Se você chegou até aqui, possivelmente quer saber como obter sucesso ao implantar a integração com marketplaces, certo?
Como implantador no ANYMARKET, trabalho com isso diariamente e decidi trazer algumas dicas. Vamos juntos?
Aqui vai um SPOILER: o backoffice!
Geralmente, após a análise de aderência, o backoffice é a primeira fase operacional do processo de implementação do hub de integração ANYMARKET.
O mais comum é escutar que o segredo para uma integração segura com os marketplaces é garantir o registro ideal (o mais completo possível) de seus produtos. Esse registro é o próximo passo na implantação.
Bem, sobre o cadastro ideal de produtos nós temos um e-Books inteiro. Então, se quiser saber mais sobre o tema, baixe o material gratuitamente clicando aqui!
No entanto, quero dar um passo atrás para mostrar que antes desse cadastro há uma fase importante para o sucesso da implantação. Essa etapa acontece no backoffice.
Vou esclarecer um pouco sobre o que deve ser feito!
Durante a implantação não acontece somente o cadastro dos produtos de fato, mas deve ser realizada uma análise prévia.
Essa análise irá verificar se as informações que existem no ANYMARKET equivalem a todas as integrações com marketplaces que o cliente deseja realizar.
Normalmente, cada canal de venda possui seus próprios padrões de cadastro que devem ser respeitados. Como, por exemplo, Mercado Livre, GFG Dafiti, Netshoes, B2W, Magazine Luiza, etc.
Como analista de implantação do ANY, tenho visto que muitos sellers iniciam o processo de integração com marketplaces sem fazer uma verificação.
Entretanto, essa etapa é essencial para ver se o que há de informações em seus produtos é suficiente para obter sucesso com o processo inicial da fase de publicação dos anúncios nos marketplaces.
Não dar atenção a esse processo que acontece no backoffice, pode gerar muitos inconvenientes na hora da publicação ou da vinculação.
Veja alguns dos problemas mais comuns da integração com marketplaces
- fotos com qualidade inferior à sugerida pelos marketplaces;
- descrições com tags especiais não permitidas;
- títulos muito longos, entre outros.
Também há outro cenário em que o seller já possui integração com alguns marketplaces e precisa apenas vincular suas publicações aos produtos cadastrados no ANYMARKET.
Nesse caso a verificação não deve ser dispensada porque é comum haver discrepâncias no cadastro dos produtos em ambas as plataformas.
Para começar, ter esses pontos bem alinhados pode parecer muito trabalhoso. Porém, na maioria das vezes, é algo que se faz apenas uma vez e está pronto.
Ou seja, é um trabalho inicial que, sem dúvidas, levará a uma integração mais harmoniosa e sem grandes obstáculos.
- Vocês imaginavam que no backoffice poderia estar uma das soluções para uma implantação de marketplaces mais eficiente?
Compartilhei aqui uma sugestão rápida, mas um SEGREDO muito eficaz para ter um processo de integração bem-sucedida e sem dores de cabeça. Estamos aqui para ajudar a melhorar a sua operação em marketplaces e melhorar as vendas online.
Sobre o autor