Vamos falar sobre monitoramento de redes sociais? Os marketplaces estão em destaque entre as preferências dos usuários do Twitter para a Black Friday 2021.
É o que aponta o estudo “Whishlist Black Friday”, realizado pelo plataforma de gestão de redes sociais e atendimento multicanal Buzzmonitor. Esse insight foi possível a partir do monitoramento e social listening dos tweets dos clientes.
Analisar como o seu público se relaciona com o produto/serviço da empresa ajuda a criar uma estratégia consistente para garantir melhores resultados na Black Friday.
Diante de milhares de postagens e conteúdos pelos quais os usuários são impactados diariamente no ambiente digital, nunca foi tão importante entender o comportamento do cliente.
E é nas redes sociais que está a chave de ouro para ouvir os consumidores, seus concorrentes e o que eles pensam sobre sua empresa e o seu mercado.
Fazer Monitoramento de Redes Sociais e Social Listening permite que as empresas entendam como melhorar a experiência de seus clientes.
Segundo o Relatório Digital, publicado pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite, 57% da população mundial usa as mídias sociais.
E este número está crescendo de forma constante. A cada segundo 13 novos usuários começam a usar as redes sociais pela primeira vez.
Por isso, precisamos considerar a relevância das redes sociais na jornada de compra do cliente e entendê-la como um espaço para ampliar o relacionamento entre as marcas e seus consumidores.
Já pensou quantas pessoas a sua marca consegue impactar com as redes sociais? Você sabe qual o impacto está causando? Vamos explicar como colocar em prática o monitoramento de redes sociais e social listening a favor da sua marca.
Leia também: Como melhorar as vendas em marketplace com uma integração rápida e segura
O que é o monitoramento de redes sociais?
O monitoramento de redes sociais consiste em acompanhar todos os comentários, interações e menções sobre a sua marca e o mercado em volta dela nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc.
Esse monitoramento é feito por buscas de termos e palavras-chave relevantes para o branding da marca ou temas associados ao universo.
A partir desse resultado é possível interagir com os clientes, realizar atendimento nas redes sociais e colher várias métricas.
Algumas dessas métricas são o sentimento do público em relação à marca, satisfação e insatisfação dos clientes, e até opiniões sobre o que a sua empresa vende.
O monitoramento deve ser um trabalho constante pois é uma oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente e construir proximidade com o público.
A Netflix Brasil é um exemplo de case de sucesso de monitoramento nas redes sociais. A marca sempre responde comentários e publicações no Twitter e Instagram e criou uma abertura e troca com o público em um tom leve e de humor.
Quer saber mais sobre como aproveitar a Black Friday ao máximo? Confira no vídeo abaixo dicas de estratégias para vender em marketplaces durante a campanha:
O que é Social Listening?
O Social Listening é a prática de analisar conversas e tendências relevantes para a sua marca, inseridas dentro de contexto.
Fazendo Social Listening sua empresa consegue entender o que as pessoas pensam, como o público se sente em relação a sua marca e ao universo em que ela está inserida.
Além de entender quais tópicos e tendências de mercado o público se interessa, qual a solução que ele precisa e qual a maneira mais eficaz de se conectar com ele.
Essa análise gera insights para criar melhores estratégias, gerar campanhas e mensagens de conteúdo, criar parcerias importantes, evitar repercussões negativas e aprimorar a experiência do seu cliente.
Diferenças entre Monitoramento e Social Listening
Monitoramento de redes sociais e Social Listening são coisas diferentes, mas que andam juntas em uma boa estratégia de comunicação. Em ambos a voz do público é o centro do trabalho.
O monitoramento te mostra o que está sendo falado e o Social Listening te diz o porquê. Um é a continuação do outro.
Com o monitoramento de redes sociais você identifica e responde perguntas e comentários sobre a sua marca. Com o listening social você consegue extrair insights de conversas sociais para aplicar à sua estratégia geral.
Como colocar em prática monitoramento de redes sociais e social listening?
Vamos passar para parte de como realizar monitoramento de redes sociais e social listening. Primeiro, otimize tempo e facilite fluxos com automação
O número de informações na internet é incalculável. Então imagina ter que ir de rede social em rede social pesquisando possíveis menções a sua marca?
Ou ainda todos os posts sobre temas importantes para o mercado? Isso levaria horas e muito esforço de uma equipe que poderia focar em outras atividades.
Para facilitar esse processo, existem softwares de monitoramento automatizados que reúnem todas as informações em um único lugar.
O primeiro passo é realizar a sincronização dos perfis da marca em todas as redes sociais à plataforma.
Então, a equipe de mídia cadastra os termos e palavras-chave relevantes para a marca e recebe os resultados do monitoramento em tempo real.
A partir daí, é só fazer acompanhamento desses dados, e responder ao público por meio de interações criativas e resolutivas.
Termos para monitorar na Black Friday e melhorar as vendas em marketplaces
Veja alguns termos que você pode monitorar na Black Friday para acompanhar o desenvolvimento da sua campanha:
- Nome da marca
- Nomes de produtos e serviços da empresa
- Menções com tags no Facebook, Instagram e Twitter
- Hashtags
- relacionadas a Black Friday dentro do seu nicho
- relacionadas ao mercado
- de campanhas lançadas pela empresa
- Palavras-chave que sejam do interesse da marca
- Menções do concorrente
Lembre-se de cadastrar o nome da marca e dos serviços também com variações com erros ortográficos que sejam recorrentes. Principalmente se for um nome de grafia difícil. Assim nenhuma menção irá passar despercebida.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois, veja alguns insights importantes que você pode ter se incluir monitoramento de redes sociais e social listening na sua estratégia de negócio.
Acompanhe a repercussão da sua campanha e tenha dados de qualidade para moldar sua estratégia
A campanha da Black Friday é, sem dúvidas, a maior data do e-commerce brasileiro. Muito esforço é colocado para oferecer os melhores descontos aos seus clientes. Mas é preciso mensurar quais estratégias têm dado certo e quais não.
Acompanhar a repercussão da campanha nas redes sociais mostra onde a marca acertou, onde errou e onde pode melhorar. Esses insights valem tanto para a próxima Black Friday, como para as demais campanhas ao longo do ano.
Use o monitoramento e o social listening para identificar esses pontos e moldar a estratégia da marca em cada canal de venda.
Evite crises de imagem com o social listening: identifique situações de alerta e vire o jogo
Muitas vezes a crise de imagem começa quando uma reclamação que não chegou até a empresa é publicada nas redes sociais.
Isso acaba tomando uma proporção muito grande e negativa. Essa situação é ainda mais fácil de acontecer durante a Black Friday, quando o número de vendas e demandas é mais alto.
Com o monitoramento de termos, mesmo que a marca não tenha sido mencionada diretamente, é possível identificar posts como esses logo no início e fazer um bom trabalho de social listening.
Antecipe-se a uma possível crise e contorne a situação em pontos positivos para a empresa. Mostre que possui rapidez e eficácia no atendimento e resolução de problemas.
Lembre-se: toda empresa está passível de erro, mas o que vai definir a reputação da marca é como ela lida com o problema.
Se você quer entender mais sobre reputação, confira esse EBook da Buzzmonitor em parceria com o Reclame AQUI sobre o tema.
Transforme dados em estratégia: tome decisões de forma mais assertiva com o social listening
O monitoramento funciona como um feedback direto do consumidor. O social listening funciona como o termômetro que vai dizer qual a situação desse feedback.
As informações colhidas a partir daí servem como parâmetro para a sua equipe. Se a marca analisa os dados colhidos nas redes sociais é possível entender o que o seu consumidor deseja e de que maneira.
Com a informação completa é possível entregar um conteúdo mais estratégico e assertivo. Isso aumenta o engajamento da marca nas redes sociais e melhora o relacionamento com os clientes.
Saiba mais sobre: medir e analisar dados para planejar as vendas em marketplaces
Essa máxima vale para todas as áreas. Se conseguimos identificar, por exemplo, que a maior parte das menções a uma marca está na entrega dos produtos, conseguimos aumentar os esforços para melhorar o serviço prestado.
Compare performances com o concorrente usando o monitoramento de redes sociais
Conheça o seu desempenho e estabeleça melhorias!
Você precisa conhecer bem o mercado em que está inserido para conseguir se destacar e ter sucesso no seu nicho.
Não esqueça que dentro dos marketplaces a concorrência é grande e você precisa encontrar maneiras de se destacar.
Monitorar a concorrência é importante para acompanhar o que eles estão oferecendo, como o público interage com eles e quais as tendências que estão seguindo.
Pense nisso como uma maneira de extrair insights. Reinvente ideias, utilize marketing de oportunidade. Ainda, acompanhe a repercussão da campanha de Black Friday do concorrente, avalie opiniões e relacionamento da marca com os clientes.
Compare os resultados da sua marca com os de seus principais concorrentes e identifique quais os pontos fortes e fracos da sua performance.
Essa análise vai te mostrar o que você pode oferecer como diferencial para crescer nas redes sociais e atrair mais clientes.
Agora que você já sabe a importância de monitorar as redes sociais e fazer social listening, é hora de começar! Use essas e outras estratégias a seu favor e tenha uma campanha de sucesso na Black Friday.
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