Anunciar em diferentes marketplaces é uma estratégia poderosa para alcançar novos clientes e aumentar o volume de vendas. No entanto, gerenciar múltiplas plataformas pode se tornar desafiador sem as ferramentas e processos certos, especialmente quando se trata de estoque, precificação e atendimento ao cliente.
Uma gestão eficiente de marketplaces exige organização, planejamento e o suporte de soluções que automatizem tarefas complexas. Dessa forma, é possível transformar o desafio de lidar com múltiplos canais em uma oportunidade de expansão estratégica, mantendo a operação ágil e os clientes satisfeitos.
Se você quer entender como superar os desafios e aproveitar ao máximo o potencial de vender em diversos marketplaces, continue lendo. Descubra vantagens, soluções práticas e como o ANYMARKET pode simplificar sua gestão, permitindo que você foque no que realmente importa: crescer o seu negócio!
Os marketplaces são canais de vendas altamente escaláveis, que podem aumentar os resultados da sua operação. Segundo pesquisas, estas plataformas aumentam as conversões de lojistas em até 76,4% e estão entre os sites mais acessados do Brasil, de acordo com o SemRush.
Como exemplo de canais mais acessados, podemos citar Mercado Livre, Amazon, Shopee, Aliexpress, Kabum e diversos outros. Todas essas marcas disponibilizam seu site para que lojistas do Brasil (e do mundo, em alguns casos), comercializem produtos.
E, por mais que atuar nos marketplaces seja relativamente simples, para ter sucesso é preciso preparo e estratégia. Dessa forma, você utiliza os canais de vendas com inteligência, aumentando seu faturamento e inserindo seu e-commerce no mesmo espaço que as maiores marcas do Brasil.
Para se preparar da melhor forma, existem dicas e análises que podem ser aplicadas no seu negócio. Dessa forma, você compreende como realizar a gestão de marketplaces com assertividade. Confira!
Da escolha dos canais de vendas às estratégias de conversão, seu público-alvo é o grande direcionador das suas ações. E, no momento de fazer a gestão de vários marketplaces, ele deve ser devidamente estudado.
Para isso, é possível utilizar estudos de público, juntamente de dados internos da sua operação. Analise seus compradores, o perfil econômico deles, o gênero, a idade e demais dados demográficos. Quanto mais informações sobre os clientes você reunir, mais assertivos serão os estudos de público.
Você pode, ainda, contar com o apoio dos times de marketing, de atendimento, de vendas e até de logística. Todas essas equipes possuem dados e informações que podem oferecer insumos relevantes sobre o dia a dia da sua operação e dos seus compradores.
É possível fazer a gestão de múltiplos marketplaces, afinal, existem diversas marcas do segmento no mercado. Cada uma delas possuem características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher em quais canais de vendas você irá atuar.
Analise o público que acessa o canal e o tipo de produtos que podem ser comercializados no marketplace. Além disso, olhe para seus objetivos de negócios a curto, médio e longo prazo, avaliando como o canal de vendas pode apoiar nos seus resultados.
Atualmente, existem alguns tipos de marketplaces que devem ser avaliados antes de iniciar sua operação. Os mais generalistas (como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Aliexpress) permitem que centenas de produtos sejam anunciados, em diversas categorias. São indicados para quem possui um grande leque de itens, pois permitem a inserção de todos eles.
Ao mesmo tempo, esses canais tendem a ter mais concorrência, já que são visados por muitos lojistas e usuários. Podem trazer resultados impressionantes, porém podem demorar um pouco mais para que isso aconteça.
Uma solução para essa situação é combinar os marketplaces generalistas com os de nicho. Estas marcas são focadas em um segmento de mercado, o que aumenta a atração de usuários qualificados. Logo, podem aumentar as vendas com mais agilidade. Como exemplos, podemos citar Netshoes, iFood, MadeiraMadeira, Elo7 e Camicado.
Por fim, é válido destacar os marketplaces B2B, que oferecem seu espaço para que lojistas vendam produtos e serviços diretamente para outras empresas. São exemplos Amazon Business e Ebay B2B.
Para uma gestão de marketplaces assertiva, é fundamental escolher em quais canais você irá atuar de maneira estratégica. Além disso, é interessante definir metas de expansão, para que você comece a operar em outras plataformas conforme consolida seu negócio.
Para fazer a gestão de vários marketplaces, é preciso conhecer exatamente as regras e diretrizes de atuação de cada um deles. Além disso, é importante compreender o comissionamento e as taxas dos canais de vendas, para garantir lucro sustentável para seu e-commerce.
Nesse momento, é relevante analisar os custos dos marketplaces, para encontrar as opções mais rentáveis de acordo com sua operação. É possível identificar oportunidades, por exemplo, de crescimento acelerado em marketplaces de nicho, de forma que, posteriormente, você expanda para outros canais.
Os canais de vendas possuem, ainda, manuais de melhores práticas (de criação de anúncios, por exemplo). Estudar esses documentos pode acarretar em mais resultados para sua empresa, tendo em mente que você se colocará à frente da concorrência ao implementar as dicas.
Realizar a gestão de marketplaces, principalmente, ao atuar em vários, demanda preparo de diferentes equipes. Atendimento, vendas, marketing, logística e outros setores da empresa trabalharão para garantir os melhores resultados para seu e-commerce e, por isso, precisam saber as melhores práticas de cada canal de vendas.
Uma dica é construir, enquanto você mesmo estuda sobre os marketplaces, guias. Dessa forma, consegue oferecer para a equipe materiais que apoiarão a capacitação dos colaboradores. Caso seja inviável construir os materiais de resumo, é interessante pedir para que o time, durante o estudo, realize a documentação.
Assim, conforme sua equipe se expandir, já existirão treinamentos específicos para facilitar a gestão de múltiplos marketplaces. E, em casos de dúvidas, o time sabe exatamente onde consultar, para garantir uma operação de performance e de qualidade.
Existem inúmeras tecnologias e soluções no mercado para facilitar a gestão de marketplaces. Elas podem otimizar a organização, o cadastro de produtos, o atendimento, a precificação, o frete, a logística, o acompanhamento de comissões e muito mais.
Um hub de integração com marketplaces, por exemplo, centraliza sua operação em vários canais de vendas em apenas uma tela, reunindo soluções para organização e gestão fundamentais para um bom trabalho. Dessa forma, é possível diminuir erros e falhas de processo, otimizar o tempo em demandas rotineiras e até garantir mais performance de vendas.
Antes de investir em tecnologias e soluções, é importante mapear suas necessidades e prioridades. Assim, consegue realizar investimentos mais assertivos, que trarão resultados eficazes de maneira mais ágil.
Os painéis de cada canal de vendas, assim como as tecnologias que podem ser contratadas, fornecem dados sobre sua gestão de marketplaces fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. É importante desenvolver visão de análise de resultados desde o início da operação, para garantir que você se guiará por métricas internas do seu negócio.
Marketing, vendas, atendimento, logística e financeiro podem utilizar esses dados para criar análises de resultados. Além disso, é possível utilizar esses indicadores para tomar decisões mais assertivas, como em qual canal de vendas investir mais.
Uma operação que acompanha métricas é sinônimo de orientação e de sucesso. Portanto, utilize os números que cada marketplace disponibiliza a favor da sua empresa.
Alcançar diferentes públicos é apenas uma das vantagens em anunciar em diversos marketplaces.
Inserir sua operação em mais de um canal de vendas e realizar uma gestão de múltiplos marketplaces assertiva pode trazer inúmeros benefícios para seu e-commerce — muito mais, inclusive, do que aumentar as vendas. Saiba mais sobre as principais vantagens!
Quando você insere sua marca e seus produtos em vários marketplaces, está aumentando sua presença digital e o posicionamento do seu e-commerce. Na prática, isso implica na oportunidade de atrair diferentes usuários, diversificando o público que faz contato com seu negócio.
Cada marketplace possui uma base de usuários fieis, que os acessam quando precisam fazer suas compras. E, como os canais de vendas são diversos, diferentes tipos de lojistas podem se beneficiar do espaço proporcionado pelas plataformas. Afinal, praticamente todos os produtos possuem relevância para os compradores.
Existem vários tipos de marketplaces, desde os mais generalistas até os de nicho ou focados em B2B. Logo, os mais diversos segmentos de mercado podem se beneficiar das oportunidades de alcance de público e, automaticamente, de vendas dos canais.
Justamente por isso, a etapa de mapeamento de marketplaces é fundamental para as empresas. É nela que você encontrará os canais de vendas ideais para inserir sua operação.
Ao inserir sua loja em diversos canais, você aumenta seu aprendizado sobre como fazer a gestão de marketplaces, além de expandir sua visão sobre a operação. Afinal, será preciso estudar as plataformas e capacitar sua própria equipe para ter sucesso.
Os marketplaces disponibilizam, ainda, dados sobre sua operação. Dessa forma, você tem mais indicadores para acompanhar. É possível utilizar esses números para tomar decisões, investir em produtos ou públicos que ainda não eram o foco, expandir para outras regiões do país e muito mais.
Fazer a gestão de vários marketplaces também significa ter mais de uma fonte de receita com recorrência. Dessa maneira, você depende menos de uma fonte única e pode ter bons resultados o ano todo.
Estudos e análises, nesse quesito, são fundamentais. Elas podem te ajudar a compreender, por exemplo, período de baixa em determinado canal de vendas, o que torna possível diversificar as ações em outros marketplaces para continuar tendo lucro.
Apenas lembre-se que, para ter uma boa fonte de receita nos canais de vendas, é preciso criar anúncios de acordo com as melhores práticas, ter um bom time de atendimento, estruturar um processo logístico de qualidade e utilizar campanhas realizadas pelos próprios marketplaces a seu favor.
Por fim, é importante citar que os marketplaces por si só são extremamente vantajosos. Além de estarem entre os sites mais acessados pelos brasileiros, essas marcas possuem relevância e reconhecimento do público.
Logo, lojistas que ainda não contam com um share de mercado alto podem se beneficiar do espaço que os marketplaces já conquistaram, para atrair público qualificado e posicionar a própria marca com mais assertividade.
No que tange infraestrutura, os marketplaces são os responsáveis por manter o site e o aplicativo ativos. Eles também fazem, recorrentemente, melhorias, para que os usuários tenham uma boa experiência de navegação.
Na prática, isso significa utilizar uma infraestrutura robusta e de ponta, sem necessariamente precisar investir na manutenção de um site e de um aplicativo. Por mais que os marketplaces tenham taxas e comissões, elas continuam sendo mais rentáveis que contar com um time de tecnologia interno.
Por mais que seja um processo relativamente simples e repleto de vantagens, a gestão de marketplaces apresenta alguns desafios, assim como qualquer estratégia de construção ou de expansão de marca. Conhecê-los e entender as melhores maneiras de resolvê-los é importante para que você consiga se destacar e aumentar seus resultados.
Por isso, nesta seção, reunimos os principais desafios que lojistas que vendem em marketplaces enfrentam. Junto de cada obstáculo, você também compreende como contorná-los.
A facilidade em vender nos marketplaces, o custo relativamente baixo, as soluções oferecidas pelos próprios canais de vendas e o alto potencial delas em aumentar os resultados atraem diversas marcas. Logo, a concorrência no canal também é alta.
A melhor maneira de se destacar, nesse quesito, é garantir que você estará cumprindo as melhores práticas de cada marketplace. Oferecer um serviço de qualidade, da apresentação do produto ao pós-venda, também é uma excelente forma de conquistar espaço.
Além disso, também é relevante realizar análises de concorrentes recorrentemente. Verifique como outros lojistas estão precificando itens similares aos seus, como as descrições e fotos deles estão construídas e quais opções de frete são oferecidas.
Dessa maneira, você reúne dados sobre seu segmento em cada marketplace que atua, encontrando oportunidades e diferenciais. Caso a maior parte dos concorrentes ofereçam fretes demorados, por exemplo, é possível focar esforços em parcerias para otimizar a entrega e, assim, atrair mais consumidores.
Quando você faz a gestão de múltiplos marketplaces, um dos maiores desafios é organizar o estoque com assertividade, para evitar falhas ou vendas de itens indisponíveis. Afinal, com saídas em diferentes canais, é preciso que o centro de distribuição seja devidamente estruturado, evitando furos.
Para isso, é possível utilizar tecnologias que automatizam a retirada de produtos do estoque conforme as vendas acontecem. Com um hub de integração para marketplaces, por exemplo, é possível fazer isso.
Integradores completos permitem, ainda, que você direcione um número específico de produtos para o estoque de cada marketplace. Assim, é possível disponibilizar mais itens para os canais com maior número de vendas.
Lembre-se que vender itens indisponíveis gera cancelamentos, o que impacta diretamente na nota da sua loja junto aos marketplaces. Por isso, se prepare para realizar uma gestão de estoque assertiva, garantindo a boa reputação da sua empresa.
Tendo em mente que cada canal de vendas terá suas próprias taxas e comissões, é importante ter um bom controle do preço dos seus produtos. Afinal, o ideal é customizá-lo de acordo com o marketplace, para garantir lucratividade em todos os pontos da sua operação.
Conforme as taxas são atualizadas — o que pode acontecer recorrentemente — é preciso atualizar os valores dos marketplaces. E fazer isso manualmente pode ser bastante moroso, além de abrir margem para erros.
Novamente, o ideal, para evitar que isso aconteça, é contar com um integrador de marketplaces. Na ferramenta, é possível inserir sua margem de lucro para os canais de vendas que você atua, atualizando os valores de maneira automática.
Além disso, os integradores diminuem bastante o tempo gasto para atualização de preços. Dessa forma, a equipe consegue focar em outras demandas mais estratégicas.
Com o ANYMARKET, você pode criar regras de frete e centralizar a logística de vários marketplaces.
Cada marketplace possui sua própria política de logística e de envio, com prazos e processos que precisam ser cumpridos para garantir uma boa nota junto aos canais de vendas. Logo, estudar as diretrizes de cada marca se torna, novamente, fundamental.
Os marketplaces possuem, ainda, soluções de envio próprias. Para utilizá-las, é preciso pagar taxas e comissões extras, além de garantir que sua operação cumprirá os requisitos de participação. É interessante pesquisar como os canais de vendas que você atua facilitam a entrega, para usar as funcionalidades a seu favor.
Além disso, novamente, os integradores de marketplaces podem dar apoio neste desafio. Com a tecnologia, é possível emitir etiquetas e notas em massa, o que otimiza o processo logístico.
Conforme os canais de vendas aumentam, as mensagens dos consumidores começarão a chegar com mais frequência. Por isso, é preciso que a equipe de atendimento esteja preparada para atuar com agilidade, a fim de converter dúvidas e outros contatos em vendas.
Para além disso, é importante que o time saiba lidar com situações mais delicadas, como reclamações, devoluções e feedbacks negativos. E esta realidade se estende para todos os marketplaces que você atua.
Portanto, neste momento, contar com boas tecnologias é fundamental. Existem ferramentas que integram o atendimento de todos os canais de vendas em apenas um lugar, otimizando o trabalho e garantindo que todas as mensagens serão respondidas.
Conforme a gestão de marketplaces acontece, será preciso cadastrar seus itens em cada canal de vendas. E, para garantir bons resultados, é importante que os anúncios sejam criados com atenção e detalhes.
Para otimizar esta demanda, novamente, os integradores de marketplace são uma boa opção. Eles permitem publicar anúncios com agilidade, distribuindo-os nos canais de vendas de maneira rápida. Além disso, plataformas mais robustas estão conectadas com inteligência artificial, que auxiliam na redação de descrições e títulos de produtos, por exemplo.
Logo, podem otimizar o tempo gasto na demanda, além de automatizar etapas importantes de acordo com os marketplaces. O time de vendas ou de marketing, por sua vez, apenas revisam os textos e customizam a publicação dos anúncios.
Uma gestão de marketplaces de sucesso utiliza indicadores e métricas internas para direcionar decisões e ações. E, ao operar em vários canais de vendas, o acompanhamento de resultados se torna uma tarefa mais complexa.
Novamente, os integradores de marketplace facilitam este acompanhamento. Essas plataformas possuem dashboards que reúnem os resultados de todos os marketplaces que você atua, que podem ser utilizados para acompanhar o crescimento.
O ANY reúne sua gestão de marketplaces diferentes em uma única plataforma.
O ANYMARKET é o integrador de marketplaces mais robusto e completo da América Latina. Os selos e certificados recebidos pelos canais de vendas (como Mercado Livre, Amazon e Magalu) demonstram como a ferramenta ajuda lojistas ao redor do mundo a venderem mais, com menos esforço.
Os indicadores de resultados do ANYMARKET também ajudam a compreender o potencial de crescimento que o integrador leva para sua operação. Clientes que usam o hub crescem até três vezes mais que a média de mercado, diminuem em até 50% o esforço do time junto aos marketplaces e reduzem em até 30% o custo operacional.
Para isso, o integrador de marketplaces possui uma estrutura robusta e especialista, com funcionalidades que otimizam e automatizam diferentes demandas. Confira!
O ANYMARKET apoia a gestão de marketplaces ao disponibilizar, em apenas um lugar, funcionalidades que otimizam a criação e publicação de anúncios. Dessa forma, otimiza o tempo gasto nesta tarefa, além de facilitar a atuação em diversos canais de vendas.
As funcionalidades ANYMARKET exclusivas para criação de anúncios são:
Dessa forma, suas equipes de vendas e de marketing otimizam o tempo gasto em tarefas cotidianas, focando em demandas estratégicas e que trarão aumento de vendas!
Tarefas envolvendo precificação de produtos e margem de lucro também podem ser otimizadas no ANYMARKET. Dessa forma, a gestão de vários marketplaces se torna mais simples e continua sendo rentável para sua operação.
Na prática, o ANYMARKET oferece as seguintes soluções para precificação de produtos e de frete:
Os processos logísticos e o envio dos produtos também podem ser otimizados com o ANYMARKET. O integrador possui diversas funcionalidades específicas para esta etapa da jornada do consumidor, tendo em mente que ela impacta diretamente o pós-venda e a reputação da sua loja junto aos canais de vendas.
Por isso, com o ANYMARKET, é possível ter um processo logístico focado em qualidade. Entenda como:
Por fim, o ANYMARKET também permite que sua gestão de múltiplos marketplaces seja guiada por dados e insights. Dessa forma, você toma decisões mais assertivas, além de conseguir construir análises de resultados das mais diversas formas. Entenda mais:
Além de poder gerenciar múltiplos marketplaces, você também pode fazer a gestão de múltiplos CNPJs do Bling pelo ANY. Quer saber mais? Leia neste artigo!
O ANYMARKET pode ser integrado com mais de 100 marketplaces em toda a América Latina, além de permitir conexão com ferramentas e plataformas de gestão e de e-commerce. É a solução mais robusta do mercado, capaz de aumentar consideravelmente as vendas dos lojistas que a utilizam.
Para saber mais sobre como o ANYMARKET te ajuda na gestão de marketplaces e na integração desses canais de vendas, acesse o site! Nele, você encontra o plano que mais faz sentido para o momento da sua operação, além de conferir funcionalidades.