A maioria pode dizer que não compensa investir em ADS nos canais de Marketplace…
Convido você a fazer uma análise mais a fundo sobre esses tipos de investimentos que ‘parecem’ não fazer sentido.
Ao fim desse artigo, tenho como objetivo fazer você entender qual a real vantagem em aplicar esses investimentos nos grandes varejistas.
O investimento em ADS nos marketplaces é algo relativamente novo, assim como os próprios canais de marketplace, que surgiram no Brasil em 2012.
Pense em uma vitrine de shopping, porém com alcance nacional.
Ou seja, consumidores do Brasil inteiro estarão passando na frente dessas vitrines e você estará despertando o desejo de consumo dessas pessoas.
Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:
Abrir uma loja física ou loja virtual, qual seria o investimento inicial?
R$ 1.000,00, R$ 5.000,00, R$ 25.000,00?
Esse investimento seria apenas para materializar a loja, correto?
Se sim, você teria que investir mais quantos mil, para atrair pessoas para essa loja?
R$ 500,00, R$ 1.000,00, R$ 10.000,00?
Por mês?
Claro que esses são cenários totalmente ilustrativos, podendo ou não, representar o custo de uma nova loja.
Qual seria o custo então para você iniciar suas vendas em um canal de Marketplace?
Para isso você tem apenas que formalizar sua empresa e emitir Nota Fiscal, um investimento próximo de R$ 200,00. Se for um MEI, R$ 50,00 por mês aproximadamente.
Feito isso é hora de buscar os canais potenciais para começar a vender.
As principais vantagens desses canais são:
- Pagar comissão apenas por venda aprovada.
- Aproveitar o tráfego de grandes lojas.
- Usar o nome, os clientes fidelizados, a marca e a reputação das lojas.
- Não se preocupar com a aprovação de pagamentos.
Todo esse contexto para mostrar que, se falarmos de investimento e oportunidade, o modelo marketplace é, sem dúvidas, uma das melhores e maiores oportunidades para você materializar sua loja própria e empreender.
O ADS do Marketplace vem como mais uma forma de você potencializar suas vendas, existem diversas formas de fazer isso nesses canais, e quem já opera em marketplace, sabe muito bem do que estou falando.
Então, inicialmente o ADS é uma poderosa ferramenta nas mãos do lojista para que, de forma inteligente, você possa traçar novas estratégias de venda para a sua loja.
Veja como funciona a plataforma de investimento da B2W, o B2WADS:
Lembra que falei da vitrine de shopping?
Suponhamos que esse ‘shopping’ tenha um fluxo de 10 mil pessoas todos os dias, e você tenha uma conversão de 10% sobre essas pessoas.
Agora, pense que com apenas R$1.000,00 de investimento mensal em ADS no marketplace, você passe a ter um fluxo de 80 mil pessoas passando pelo seu produto, mantendo os 10% de conversão.
O resultado bruto é um crescimento de 1 mil pessoas consumindo sem ADS para 8 mil pessoas consumindo com o investimento em ADS.
Mesmo sem considerar ticket médio, margem de lucro, nessa suposição, fica evidente o resultado positivo que esses investimentos podem fazer para o seu negócio nos canais de marketplace.
Você estará investindo em tráfego para um canal de marketplace?
Não. Estará investindo em vendas do seu produto.
E é isso que importa no final do mês, quando você contabiliza as vendas e descobre a receita da sua empresa.
Em contra partida, eu preciso dizer que, já utilizei diversos canais de ADS, e sei que precisam evoluir muito em questão de dados e informações sobre os resultados desse investimento.
É necessário ainda otimização da plataforma, mas o resultado sempre foi positivo.
Certo, o que podemos concluir?
O ADS dos Marketplaces é mais uma forma de otimizar suas vendas.
Entenda mais sobre consumo, sobre o seu produto.
Estude melhor seu concorrente, negocie sempre com o seu fornecedor e então a estratégia de investimento em ADS fará total sentido para o seu negócio nos canais de marketplace.
Sobre o autor
Responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET.
Leandro Ratz tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas.
Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.