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Como funciona a taxa de comissão dos marketplaces

17 de janeiro de 2022 | 2 comentários

Se você já vende online e quer expandir o seu negócio aproveitando as melhores oportunidades do mercado, precisa conhecer a taxa de comissão dos marketplaces. Afinal, este será um dos custos operacionais para anunciar nesse tipo de canal.

Neste artigo, explicamos o que você precisa saber para começar a vender ou ampliar a sua operação nessas plataformas. Quer conhecer os principais marketplaces e as suas diferenças? Confira neste outro artigo!

Diversificar os canais de vendas é uma das melhores maneiras de alavancar as vendas online. Porém, você precisa estar preparado para lidar com a demanda e ter um bom planejamento para usufruir ao máximo do potencial desses canais.

Como é a taxa de comissão dos marketplaces?

pessoa pagando taxa de comissão dos marketplaces

Para falar sobre o tema, vamos direto ao ponto. Primeiro, tenha claro que a taxa de comissão varia de acordo com o marketplace, categoria do produto e volume de vendas/potencial de vendas.

A venda em marketplaces virou um fenômeno no Brasil. Assim como em outros países, esses canais tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos.

Atualmente é possível encontrar diversos marketplaces de nicho, por exemplo. A comissão deste tipo de plataforma costuma ser diferente das que tem um perfil mais geral.

De maneira geral, quanto à cobrança da taxa eles funcionam da seguinte forma: é cobrado do vendedor um percentual pela negociação fechada (fee) dentro da plataforma. O valor médio dessa taxa é de 20% considerando os principais marketplaces do país.

A cobrança não engloba apenas os custos de venda. Além da taxa administrativa, são considerados a alocação de recursos de geração de mídia online, análise de fraude, taxas cobradas por operadoras de cartão, entre outros.

Exemplo para entender com funciona a cobrança na prática

Vamos dar um exemplo comparando os custos de uma empresa que atua dentro de um marketplace (A) e outra que atua em um e-commerce próprio (B). A empresa B terá, sobre o custo de venda, os seguintes gastos:

Marketing – 6%

Sistema Antifraude – 1%

Gateway – taxa administrativa da operação – 3,5%

Antecipação AVP – venda a prazo e recebimento do dinheiro – 8%

SAC  – 1%

Charge back – valor não reconhecido pela operadora – 1%

Custo fixo – mão de obra/aluguel/TI/investimento – 2%

Todos estes gastos totalizam uma taxa de 22,5% de custos sobre cada compra. Se esta empresa B vende eletrodomésticos, na venda de uma geladeira de R$2.000, ela terá apenas R$1.550 de lucro.

No caso da empresa A, estes serviços estarão todos inclusos na taxa de comissão de 16% sobre cada venda do marketplace (os serviços e taxas variam de um marketplace para o outro), gerando um lucro de R$1.680 na venda da mesma geladeira.

O marketplace é formado por grandes empresas e os investimentos em tecnologia são maiores. Pela mesma razão, os custos para atrair clientes e realizar a sua operação com os aspectos de marketing, adquirente, gateway e antifraude são menores.

Por exemplo, o custo do adquirente (bandeira de cartão de crédito) para a empresa de pequeno porte pode chegar a 5% enquanto para a de grande chega a 2%.

Leia também: Como melhorar as vendas em marketplace com uma integração rápida e segura

Mesmo com taxa de comissão, vale a pena anunciar em markplaces?

Uma das dúvidas mais comuns sobre a taxa de comissão dos marketplaces é se a estratégia é rentável para os lojistas.

Como vimos no exemplo anterior, muitas vezes, ao colocar na ponta do lápis o investimento em um canal venda é vantajoso.

Entretanto, é importante sempre ter em mente que o negócio se torna mais rentável com a melhor distribuição dos valores investidos.

É fundamental entender o sistema de comissionamento de cada canal de venda que você pretende anunciar. Isso tornará possível montar uma estratégia alinhada com o seu negócio e focada em rendimento.

Até aqui esperamos que você tenha claro que ao anunciar em marketplaces você está investindo na exposição dos produtos em sites reconhecidos no mercado.

Com isso, você se beneficia do tráfego, mídia, visitas, relevância em SEO e toda a experiência da plataforma em melhorar as vendas e diminuir custos.

Faça um paralelo com os serviços oferecidos e o quanto você teria que investir para contratá-los por conta própria. Isso ajudará a entender o valor real da comissão que você terá que pagar para os canais de vendas.

Quanto você decide alavancar as vendas é indispensável fazer uma avaliação criteriosa do contexto do seu negócio. Cada empresa deve considerar custos e vantagens para concluir se o anúncio no canal vale a pena.

A escolha dos melhores marketplaces para anunciar online também deve ser feita de forma individualizada. Considere sempre as principais marcas do mercado e não deixe de relevar canais de venda que são importantes para o seu nicho.

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