Blog

Dados do E-bit: avaliação 360º parcial de 2016

31 de janeiro de 2017 - Atualizado em: 2 de outubro de 2024
Nenhum comentário

A Ebit, empresa especializada em publicar relatórios sobre o comércio eletrônico, publicou uma avaliação 360º parcial de 2016. Segundo dados o setor cresceu mais de 5% no primeiro semestre, um número superior ao crescimento do segundo semestre, que foi de aproximadamente 3%. Para 2017 a previsão é que o setor cresça de 10 a 15% e é provável que o cenário se repita, com um crescimento maior no primeiro semestre.

O ANYMARKET traz os principais destaques da avaliação do E-bit para que os lojistas consigam se planejar para o primeiro semestre de 2017.

Pedidos

 O começo de 2016 foi marcado pelo enfrequecimento das compras pela classe C, fato que teve muita influência na queda de 2% no volume de pedidos.

Dispositivos móveis

 A venda através de dispositivos móveis apresentou um grande crescimento durante todo o ano de 2016, até o mês de junho o share havia chegado a 23%.

Tiquet médio

 Os preços dos produtos aumentaram no ano de 2016 e essa realidade fez com que o tíquete médio aumentasse 7% no primeiro semestre do ano passado. O valor médio gasto pelo consumidor brasileiro foi de R$ 403,46 até o mês de junho.

Consumidores ativos

 No primeiro semestre de 2016, mais de 23 milhões de consumidores realizaram pelo menos uma compra online, um número 31% maior do que em 2015. O grande fator que fez com que esse aumento fosse tão significativo foi o fortalecimento da migração de vendas do varejo físico para o canal online.

Ciclo de compra online

 No primeiro semestre de 2016 as pessoas demoraram em média 16 dias para concretizar uma compra online. Esse dado nos mostra que a compra de produtos pela internet pode ser mais planejada, já que nesse canal o consumidor consegue comparar preços e produtos antes de fechar de fato uma compra.

 O perfil dos compradores no primeiro semestre de 2016 também mudou comparado ao mesmo período de 2015. Houve um aumento na participação de mulheres em compras online, e a tendência é que esse aumento continue em 2017. A idade média do consumidor continua sendo 43 anos, porém cada vez mais existe a entrada de novos consumidores com uma idade mais reduzida e nesse ano essa realidade tende a continuar.

Você pode acessar o relatório completo no site do E-bit e comparar com os relatórios dos anos anteriores. Conheça nosso Hub e entenda como ele pode te ajudar a vender mais nos marketplaces em 2017.

Compartilhe esse artigo: