Com o início de um novo ano cada vez mais próximo, é hora de começar a pensar no planejamento para o que vem por aí. No varejo, muito desse planejamento está relacionado a eventos de vendas e à estruturação de estratégias e campanhas para trabalhar cada um deles.
Donos de e-commerce e lojistas de marketplaces precisam se atentar ainda mais às datas comemorativas e eventos de vendas - afinal, no universo virtual, o consumidor consegue comparar preços, produtos e condições com muito mais rapidez. Portanto, é preciso se destacar em meio aos concorrentes e conseguir chamar a atenção.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos eventos de venda mais importantes para o comércio eletrônico para que você não se esqueça de marcar a data no calendário. Confira!
A primeira grande data para impulsionar as vendas é o Dia do Consumidor. Comemorado internacionalmente no dia 15 de março e com ramificações no dia 16 no Brasil, este dia é marcado por grandes promoções.
O Dia do Frete Grátis é um evento especialmente voltado para o comércio eletrônico. Na data, sempre a última sexta-feira de abril, as lojas virtuais aproveitam para oferecer frete grátis nas entregas - um grande atrativo para consumidores. Em 2017, o evento acontece no dia 28 de abril.
O Dia do Solteiro tem ganhado cada vez mais destaque no e-commerce. Na China, a data já é um grande sucesso, o que acaba despertando o interesse de lojistas brasileiros. Aqui no Brasil, a data oficial é comemorada em 15 de agosto, enquanto na China comemora-se o 11 de novembro.
A Black Friday já é uma tradição. O evento mais esperado do varejo virtual acontece no dia 24 de novembro em 2017 e promete, mais uma vez, bater recordes de vendas. É uma grande oportunidade para fazer grandes promoções, trabalhando produtos com bons descontos.
A Cyber Monday acontece na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, em 2017, o evento está marcado para 27 de novembro. É uma boa alternativa para continuar com as promoções da Black Friday e manter bons níveis de venda durante um período maior.
Quem vende nos marketplaces tem mais uma excelente oportunidade para trabalhar com campanhas de venda! No aniversário de cada plataforma, é comum que todo o site entre no clima de promoções. Portanto, fique atento ao mês de aniversário dos marketplaces em que atua para conseguir aproveitar este momento.
Quer organizar o planejamento da sua loja virtual para 2017 e não perder nenhuma data importante? Faça o download gratuito do nosso Calendário para E-commerce 2017 e confira as principais datas e dicas para estruturar suas campanhas em cada uma delas!