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7 dicas para uma descrição de produto que converte nos marketplaces

19 de março de 2025
11 minutos de leitura

Criar uma descrição de produto em marketplaces pode parecer uma tarefa cansativa e repetitiva, mas é um dos fatores que mais impactam as vendas nos marketplaces. Investir tempo para estruturar uma descrição eficiente faz toda a diferença entre um produto esquecido e um destaque entre os concorrentes.  

A boa notícia? Esse processo pode ser otimizado e tornar-se muito mais prático se você tiver as informações corretas e as ferramentas especialistas para te ajudar. Afinal, além de melhorar o ranqueamento nos marketplaces, descrições bem elaboradas reduzem dúvidas, evitam cancelamentos e ajudam a converter mais visitantes em clientes. 

Um estudo do E-commerce Quality Index revelou que apenas 40% dos produtos em lojas virtuais possuem descrições completas. Isso significa que, ao otimizar suas descrições, você já se destaca dos outros 60% da concorrência 

Quer descobrir melhor como fazer isso, como usar um gerador de descrição de produto e onde acessar essas informações? Continue lendo esse artigo!  

Como fazer a descrição de produto? 

O segredo para fazer uma descrição de produto que converta nos marketplaces é contemplar estratégia SEO de ranqueamento, conhecer a linguagem do seu público-alvo, criar estruturas de fácil leitura, retomar as dores do cliente e os benefícios que aquele produto sana, entre outras.  

Confira um pouco mais sobre cada uma dessas dicas a seguir: 

1. Utilize palavras-chave relevantes 

Para otimizar sua descrição de produto, é possível realizar uma pesquisa de palavras-chave usando ferramentas como Google Keyword Planner, Ubersuggest ou SEMrush. Essas plataformas ajudam a identificar os termos mais pesquisados pelos consumidores dentro do seu nicho. 

Ao definir suas palavras-chave, inclua-as de forma estratégica no título e na descrição de produto, garantindo naturalidade no texto. Mas, lembre-se: evite exageros ou repetições desnecessárias, pois isso pode prejudicar a leitura e a experiência do usuário. 

Veja um exemplo: ao pesquisar “Adidas Samba” na ferramenta SemRush, ela nos apresenta dados detalhados sobre o uso das palavras-chave. O seller que vende esse item pode apresentar opções de looks no fim da descrição e utilizar a palavra-chave “Como usar Adidas Samba”, aumentar seu ranqueamento e, ainda, promover um conteúdo de qualidade para seus consumidores. 

Tela de pesquisa de palavra-chave pelo SemRush.

Além disso, cada marketplace pode ter diretrizes específicas sobre o uso de palavras-chave, então fique atento para não comprometer a qualidade do seu anúncio. 

Quer se aprofundar no assunto? Leia no artigo “SEO para e-commerce e para marketplace: estratégia e posicionamento”! 

2. Conheça a linguagem do seu público 

Entender como seu público se comunica é essencial para criar descrições que realmente engajem e convertam. Cada nicho possui uma forma específica de consumir informações, e adaptar o tom da sua descrição ao perfil do comprador pode fazer toda a diferença na taxa de conversão. 

Se você vende produtos voltados para um público jovem, como eletrônicos ou moda streetwear, uma abordagem informal e dinâmica pode ser mais eficaz. Em vez de escrever "Tênis confortável de alta durabilidade", experimente algo como "O tênis que acompanha o seu ritmo o dia todo, com máximo conforto e estilo". 

Por outro lado, para um público mais técnico, como profissionais da construção civil ou da área médica, a clareza e precisão são fundamentais na descrição de produto. Em vez de "Furadeira potente para qualquer tipo de superfície", prefira algo como "Furadeira de impacto 500W, ideal para concreto, madeira e metais, com controle de velocidade variável para maior precisão". 

Evite descrições genéricas que não conversam diretamente com o comprador. Ao invés de "Produto de qualidade excelente", detalhe as características que fazem dele uma boa escolha. Compreender as necessidades do seu público e ajustar a linguagem conforme o contexto é um diferencial que pode destacar seu anúncio entre os concorrentes. 

3. Siga a estrutura: informações técnicas, benefícios e diferenciais 

Pensar na estrutura da descrição de produto em marketplaces é fundamental para manter o comprador interessado e convencê-lo a finalizar a compra, além de criar uma linha de raciocínio sobre o produto.  

Divida o texto em seções estratégicas, começando por um breve resumo do produto, seguido das especificações técnicas e, por fim, os diferenciais competitivos. Dessa forma, você mantém a informação acessível e persuasiva. 

Além disso, a escaneabilidade do texto impacta diretamente na conversão. Parágrafos longos e confusos afastam o cliente. Utilize subtítulos, negritos e bullet points para facilitar a leitura. Seu objetivo é tornar a decisão do comprador mais rápida e intuitiva. Quanto mais clara a informação, menor a chance de devoluções e reclamações. 

4. Nos benefícios, apresente as dores que o produto soluciona 

Muitos sellers focam apenas nas características do produto e esquecem de destacar os benefícios reais para o comprador. Por que alguém deve escolher o seu produto em vez do produto do concorrente? Explique como ele resolve um problema, melhora a experiência ou facilita o dia a dia do consumidor. 

Se um produto é à prova d’água, não diga apenas "Resistente à água". Explique que "Ideal para treinos ao ar livre em qualquer clima, sem preocupações com suor ou chuva". Essa abordagem ajuda o comprador a visualizar como o produto se encaixa em sua rotina, aumentando as chances de conversão. 

5. Inclua uma tabela de medidas, se necessário 

Duas tabelas de medidas de diferentes camisetas no marketplace

A tabela de medidas traz mais segurança para o cliente e reduz a taxa de cancelamento.

Em categorias como moda, calçados e acessórios, fornecer uma tabela de medidas na descrição de produto pode reduzir significativamente o número de devoluções, além de garantir mais conversões graças a autoridade do assunto. 

Muitos consumidores ficam inseguros sobre o tamanho correto ao comprar online, e a falta dessa informação pode levá-los a desistir da compra. Disponibilizar medidas detalhadas ajuda o cliente a tomar uma decisão mais informada e reduz a chance de insatisfação. 

Quer descobrir como preencher uma tabela de medidas no Mercado Livre? Clique aqui e leia nosso artigo sobre! 

6. Faça uma descrição de produto autoral (o Google e os marketplaces adoram!) 

Você sabia que copiar descrições de fabricantes ou concorrentes pode prejudicar a performance do seu anúncio? 

Muitos marketplaces penalizam conteúdos duplicados e consideram isso como plágio, o que pode afetar o ranqueamento do seu produto. Para evitar esse problema, o seller pode utilizar as informações do catálogo do anúncio e reformulá-las de maneira única. 

Mas, caso não tenha tempo ou habilidade para criar textos originais, pode contar com ferramentas de Inteligência Artificial! No ANYMARKET, a tecnologia SBOTs Ad A.I. Writer automatiza esse processo, com um gerador de descrição de produto otimizadas e alinhadas à linguagem de cada marketplace.  

Dessa forma, além de evitar problemas com plágio, você garante que seu anúncio siga as melhores práticas de SEO e conversão. Quer saber mais o que os agentes de automação do ANY podem fazer por você? Clique aqui e entenda tudo sobre eles! 

7. Inclua depoimentos e avaliações 

A prova social é um dos fatores mais influentes na decisão de compra online. Consumidores confiam mais em produtos que já possuem avaliações positivas de outros clientes. Sempre que possível, inclua na descrição de produto trechos de feedbacks reais ou incentive os compradores a deixarem comentários após a compra. 

Se o marketplace permitir, destaque frases como: "97% dos clientes recomendam este produto!" ou "Mais de 5.000 unidades vendidas com avaliações 5 estrelas". Isso transmite credibilidade e reduz as objeções do comprador, aumentando as chances de conversão. 

Além de aumentar a confiança, depoimentos ajudam a destacar pontos fortes do produto sob a ótica do consumidor. Utilize relatos que evidenciem diferenciais como qualidade, durabilidade e usabilidade.  

Outro ponto essencial é manter um acompanhamento ativo das avaliações. Responder dúvidas e agradecer feedbacks positivos demonstra comprometimento com o cliente e pode influenciar novas compras. Caso receba críticas, busque resolver o problema rapidamente, mostrando que seu atendimento é eficiente e confiável. 

Regras de cadastro de produto no Mercado Livre e boas práticas 

O Mercado Livre tem regras específicas para a criação de descrição de produto, e, se não as seguir, seu anúncio pode ficar fora do ar.

Cada marketplace possui regras específicas para cadastros de produtos, e segui-las à risca é essencial para garantir a visibilidade do seu anúncio. Para o cadastro de produto no Mercado Livre, por exemplo, os padrões incluem: 

  • Título: Máximo de 60 caracteres, seguindo a estrutura Produto + Marca + Modelo + Especificação. 
  • Descrição: Máximo de 10.000 caracteres, sem tags HTML. 
  • Fotos: Imagens de alta qualidade (500 x 500px a 1200 x 900px), sem bordas, banners, textos, logomarca ou marca d’água. O mínimo é 1 e o máximo 10 fotos. 
  • No Mercado Livre, anúncios que possuem atributos e cadastros de produtos completos em suas informações possuem maior relevância em buscas. 
  • A estrutura de categorias na ficha técnica Mercado Livre é bem específica, com uma ramificação bem pontual. Sendo assim, sugere-se organizar a estrutura de categorias da Plataforma/ ERP de forma equivalente àquela existente no marketplace. 
  • A ficha técnica Mercado Livre não permite tags na descrição de produto, ou seja, o texto da descrição deve ser em texto corrido, apenas com quebra de linha. Cuidado, isso pode ser um motivo para seu anúncio ser pausado! 
  • É permitida apenas uma variação personalizada por produto. Se a categoria do produto não exige nenhum tipo de variação, pode-se ter apenas uma variação personalizada. 

Quer descobrir informações como essas, só que de outros marketplaces? Baixe já gratuitamente o “Manual de Ficha Técnica em Marketplaces” do ANY e acesse facilmente mais informações.  

Vale lembrar que, com o ANYMARKET, você cadastra produtos e kits apenas uma vez e envia o anúncio de forma automática para todos os seus marketplaces. Cada canal de vendas possui regras, atributos e categorias diferentes, por isso a maioria dos hubs, ao contrário do ANY, não conseguem vincular de forma automática. 

Dicas da Marca Seleta 

A Marca Seleta é um serviço especialista que cuida de toda a operação nos marketplaces, da estratégia à execução, para que sellers vendam mais com menos esforço. 

Com um time dedicado, garante que sua operação seja otimizada, desde o cadastro e gestão de catálogo até a precificação estratégica e campanhas promocionais. 

Com essa expertise, pedimos para eles compartilharem algumas dicas específicas em relação ao cadastro de produto no Mercado Livre. Veja a seguir: 

  • Revise seus anúncios sem vendas! Se um produto não vende há meses, finalize o anúncio, melhore imagens e descrições e publique novamente para ganhar relevância.  
  • Estoque sempre em dia! Mantenha um bom volume de produtos para evitar pausas nos anúncios e garantir mais visualizações.  
  • Aposte em vídeos! Use a ferramenta Clipes para subir vídeos dos produtos e aumentar a visibilidade entre novos clientes. 

 

Como o Manual de Ficha Técnica pode transformar sua operação em marketplaces 

Até aqui você já percebeu que a gestão de produtos vai muito além de colocá-los a venda e esperar as compras.  

Para garantir eficiência na operação e evitar erros, o Manual de Ficha Técnica em Marketplacesdo ANYMARKET reúne informações detalhadas mais de 25 marketplaces, ajudando sellers a otimizar seus cadastros e maximizar resultados. 

Essa é uma forma estratégica de otimizar tempo e reduzir inconsistências na base de produtos. Afinal, com informações claras e organizadas, o seller pode padronizar suas descrições, melhorar a qualidade dos anúncios e garantir que cada detalhe esteja em conformidade com as exigências de cada plataforma.  

Dessa forma, é possível manter uma operação mais estruturada e competitiva nos marketplaces, além de facilitar o dia a dia da operação. 

Se você quer saber mais sobre a padronização da descrição de produto em cada um dos marketplaces que atua, baixe o Manual de Ficha Técnica em Marketplaces gratuitamente e comece já a otimizar sua rotina! 

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