precificar, levante os custos para vender no marketplace, como composição de estoque, mão de obra, mobilidade, impostos e comissões. Dessa forma, você terá visibilidade sobre seus gastos, conseguindo usar este valor para precificar os produtos e garantir lucratividade.
Os custos da operação ajudam, ainda, a definir a margem de lucro em cima de cada produto. Assim, sua loja continua rodando com saúde financeira, e você consegue escalar a operação.
Analisar os concorrentes também é uma excelente prática. O levantamento ajuda a compreender a realidade do seu segmento junto à Shopee, ao mesmo tempo dá visibilidade sobre qual o preço médio cobrado por outras lojas em cima de itens iguais ou similares aos seus.
Por fim, é relevante trabalhar com outras estratégias de precificação, como promoções, estudo sobre datas e horários de pico, queima de estoque etc.
A Central de Marketing Shopee é um dos recursos disponibilizados pelo marketplace para que vendedores participem de campanhas promocionais e consigam impulsionar mais ainda suas vendas.
Na ferramenta, é possível criar descontos, ofertas relâmpago, cupons, promoções de frete, clube da marca e muito mais. Para acessá-la, basta clicar em Central de Marketing, na página do vendedor Shopee.
É neste recurso que você confere, ainda, os eventos que a Shopee está organizando, para participar deles e utilizá-los a seu favor. Campanhas de Black Friday, Dia das Mães, Dia do Consumidor e diversas outras ficam reunidas na ferramenta.
O Programa de Frete Grátis é outra ferramenta disponibilizada pela Shopee. Por mais que haja comissões diferentes para vendedores associados a ele, as vantagens também são bastante interessantes.
Mensalmente, a Shopee disponibiliza três cupons de frete grátis para os vendedores que fazem parte do programa. O marketplace possibilita, ainda, condições de envio especiais para compras acima de determinado valor. Dessa forma, as chances de conversão aumentam consideravelmente.
Participantes do Programa de Frete Grátis também possuem selo de destaque exclusivo, aplicado em todos os produtos da sua loja. Ele dá mais visibilidade para seus anúncios, além de impulsionar as vendas diárias.
Mensalmente, a Shopee Marketplace libera até cinco cupons para serem distribuídos para seus consumidores. Desse número, pelo menos dois são de frete grátis:
Esses cupons são exclusivos para compras realizadas pelo aplicativo da Shopee, de forma que podem ser enviados aos usuários por notificações push.
Durante a jornada de compra, é importante ter a equipe de atendimento devidamente treinada para sanar as dúvidas dos usuários, com o máximo de agilidade possível. Afinal, na Shopee, diversos concorrentes disputam espaço e, caso uma resposta demore a chegar, o cliente pode realizar negócios com outra marca.
Mais do que um bom atendimento via chat, é interessante ficar atento às avaliações dos seus produtos. É comum que os clientes realizem feedbacks, que ficam visíveis para outros usuários. Crie um processo para que eles sejam respondidos, a fim de que outros consumidores tenham visibilidade do atendimento da sua loja.
Em casos de avaliações negativas, evite apagá-las. Nessas situações, o ideal é entrar em contato com o consumidor, para entender os motivos da reclamação e, a partir disso, tentar transformar a experiência em algo positivo.
Brindes e pequenos presentes são uma oportunidade para se aproximar do consumidor, aumentando as chances dele realizar negócios com sua marca novamente. Principalmente no que tange marketplaces, esta é uma excelente prática.
Com a concorrência a poucos cliques de distância e presente no mesmo site, muitas vezes, é o cuidado com a experiência do cliente que vai tornar sua loja mais atrativa. Portanto, pense na experiência de unboxing, que pode tornar o processo de compra ainda mais especial.
O ANYMARKET é um hub de integração com marketplaces que te ajuda a vender mais, com menos esforço. Para isso, centraliza sua operação nos canais de vendas, automatiza tarefas cotidianas e reduz o tempo e esforço em processos.
Atualmente, o ANYMARKET é o maior integrador de marketplaces da América Latina, atuando em países como Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. São mais de 100 canais de vendas que podem ser centralizados dentro da plataforma.
Na prática, o hub consegue:
Toda a tecnologia do ANYMARKET é devidamente alinhada às regras e diretrizes dos marketplaces. Logo, o integrador é configurado para atuar de acordo com as exigências da Shopee, o que apoia em uma operação com mais qualidade dentro do canal de vendas.
Clientes que utilizam ANYMARKET na sua operação crescem em média 50% nos marketplaces e até 3 vezes mais que a média do mercado. Além disso, o time que atua junto aos canais de vendas conseguem diminuir em 50% o tempo gasto em tarefas rotineiras, o que reduz em 30% o custo operacional.
Quer saber mais sobre como o integrador de marketplace te ajuda a vender mais na Shopee Marketplace, ao mesmo tempo que possibilita que você expanda sua operação para mais canais de vendas? Acesse o site do ANYMARKET e confira mais sobre serviços e funcionalidades!