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Utilizando centros de distribuição e docas de forma estratégica na sua operação de marketplace!

20 de maio de 2019 | Nenhum comentário

O que são CD’s e docas?

Centros de distribuição, ou simplesmente CD’s, são locais físicos onde varejistas e distribuidores armazenam todo seu estoque e fazem o recebimento de mercadorias e expedição das vendas.

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

O processo de recebimento e expedição, em sua maioria é feito pelas docas, que são interligadas ao CD’s e possibilitam que a transportadora realize tanto a carga quanto a descarga de produtos no local demarcado.

Em grandes empresas de varejo ou atacado, podemos encontrar vários centros de distribuição, com múltiplas docas (carga e descarga) e diversas transportadoras trabalhando de forma simultânea.

Segue abaixo uma ilustração deste processo

Processo do produto em um centro de distribuição

O que acontece dentro de um centro de distribuição?

Dentro de um centro de distribuição são realizadas diversas etapas do processo logístico, dentre elas

Recebimento

 As transportadoras deixam os produtos nas docas que na sequência são direcionados para a equipe de contagem e separação.

Feito a primeira auditoria, entra o setor fiscal lançando as mercadorias dentro de sua plataforma de gestão de armazém e/ou ERP.

Movimentação

 Agora vamos organizar o estoque dentro do centro de distribuição, é aqui que entram os pallets, empilhadeiras e equipamentos de EPI.

 O objetivo é facilitar a localização e gerenciamento dos itens em estoque (novos, reversa e atuais).

Picking

 Aqui entra a equipe de separação do pedido.

Ou seja, quando a equipe comercial envia a demanda para área logística, é a equipe de picking que precisa ter as melhorias práticas e métodos do mercado para tornar sua operação ágil (garantindo os prazos de entrega com cliente e expedição com os parceiros, quando envolve um terceiro como marketplace por exemplo – no qual exige que a expedição seja feita em até 24 horas).

Expedição

 Por último temos a expedição, onde embalamos os produtos, faturamos e enviamos para a doca de expedição, onde será entregue para o cliente final.

 A partir daqui, é extremamente importante que os lojistas tenham transportadores com tecnologia para realizar o tracking do pedido e possam manter o cliente final por dentro do status real do seu pedido.

 Já existem softwares como Frenet e Intelipost que facilitam este trabalho de tracking junto com as transportadoras e inclusive se integram com plataformas de e-commerce e plataformas de vendas em marketplace como ANYMARKET.

Por que utilizar mais de um CD?

Hoje é comum ver empresas utilizando mais de um centro de distribuição, isto ocorre por questões como: isenção fiscal no estado ou cidade, parceiros logísticos ou até mesmo fabricantes estratégicos na região.

Com isso, a empresa consegue melhores condições no valor do frete, reduz o prazo de entrega e até mesmo com uma boa gestão de estoque que reduz drasticamente a necessidade de alto fluxo de caixa por custo de estoque parado.

Possibilitando vasão mais rápida dos produtos em estoque.

Quando começam a atuar com mais de um centro de distribuição, as empresas geralmente possuem uma dor que é o gerenciamento destes múltiplos estoques, e com isso, precisam de plataformas avançadas para garantir a integração dos seus canais de vendas com seu armazém.

 O ANYMARKET é uma das plataformas de venda em marketplace que possibilita você integrar estes múltiplos estoques diretamente na ferramenta ou através de uma API de estoque.

Qual o perfil de empresa que atua nesta modalidade?

Atualmente, devido ao alto custo de operação, são as grandes empresas varejistas e de atacado que trabalham com modelo de múltiplos CD’s.

 Porém, um fenômeno que vem ocorrendo nos últimos anos é a terceirização do seu estoque para uma empresa especialista em fulfillment aonde irá receber o seu produto e realizar todo processo listado acima, possibilitando que PMEs também atuem com mais de um CD simultâneo.

Esta empresa pode ser tanto um marketplace oferecendo este recurso como um serviço, Mercado Livre Full e B2F da B2W por exemplo.

Ou até mesmo terceirizando com uma empresa especializada como a Marco Camp no Espirito Santo, por exemplo.

Quais as principais regiões?

Algumas regiões no Brasil oferecem incentivos fiscais para este tipo de operação ou possuem investimentos agressivos no segmento, algumas em destaque são:

Estado do Espirito Santo, cidade de Extrema em Minas Gerais e Cajamar no estado de São Paulo. Estes, abrigam centros de distribuição de empresas como: Amazon, Mercado Livre, B2W, Marabraz, Via Varejo e outros grandes varejistas.

Estratégias para operar no marketplace com múltiplos CD’s

Hoje nos marketplaces, o ambiente competitivo e hostil em relação a preços, exige que o seller tenha uma excelência na gestão de pricing, por isso, qualquer redução que influencie o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é bem-vinda.

Atuar com mais de um centro de distribuição e terceirizar o mesmo para outras empresas, vem sendo uma estratégia para as grandes varejistas na busca por redução do custo do preço de frete, podendo ser uma grande alavanca para equipe comercial realizar campanhas e promoções mais agressivas.

Conclusão

Inovar, automatizar processos e ter parceiros estratégicos sem dúvida são os principais pilares para ter uma operação logística que te ajude escalar os negócios.

 Não deixe que a falta de processo gere um gargalo na sua empresa, busque especialistas para lhe apoiar, plataformas robustas com tecnologia avançada e terceirize aquilo que não é sua especialidade.

 Veja no vídeo abaixo um pouco e como é um dos centros de distribuição da empresa Amazon – https://youtu.be/VUsTAUbOK38

 


Sobre o autor

Rodolfo Helmbrecht é Coordenador de Canais e Parcerias do ANYMARKET, solução de integração entre e-commerce e marketplaces e gestor de Sales Development do Grupo DB1 Global Software.

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