Não é de hoje que investir em marketing digital é fundamental para qualquer negócio. A presença no universo online, é, sem dúvida, imprescindível se você quer que sua marca ganhe destaque no mercado e se torne referência no seu segmento.

Porém, com um mercado tão competitivo e com a mudança de comportamento do consumidor, não basta apenas montar um e-commerce e fazer campanhas em mídias pagas para conquistar a confiança e a fidelidade do seu cliente.

Você precisa de muito mais que isso!

Seu comércio eletrônico precisa ter algo a mais a oferecer, uma vez que, o que não faltam hoje em dia são lojas virtuais querendo vender um produto.

É anúncio para todos os lados!

Na hora de escolher por uma marca, o consumidor leva em consideração uma série de fatores.

E é justamente nesse ponto que seu e-commerce pode fazer a diferença se você tiver esse “algo a mais” a oferecer: conteúdo relevante e de qualidade!

Por que produzir conteúdo é importante?

Se você é um empreendedor moderno e antenado com as tendências do mercado do e-commerce, possivelmente sabe que produzir conteúdo relevante possui inúmeras vantagens.

Hoje em dia, os consumidores buscam informações na internet, em canais como blogs, redes sociais e Youtube, por exemplo. Quando esse consumidor busca informação é bem provável que ele queira entender melhor de determinado assunto, encontrar soluções ou conseguir as melhores referências do mercado, com credibilidade.

Se você entrega um conteúdo que vai ao encontro da necessidade desse consumidor, por que não comprar desse canal, já que foi ele quem o ajudou naquela “dor”?

Na verdade, a partir daí a relação empresa-cliente pode ultrapassar a transação comercial para se tornar um relacionamento de confiança e referência entre sua marca e seu cliente.

Ou seja, seu cliente confia e, consequentemente, compra de você.

Então, para quem ainda torce o nariz para essa poderosa ferramenta de marketing, saiba que você está perdendo vendas para o seu concorrente, que investe pesado na produção de conteúdo e na nutrição de uma base de contatos “quentes”.

Resumindo, você está perdendo dinheiro SIM!

Se o seu e-commerce não tem um blog, é melhor rever os seus conceitos e pegar carona nesse novo jeito de vender, que já demonstrou que é altamente eficiente e que traz ótimos resultados.

Conteúdo realmente aumenta as vendas?

A resposta é SIM!

Essa afirmação é corroborada pela pesquisa E-commerce Trends 2017, realizada pela Rock Content, plataforma de Marketing de Conteúdo, com participação de 958 respondentes de todas as partes do país, que revelou que um e-commerce que gera conteúdo por meio de um blog pode atrair até 3 vezes mais visitas e conquistar 2,5 vezes mais clientes.

Mas, nem todo mundo sabe disso!

Segundo a pesquisa, 56,8% dos e-commerces ainda não possuem um blog, sendo que apenas 43,2% investem em Marketing de Conteúdo, por meio desse canal.

4 benefícios de produzir conteúdo para seu e-commerce

1 – Atração de tráfego para sua loja virtual

Esse é, com certeza, um dos itens mais importantes. Produzir um conteúdo assertivo e altamente relevante, tendo como base a buyer persona e a jornada de compra pode e vai atrair seus potenciais clientes para o seu comércio eletrônico.

Mas, não se esqueça que implementar estratégias de otimização de SEO é extremamente importante, para que você possa criar uma boa relação com os mecanismos de buscas e, assim, conquistar as melhores classificações nas pesquisas.

Outro ponto importante é escrever com certa periodicidade e, claro, com um conteúdo que realmente ajude seus leitores. Lembre-se que links internos e externos são fundamentais para conseguir ranquear o seu blog.

2 – Melhora a sua base de leads

Ao produzir conteúdo de forma frequente e seguindo todos as regras mencionadas acima, seu blog torna-se referência para o seu público e as pessoas sempre vão procurá-lo em busca de informação.

Para aumentar sua base de dados com o blog, é fundamental ter um CTA (call to action) de assinatura do seu feed, com endereço de e-mail. Com isso, você conseguirá melhorar a sua base de dados, além de nutrir esses leads com o envio de materiais ricos.

3 – Convence o público de comprar

Ao entregar um conteúdo relevante para o seu público, você, com certeza, terá nas mãos o poder de convencer seu cliente de comprar no seu e-commerce, já que essa relação de confiança já foi estabelecida.

Nunca esqueça de entregar conteúdo para clientes que estejam em todas as fases da jornada de compra, sobretudo na fase de fundo de funil, quando você pode falar especificamente do seu produto, aumentando assim as chances de vendas.

4 – Destaque nas redes sociais

Ter um e-commerce que, além de vender, está preocupado em levar informação ao seu cliente por si só já possui um grande diferencial. E quando você compartilha esses conteúdos nas redes sociais, a sua credibilidade aumenta ainda mais.

Somado a isso, você consegue divulgar seu blog para um número maior de pessoas, que ainda não são clientes do seu e-commerce ou que nem conhecem a sua loja virtual.

Deu para entender a importância de ter um blog?

Então, acho melhor começar a pensar em investir na produção de conteúdo, para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Escrito por Angélica Helena, jornalista e especialista em produção de conteúdo para Web e Inbound Marketing da Agência Advice e-Commerce.

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