Mulher pesquisando presentes de Dia das Mães - Blog do ANYMARKET
Blog

Para vender mais no Dia das Mães, entenda o comportamento de compra das mulheres

12 de abril de 2019 | Nenhum comentário

O Dia das Mães é uma data especial para o varejo, e não é diferente para o E-commerce. 

Por isso, pensando em aumentar seu faturamento tanto na esfera física quanto online, é preciso entender melhor o comportamento de compra feminino, principalmente das mães. 

Nesse artigo quero trazer alguns dados do Google que podem ajudar você a ter uma assertividade maior nas suas campanhas de marketing e, além disso, oferecer produtos que são mais procurados por esse público.

Para comprovar esse cenário trago para você dados dos últimos 5 anos, os quais mostram o crescimento das vendas comparado a outras datas sazonais:

Aumento de buscas por dia das mães, segundo Google e Serasa, no blog do ANYMARKET

Assim, fica claro que a busca do consumidor vem crescendo cada vez mais, e que a data é uma das mais importantes para você aproveitar o interesse e ofertas de produtos com bons preços e condições para vender mais. 

Mesmo com essa alta na data os varejistas não conseguiram se associar ao Dia das Mães.  

A importância de entender o perfil do consumidor antes criar conteúdo 

É o que indica uma pesquisa feita pelo Google: quando a pergunta é sobre marcas que vêm à cabeça na data, nenhuma marca de varejo conseguiu chegar a 3% das respostas. 

Assim, podemos observar a importância de entender o perfil consumidor antes de investir em mídias, marketing, conteúdos, pessoas e promoções.

Antes de serem mães, elas são mulheres, então vamos entender alguns números atualizados sobre o perfil feminino e de mães no Brasil.

Dados sobre como mães e mulheres consomem no e-commerce e marketplaces, no Blog do ANYMARKET

Com esses dados, podemos concluir que, com esse acúmulo de funções, as mulheres se colocam como últimas na lista de tarefas próprias.

Assim, potencializando a importância dessa data, onde filhos, maridos e amigos, “percebem” ou “lembram” o quantos elas são importantes no dia a dia e merecem sim, um carinho especial, um presente e um tempo melhor aproveitado.

Dados que respondem "A que atividade você dedica menos tempo no dia a dia?". Levantados pelo Google e publicados no ANYMARKET.

Isso é reafirmado quando observamos os dados ao lado. As mulheres e mães, na maioria das vezes, dedicam menos tempo a elas próprias. 

Mas são as mesmas mulheres que também estão muito mais conectadas, ou seja, elas estão acessando a internet e sim, elas estão buscando produtos, serviços, informação. Como mostra os dados a baixo:

Informações sobre como mães se comportam na internet. Dados levantados pelo Google e publicados pelo ANYMARKET.

Com esses dados, você começa a entender a tendência de consumo de informação das mães brasileiras, além dos principais temas de interesse desse público. 

Crie campanhas relevantes e busque representar corretamente seu consumidor 

Com essas informações é possível montar campanhas mais relevantes, fazer investimentos em categorias mais específicas e produzir mais conteúdo, não apenas falando sobre produtos.  

Falando em propaganda, muito cuidado, pois por vezes as propagandas, principalmente em TV, não representam as mães, mas sim a figura de dona de casa.  

Os dados a seguir mostram um número expressivo desses casos: 

Respostas de mães para a pergunta "Quais características não representam você nas propagandas?", no Blog do ANYMARKET

Dia das Mães não é mais Dia da Casa! 

Em 2018, as vendas do Dia das Mães tiveram o melhor desempenho em cinco anos. E tudo indica que 2019 também vai ser um grande ano para o varejo físico e online.

Falando de E-commerce e Marketplace, o Dia das Mães continua sendo uma data para venda de eletros. Dos 10 produtos mais vendidos pela internet, 7 foram eletrônicos, eletrodomésticos ou eletroportáteis.

Lista de presentes mais comprados no Dia das Mães, no blog do ANYMARKET.

No último ano, tivemos um aumento expressivo no desejo de compra das mães por Celulares e Smartphones, um movimento diferente se considerarmos os últimos 5 anos, onde o consumidor não demonstrava muito interesse em tecnologia.

E para fechar, um dos melhores indicadores que podem facilitar as ações para essa data: 

Como mães e filhos escolhem presentes para Dia das Mães, publicado no Blog do ANYMARKET

Conclusão 

Atenção você vendedor, estude o perfil feminino primeiro, e assim tenha uma melhor assertividade em suas ofertas e promoções para o Dia das Mães. 

Estamos falando de mulheres mais conectadas, buscando mais informação e melhores experiências de compras. 

Concluindo o artigo, gostaria de agradecer ao Google por viabilizar essa pesquisa e os dados.  

A responsável por reunir dados e falar mais sobre o Dia das Mães é Antonalla Weyler – Market Insights Lead, Google Brasil. 

Sobre o autor: 

Leandro Ratz é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET. 

 Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas. 

Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma. Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.

Compartilhe esse artigo:

Comentários

comentarios