mudanças no pac
Blog

Conheça as mudanças no PAC dos Correios e saiba como elas impactam suas entregas

16 de agosto de 2016 | Nenhum comentário

Uma das principais formas de entrega de encomendas em todo o Brasil, o PAC dos Correios, está passando por uma série de mudanças.

Essas mudanças impactam em aspectos da entrega, prazos e valor de seguro – pontos de grande importância para quem utiliza o serviço como forma de entrega de pedidos em e-commerce. As novas diretrizes começam a valer a partir do dia 22 de agosto, em todo o país.

Para não ser pego desprevenido e não ter problemas com os clientes, os e-commerces precisam se preparar para as alterações. Confira quais são as mudanças.

Entrega

O número de tentativas para entrega do PAC caiu: antes, eram realizadas três tentativas de entrega da encomenda e, com as mudanças, serão apenas duas. Depois da segunda tentativa, o pacote é enviado à unidade dos Correios mais próxima do destinatário, na qual permanece disponível para retirada pelo prazo de sete dias corridos.

Prazos e atrasos

Os prazos de entrega para PAC serão, a partir de agora, apenas estimados e não mais garantidos. Ainda assim, os Correios têm previstas indenizações dos serviços em caso de atraso na entrega. Nesse caso, as diretrizes para PAC estão alinhadas às do SEDEX e serão implantadas a partir de setembro.

Em caso de atraso de um dia, o valor da indenização será de 10% do valor pago pela postagem. Para dois dias de atraso, a taxa é de 20%. Para três dias ou mais, o valor será de 30% do total pago pela postagem.

Seguros

As linhas de serviços dos Correios passam a ter o PAC na linha Standard, enquanto os serviços de SEDEX ficam na linha Premium. Com isso, o limite máximo de valor declarado para encomendas enviadas por PAC passa a ser de R$ 3 mil, devendo ser divididas em mais de um volume caso o valor total ultrapasse essa marca. Para os serviços da linha Premium, o valor máximo da declaração é de R$ 10 mil.

Se o PAC é uma das formas de envio adotadas pelo seu e-commerce, vale a pena avaliar como essas mudanças vão impactar o seu sistema de envio de pedidos e a experiência de compra do consumidor. Afinal, qualidade de entrega é um ponto essencial para o sucesso de um e-commerce! Conheça outras formas de alcançar o sucesso investindo em Marketplaces.

Compartilhe esse artigo: