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5 oportunidades para e-commerce em 2016

21 de março de 2016 - Atualizado em: 2 de outubro de 2024
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Com lojas virtuais cada vez mais presentes no mercado, é importante estar sempre atento às tendências e oportunidades para cada ano. Até o final de 2016, segundo o relatório dos Webshoppers divulgado semestralmente pela E-bit, a expectativa é de que os e-commerces alcancem um crescimento de 20%. Para isso, seguem 5 oportunidades para e-commerce em 2016.

Marketplaces

Como já tratamos no blog, atuar em um marketplace possui diversas vantagens e este setor está dominando o mercado a cada novo ano. Credenciar a sua loja a um grande player para comercializar seus produtos gera uma maior visibilidade para seu e-commerce, possibilita maior confiança de seus consumidores, economiza tempo e, consequentemente, pode aumentar sua taxa de conversão.

Marketing de Conteúdo

O mercado de e-commerce em 2016 foi rendido pelo inbound marketing baseado em marketing de conteúdo. Isso é feito oferecendo conteúdos de valor em blogs, e-mail marketing e redes sociais para os consumidores. Com um público cada vez mais presente e atento à atuação das marcas, é só a partir de conteúdos relevantes e personalizados que será possível convencer o consumidor a escolher a sua loja. O marketing de conteúdo deve ser uma forma de esclarecer dúvidas, fornecer dicas de uso de produtos, aplicações e apresentar novidades sobre o negócio. Não é mais suficiente estar presente e publicar conteúdos, mas conhecer o público e entregar a ele o que interessa.

Experiência

Nada se destaca mais durante este ano do que a importância dada à experiência do usuário. Ligado aos fatores já apresentados, possuir um site de ótima usabilidade, boas condições de navegação, processos simplificados, certificados de segurança e um bom atendimento durante toda a venda são essenciais. Para isso, foi criado o conceito de omnicalidade, fundamental no momento de disponibilizar seus produtos online. Este se trata de tornar a experiência do consumidor a melhor possível, independente da plataforma utilizada. Garantir uma estratégia distinta para cada plataforma, com uma comunicação uniforme e potencializando as vantagens de cada canal é oferecer um ambiente confiável para a compra, favorecendo a conversão.

Mobile

Estamos na era da mobilidade e não existe forma de ignorar a onda de celulares e tablets presentes nas mãos dos consumidores. Segundo pesquisa feita pela Coupfy, as compras por celulares e tablets, mais conhecida por mobile commerce, devem crescer 42% até o final de 2016. Enquanto nos Estados Unidos a maioria das compras é realizada por aplicativos, no mercado brasileiro os vendedores e consumidores buscam por sites mobile responsivos. O esperado até o final de 2016 é que as vendas por meio do celular cresçam em cerca de 50% quando comparado ao ano anterior.

Fidelidade

Gerar uma boa experiência no consumidor é sinônimo de criar fidelidade. Ao oferecer um conteúdo personalizado, não deixar dúvidas, passar segurança, oferecer vantagens para as compras e entregar bons produtos, clientes atuais continuarão a comprar na sua loja e serão promotores dela para pessoas próximas. Existem diversas estratégias personalizadas de entregar conteúdos, como as ofertas de produtos relacionados aos interesses de um consumidor anunciados na primeira página ou por meio de e-mail marketing. Neste ano, a tendência é diminuir ofertas de frete grátis para oferecer esta vantagem apenas para clientes fidelizados. São estes detalhes que transformam visitantes em consumidores fiéis.

Analise as oportunidades presentes no seu setor e-commerce e aproveite as vantagens do ano de 2016 para crescer ainda mais! Entenda melhor como atuar em marketplaces com nosso e-book guia prático para o sucesso nos marketplaces.

 

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