O Amazon Marketplace é uma das maiores plataformas de vendas online do mundo, conectando vendedores e compradores em uma vitrine global. Se você deseja expandir sua operação e aproveitar o potencial dessa gigante do e-commerce, este guia é para você.
Neste artigo, você entenderá o que é o Amazon Marketplace, como ele funciona, os passos para começar a vender, os requisitos necessários e as comissões envolvidas. Continue a leitura e descubra como o Amazon Marketplace pode ser o próximo grande passo para o sucesso do seu negócio!
O que é Amazon Marketplace e como funciona?
O Amazon Marketplace é a plataforma de e-commerce da própria Amazon para que vendedores parceiros cadastrem seus produtos e os comercializem no canal de vendas. Em outras palavras, é a ferramenta disponibilizada pela marca para que você consiga realizar sua operação usando o site dela.
Dessa forma, quando uma pessoa realiza pesquisa por itens dentro da Amazon, seus produtos aparecerão na lista de opções do site. Assim, a marca realiza a intermediação da compra, conectando sua operação a milhares de usuários, permitindo que eles comprem com sua loja.
Todo o caminho de conclusão da compra acontecerá no ambiente da Amazon. A entrega pode ser feita tanto pela marca quanto pela transportadora parceira da sua loja. Tudo dependerá dos acordos feitos com o marketplace.
Após o ciclo de pagamento (que dura de 14 em 14 dias), o Amazon Marketplace irá repassar para sua conta os valores em cima das vendas realizadas durante o período. Nesse momento, é preciso conferir quanto foi recebido, pois descontos de comissões e de outras taxas podem ser realizados.
Segundo pesquisas, a Amazon é o maior marketplace do mundo, além de ter sido um dos pioneiros neste formato de negócios. No Brasil, também ocupa o top 5 dos canais de vendas mais acessados. Esses dados demonstram a força da plataforma, além do poder de negócios que ela possui.
O Brasil também foi o primeiro país no qual a marca começou a atuar, em 2017, com o Amazon Marketplace, depois dos Estados Unidos. A partir desse ano, a empresa permite que vendedores nacionais parceiros cadastrem seus produtos, expandindo sua operação junto a ela.
Com o passar dos anos, o número de sellers atuando junto ao Amazon Marketplace cresceu cada vez mais. Segundo dados da InfoMoney, em 2023, o canal de vendas contava com 78 mil vendedores brasileiros, 53% a mais que no ano anterior. Ao todo, são 18 milhões de produtos cadastrados por empreendedores apenas do nosso país.
Além de apoiar as vendas, o Amazon Marketplace tem auxiliado sellers brasileiros a expandirem sua operação internacionalmente. Mais de 3 mil empreendedores do nosso país já possuem atuação nos Estados Unidos e na Europa, graças à abertura do canal de vendas.
Em 13 anos de operação no Brasil, a Amazon já movimentou 25 bilhões de reais na economia brasileira. Nesse período, investiu mais de 33 bilhões de reais para expandir sua atuação em território nacional.
Os dados acima demonstram a força e a relevância do Amazon Marketplace no Brasil. Atualmente, o canal de vendas conta com soluções específicas para nosso país, facilitando a operação em território nacional e permitindo que você, vendedor, conquiste mais resultados por meio da plataforma.
Como vender no Amazon Marketplace?
Para começar a vender no marketplace, será preciso criar sua conta. Existem duas modalidades possíveis: a individual e a profissional. A primeira é indicada para quem fará poucas vendas por mês e, por isso, não possui cobrança de mensalidade. A comissão é em cima de cada conversão, no valor de R$ 2,00, mais comissionamento.
Já a segunda opção, ou seja, a conta profissional, é ideal para quem realiza diversas vendas mensais. Para criá-la, será preciso realizar o pagamento da mensalidade de R$ 19,00, além das comissões. No entanto, o Amazon Marketplace está com uma campanha promocional, na qual a taxa não será cobrada durante o primeiro ano de operação.
No momento de criação da sua conta, tenha em mãos os seguintes dados:
- Nome do titular da conta;
- E-mail e telefone do titular da conta;
- Informações da loja online: razão social ou nome da pessoa física titular da conta, endereço comercial comprovado por comprovante de domicílio e nome fantasia;
- Conta bancária;
- Cartão de crédito ou débito, para cobrança da mensalidade;
- CPF ou CNPJ.
Todos os documentos precisam ser válidos, estarem ativos e serem legíveis. O Amazon Marketplace se preocupa tanto com a segurança do vendedor quanto com a dos usuários que usam a plataforma. Logo, esta etapa é importante, e verificações serão feitas para garantir o melhor uso da ferramenta.
Quando estiver com os documentos organizados, basta acessar o portal do seller e iniciar o preenchimento dos dados. Ao final, você será direcionado para a Central do Vendedor, onde enfim começará a cadastrar seus produtos.
Além de criação de anúncios, a Central do Vendedor permite:
- Acompanhar os pedidos feitos junto à sua loja;
- Analisar as vendas;
- Editar anúncios antigos de produtos;
- Atualizar o estoque;
- Gerenciar os pagamentos;
- Acompanhar as métricas da sua operação;
- Realizar contatos com a equipe de suporte da Amazon, para eventuais dúvidas;
- Acompanhar dados diariamente sobre sua operação.
Para cadastrar produtos, ou seja, criar anúncios no Amazon Marketplace, você precisará inserir a descrição, o preço, a quantidade disponível em estoque e as imagens do item.
Quanto mais completo for seu anúncio, maiores as chances dele ser visualizado pelos usuários. As imagens, por sua vez, precisam mostrar o item completamente, de preferência em diferentes posições, e com fundo branco.
Por fim, além de compreender o que é o Amazon Marketplace e como começar a vender na plataforma, é relevante conferir as opções de logística dentro do canal de vendas. Ao todo, existem quatro:
Fulfillment by Amazon (FBA)
A FBA é uma logística desenvolvida pela própria Amazon. Neste modelo, os produtos são encaminhados para o centro de distribuição da marca, que cuidará de todo o processo de entrega, inclusive zelando pela organização e manutenção do estoque.
Vendedores que atuam no modelo FBA estão elegíveis para entrega pelo Prime, que tende a ser mais rápida e oferecer custos melhores aos usuários. Logo, é mais atrativa para os consumidores.
A logística FBA possui tarifas específicas, sendo elas:
- Comissão de vendas (tarifa padrão);
- Tarifa de logística;
- Tarifa de coleta;
- Tarifas de armazenamento de inventário;
- Tarifas de pedidos de remoção.
Fulfillment by Amazon on site (FBA on site)
Esta modalidade é bastante parecida com a FBA. O processo logístico fica por conta do Amazon Marketplace, com entrega elegível pelo Prime. A grande diferença é o armazenamento de estoque, que fica por conta do vendedor.
A logística FBA on site possui tarifas específicas, sendo elas:
- Comissão de vendas (tarifa padrão);
- Tarifa de logística.
Delivery by Amazon (DBA)
Geralmente, ao iniciar a operação no canal, os vendedores começam a operar com a logística DBA. Neste modelo, a Amazon cuidará do envio dos produtos. O estoque fica por conta do vendedor, e a entrega não é elegível pelo Prime.
A logística DBA on site possui tarifas específicas, sendo elas:
- Comissão de vendas (tarifa padrão);
- Tarifa de logística.
Logística do vendedor
Por fim, também é possível que o próprio seller cuide de toda a operação logística. Nesse caso, a única tarifa cobrada é de vendas, ou seja, a padrão. Nesta modalidade, os produtos não estão elegíveis pelo Prime.
Conhecendo esses detalhes, é possível começar sua operação no Amazon Marketplace. Além disso, é válido se aprofundar em outros materiais disponíveis na Central do Vendedor, sobre tópicos mais específicos, para compreender os detalhes da plataforma.
O que é preciso para vender no Amazon Marketplace?
Para se tornar um vendedor parceiro na Amazon, é preciso criar sua conta e configurá-la corretamente. Para isso, será preciso:
- Ser pessoa física ou jurídica, com CPF ou CNPJ ativo;
- Inserir seu e-mail, conta bancária e cartão de crédito;
- Emitir notas fiscais ou avulsas em cima das vendas.
Com esses itens organizados, é possível iniciar a operação. No entanto, para garantir bons resultados, é importante se aprofundar em outras ações, como criação de anúncios, participação de campanhas promocionais, definição de processo logístico etc.
Quais as comissões do Amazon Marketplace?
Por fim, como qualquer marketplace, a Amazon possui comissões e tarifas específicas de funcionamento. A primeira delas é influenciada pelo tipo de vendedor: se você for pessoa física, o canal de vendas cobra R$ 2,00 em cima de cada venda.
Se for pessoa jurídica, é cobrada uma mensalidade de R$ 19,00. Além disso, independentemente do tipo de vendedor, existem comissões em cima das categorias de produtos vendidos para serem pagas. Em outras palavras, esta taxa varia entre sellers de livros e de eletrônicos, por exemplo.
A comissão de categoria inicia em 10% e pode chegar até 15% em cima do valor do produto. Confira a lista completa:
- Comidas e bebidas: 10%
- Eletrodomésticos de linha branca, incluindo ares-condicionados: 11%
- Saúde e cuidados pessoais: 12%
- Bebidas alcoólicas: 11%
- Pneus e rodas: 10%
- Indústria e Ciência: 13%, com comissão mínima R$ 2,00
- Produtos para bebês: 12%
- Produtos para animais de estimação: 12%
- Eletroportáteis de cuidado pessoal: 12%
- Cozinha: 13%
- Jardim e Piscina: 12%
- Brinquedos e jogos: 12%
- TV, áudio e cinema em casa: 10%
- PC: 12%
- Eletrônicos portáteis: 13%
- Peças e acessórios automotivos: 12%
- Casa: 14%
- Beleza: 13%
- Beleza de luxo: 14%
- Celulares: 13%
- Câmera e fotografia: 13%
- Videogames e consoles: 13%
- Esportes, aventura e lazer: 13%
- Ferramentas e Construção: 14%
- Papelaria e Escritório: 14%
- Bagagem e acessórios de viagem: 15%
- Roupas e acessórios: 15%
- Calçados, bolsas e óculos escuros: 15%
- Relógios: 15%
- Jóias: 15%
- Livros: 15%
- Acessórios para eletrônicos e para PC: 15% até R$ 100,00. Itens acima de R$ 100,00 terão 15% cobrados em cima da centena e mais 10% no excedente.
- Móveis: 15% até R$ 200,00. Itens acima de R$ 200,00 terão 15% cobrados em cima da centena e mais 10% no excedente.
- Vídeo e DVD: 15%
- Música (CDs, LPs etc): 15%
- Instrumentos musicais e acessórios: 15%
- Demais categorias: 15%
Além disso, novas comissões podem ser cobradas conforme outros acordos são realizados com a Amazon. Como exemplo, podemos citar campanhas promocionais, planos de logística e até problemas envolvendo os pedidos.
Assim como todo canal de vendas, operar no Amazon Marketplace exige estudo, estratégia e dedicação. Para continuar se especializando no assunto, continue conectado no blog do ANYMARKET e acesse informações novas frequentemente!