Enquanto muitos ainda curtem bons momentos de férias, outros já começam a pensar nos gastos extras que surgem no início de todo ano. Um desses gastos que não pode ser esquecido é a compra de materiais para a volta às aulas.
Com grande parte das escolas iniciando o ano letivo em fevereiro, janeiro é o momento perfeito para que lojistas comecem a trabalhar campanhas de volta às aulas. É nesta época que os pais começam a pesquisar preços para completar a lista exigida pelas instituições e, cada vez mais, a compra pela internet é uma escolha para o momento.
Segundo uma pesquisa feita pelo site Cupons Mágicos, em 2016 cerca de 36,2% dos brasileiros planejaram-se para fazer as compras de materiais escolares em lojas virtuais.
Quer impulsionar as vendas do seu e-commerce com campanhas de voltas às aulas? Confira algumas dicas e prepare seu planejamento!
Foco nos setores de Livros, Papelaria e Tecnologia
Neste momento, os setores que mais têm a ganhar são Livros, Papelaria e Tecnologia. Se você atua em algum destes segmentos, aproveite para trabalhar a venda de livros – especialmente os didáticos, teóricos e grandes clássicos da literatura -, artigos de papelaria em geral e dispositivos como notebooks, computadores, tablets e leitores digitais.
Outros setores também podem aproveitar o momento
Embora a demanda seja menor, outros setores do e-commerce também podem aproveitar o mês para fazer campanhas de volta às aulas. Quem atua dentro de Moda e Acessórios, por exemplo, pode trabalhar produtos como bolsas, mochilas e pastas. Já para os lojistas do segmento de Móveis e Decoração, o momento é apropriado para alavancar as vendas de escrivaninhas, cadeiras de escritório, estantes e organizadores.
Na dúvida se sua loja consegue ou não aproveitar a volta às aulas para trabalhar algum tipo de campanha, a dica é fazer uma análise cuidadosa de seu mix de produtos e tentar relacionar os itens com a rotina de estudantes.
Anuncie para os pais
Embora uma faixa de estudantes universitários faça suas próprias compras de materiais nesta época do ano, a maior parte das vendas é de produtos para uso de estudantes até o ensino médio. Afinal, além da maior quantidade de estudantes nesta fase escolar, as listas de materiais exigidos são mais pontuais.
Neste cenário, é importante que você se lembre de preparar as campanhas com foco em quem vai realizar as compras: os pais. Adeque a linguagem e tenha em mente que, para os pais, o fator decisivo na hora das compras de volta às aulas é o preço.
Atente-se aos prazos de entrega
Cuidado para não prometer prazos que não será capaz de cumprir! Assim como em muitas datas comemorativas, entregar as compras de volta às aulas no prazo é essencial – os estudantes não podem chegar ao primeiro dia de aula sem ter recebido os produtos. Portanto, verifique suas estratégias de logística para a época e deixe os prazos muito claros para o consumidor.
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