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Gerenciando o estoque e produtos mais vendidos através de curva ABC

19 de maio de 2017 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Investimentos em itens de estoque que ficam parados por muito tempo retêm um alto investimento de capital das empresas. Está cada vez mais claro que é preciso que as empresas estudem melhor seus estoques, isso pode fazer a diferença na hora de enxergar que é preciso abastecer as cadeias produtivas e baixar os recursos investidos em estoques que não giram.

Se você não sabe nem quais são os produtos mais estratégicos do seu e-commerce é preciso parar para gerenciar seu estoque através de curva ABC. Utilizar a intuição como base já não é suficiente para gerenciar lojas virtuais. Dessa forma fica muito mais fácil ter produtos encalhados e, consequentemente, prejuízo.

O primeiro passo é realmente criar uma curva ABC, essa técnica permite ao lojista analisar e categorizar os produtos vendidos em sua loja por ordem de importância e com isso é possível entender qual o nível de atenção é preciso ser desprendido para cada tipo de produto.

Existem algumas maneiras de fazer isso, por preço de custo, por valor de venda, e muitas outras variáveis que vão ajudar o lojista a entender melhor o seu mix de produtos, como custos e margem de lucro. A curva ABC é baseada no princípio de Pareto, de que 20% dos produtos é responsável por 80% do lucro em uma empresa.

Por coincidência, o uso mais comum da curva ABC em empresas é no gerenciamento de estoque, porque com ela é possível realizar um controle mais assertivo dos produtos em estoque e também reduzir custos sem comprometer o nível de atendimento ao consumidor.

Para montar a análise é fundamental identificar critérios que serão utilizados, geralmente os itens escolhidos são giro e lucratividade, mas é possível escolher o que mais fizer sentido para a sua operação.

É importante sempre priorizar um melhor giro em produtos mais vendidos, ou que possuem uma margem de lucratividade maior. Conseguindo analisar quais são os itens de menor giro e menor margem a empresa consegue diminuir esforços de compra e também logísticos ou até mesmo eliminar alguns produtos que não tem saída.

A maneira mais fácil de conseguir fazer a análise é montar uma tabela com a participação dos itens na receita total da empresa. Quais itens representam 80% da receita, quais representam 15% e quais representam 5%. O resultado, na maioria dos casos, segue a regra de pareto, onde uma parte menor da causa corresponde a uma parte maior dos efeitos.

Utilizando a curva ABC fica mais fácil gerenciar um estoque dentro de uma empresa. Conhecer todas as variáveis dessa ferramenta é importante para conseguir aplica-la da melhor maneira possível no seu negócio. É importante lembrar que cada empresa possui uma especificidade diferente e que não existe nenhuma receita de bolo para fazer dar certo.

Rodolfo Helmbrecht, Sales Market Expert

 

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