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Diferenças entre os melhores marketplaces online do mercado

3 de janeiro de 2022 | 5 comentários

Se você quer expandir o seu negócio online, é essencial conhecer os melhores marketplaces para vender online. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome. Esses canais podem ser uma boa solução para aumentar os seus resultados.

Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles. Você também deve conhecer as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.

Não existem regras únicas adotadas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo.

Porém, a maioria possui um padrão como o tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, assim como a exigência de um registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.

Leia também: Magazine Luiza parceiro

Quais são os melhores marketplaces para vender online

Canais de venda como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções. Já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes.

Outras marcas que também aparecem entre os melhores marketplaces para vender pela internet são ótimos para anunciar produtos mais variados. Nesses canais você pode anunciar desde móveis até itens e alimentação.

Então como escolher entre os melhores markeplaces para vender os seus produtos? A seguir mostramos as principais opções do mercado e suas particularidades.

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É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível.

O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos. Por outro lado, a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber onde seus produtos terão mais destaque.

Pessoas pesquisando na internet, busca por melhores marketplaces para vender

Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é imprescindível entendê-los. Assim você poderá otimizar os seus anúncios e ganhar ainda mais visibilidade dentro das plataformas.

Que tal explorar as diferenças entre os melhores marketplaces para impulsionar seu sucesso no e-commerce? Vem conosco!

Diferenças entre os melhores marketplaces online

Amazon - melhores marketplaces para vender

Amazon

A Amazon é um marketplace considerado recente no Brasil. É possível anunciar na Amazon desde 2017! Essa é uma oportunidade para ser um dos primeiros a anunciar determinados produtos.

A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas.

Não há dúvidas de que a Amazon é parte da lista de melhores marketplaces para vender pela internet e turbinar o seu negócio. Entretanto, é preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores. 

O que vender na Amazon: O Marketplace da AMAZON atua no segmento geral com o comércio de produtos como Livros, Celulares e Telefonia, Eletrônicos, TV e Áudio, Informática e Acessórios, Games e Consoles, Casa e Cozinha, Ferramentas e Construção, Papelaria e Escritório.  

Mercado Livre

Mercado Livre

No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada,  qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.

É o maior marketplace da América Latina e reúne milhões de vendedores e compradores num cenário de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços.

Com 52 milhões de visitantes únicos por mês, o Mercado Livre é o 6º site mais visitado da Internet. Possui diversas soluções como Mercado Pago (solução de pagamento), Mercado Envios (tecnologia de gestão de logística), Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma) e Mercado Shops (plataforma para criação de loja online).

O que vender no Mercado Livre: Esse marketplace é bastante abrangente e comporta todas as categorias de produtos.

Saiba mais: Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições

 

Via Varejo entre os melhores marketplaces para vender

Via Varejo (Cnova)

Na Via Varejo é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.

Esse marketplace posiciona-se como um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. A Via Varejo administra importantes marcas como o Ponto Frio, Casas Bahia e Extra. A empresa também conta com uma plataforma própria de logística, clique aqui para saber mais sobre o Envvias!

Premiada 11 vezes como Top of Mind, possui mais de 59 milhões de visitas em sua páginas, 1,4 milhões de itens vendidos, 100 milhões de buscas e 1 milhão de pedidos.  

O que vender na Via Varejo: O destaque aqui é para Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis, mas as marcas do grupo Via Varejo abrangem todos os tipos de categorias.

B2W

B2W / Americanas Marketplace

Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes.

O B2W Marketplace é um grupo líder no ranking de alcance do e-commerce B2C, atinge 22% do varejo na web e 70% dos heavy users (consumidores potenciais).

O que vender na B2W: As marcas se destacam em Eleatroeletrônicos, Smartphones, Livros e Eletrodomésticos, mas você pode anunciar diversas categorias.

Em 2021, a B2W adotou oficialmente a marca Americanas Marketplace. Saiba mais sobre essa mudança no artigo: B2W agora é Americanas Marketplace: o que muda para o vendedor

Magazine Luiza

Magazine Luiza

A Magazine Luiza não é apenas um dos melhores marketplaces para vender pela internet, a Magalu foi o primeiro comércio eletrônico do Brasil!

Com grande visão tecnológica a Magazine Luiza implementou em 1981 um sistema de computação nas lojas . Em 1986 inaugurou o 1º Centro de Distribuição (CD) em Ribeirão Preto-SP, totalmente automatizado.

Esse avanço proporciou que em 1992 nascesse com a Magazine Luiza o primeiro modelo de comercio eletrônico do país. As Lojas Eletrônicas ou Lojas Virtuais são resultado de um projeto inovador onde vendiam produtos por meio de terminais multimídia sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque

A Magalu possui mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, 35 milhões de acessos em media em sua pagina e possui as melhores comissões do mercado.  

O que vender na Magazine Luiza: Móveis e Eletroeletrônicos são destaques, mas a Magazine Luiza anuncia de tudo! Uma novidade é a categoria Mercado, que comporta produtos de limpeza, pet shop, perfumaria e entre outros.

Netshoes

Zattini

Netshoes e Zattini

A Netshoes é um grupo presente em 3 países (Brasil, Argentina e México), com mais de 22 milhões de clientes. É o maior marketplace de lifestyle esportivo na America Latina, e uma das 100 marcas de maior prestígio no Brasil.

O Grupo Netshoes possui também a Zattini. Dessa forma, atua em 3 segumentos: Esporte (Netshoes), Moda e Beleza (Zattini).

Dentre as características necessárias para firmar parceria com o grupo Netshoes, consta:

  • Comprovar origem e originalidade do produto
  • Ter uma gestão do canal adequada com headcount dedicado
  • Idoneidade da empresa
  • Ter um catálogo aderente ao posicionamento da marca
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica
  • Ter Picking e Packing capaz de atender o volume do canal.

O que vender na Netshoes: As marcas presentes na Netshoes são Mizuno, New Era, Optimum Nutrition, Mormaii, Penalty e Fut Fanatics. Anuncia-se calçados, roupas, suplementos, acessórios e artigos esportivos.

O que vender na Zattini: Na Zattini, as marcas em destaque são Osklen, Sunglass Hut, Foxtou, Cantão, Enjoy, Malwee e Levi’s. Além de produtos do segmento de Moda, também é possível anunciar artigos para bebês, produtos de beleza e itens para casa (como móveis, iluminação e cama, mesa e banho).

Grupo GFG (Dafiti, Kanui e Tricae)

O Global Fashion Group (Grupo GFG) atua com mais de 3000 marcas nacionais e internacionais.

Sua atuação compreende cinco plataformas de marca em 24 países com mais de 9000 colaboradorares. É lider no mercado de moda online em cinco regiões diferentes do mundo.  

Dafiti

Dafiti

A Dafiti é um marketplace que possui mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior marketplace de moda do Brasil e uma das empresas que compõe o Grupo GFG.

Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Tricae prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.

O que vender na Dafiti: Roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e utilidades para casa são categorias presentes neste marketplace.

Kanui

Kanui

Último marketplace de Moda da nossa lista, a Kanui é líder nos segmentos de Surf, Skate e Lifestyle. Se esses são os interesses do seu público, aposte na Kanui para reforçar sua presença online!

O que vender na Kanui: Todos os itens de vestuário, e também artigos esportivos como skates, bicicletas, patins e etc.

Tricae

Tricae

Maior vitrine infantil do Brasil, a Tricae foi criada em 2011 com foco em produtos para crianças de 0 a 12 anos.

O que vender na Tricae: Roupas e calçados infantis, brinquedos, móveis e decoração, artigos para gestantes e artigos escolares.

Carrefour - entre os melhores marketplaces para vender

Carrefour

O Carrefour é conhecido como uma rede internacional de hipermercados. Como marketplace não é diferente: boa parte das categorias de produtos encontradas no hipermercado são anunciadas.

O que vender no Carrefour: Casa e decoração, tecnologia e eletrônicos, infanto-juvenil, saúde e bem-estar, auto e ferramentas.

MaderiaMadeira

MadeiraMadeira

Este marketplace foi lançado em 2009 e é um pioneiro na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração. Com mais de 50 mil produtos e 2.500 entregas por dia, a MadeiraMadeira conta com mais de um milhão de clientes satisfeitos.

O que vender na MadeiraMadeira: Móveis; Pisos e Revestimentos; Portas e Janelas; Iluminação; Banheiro; Cozinha; Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Ar e Ventilação; Decoração; Cama, Mesa e Banho; Utilidades Domésticas; Jardim e Lazer; Ferramentas; Alimentação; Áudio e Vídio; Automotivo; Brinquedos; Ferragens; Fitness.

Confira também: Carrefour Marketplace

WebContinental

WebContinental

Pertencente ao Grupo Infoar, a WebContinental possui 3 Centros de Distribuição pelo Brasil e é considerada a loja preferida do Sul do Brasil. Anuncia mais de 15 mil produtos e cresce 3x mais que o mercado em seus 10 anos de e-commerce.

O que vender na WebContinental: Ótimo canal para anunciar produtos de Ar e Ventilação. Outras categorias são Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Móveis e Decoração; Tecnologia; Cultura e Lazer; Estilo e Bem-Estar; Itens para Crianças e Bebês; Automotivo; Comercial e Industrial; Ferramentas e Peças.

Logo da Centauro no ANYMARKET

Centauro

O marketplace da Centauro é voltado para produtos do segmento esportivo. Fundada em 1981 com o objetivo de democratizar o esporte no país, a empresa foi pioneira no conceito de megastore e hoje é considerada a maior varejista de artigos esportivos da América Latina. Além disso, a companhia conta com mais de 180 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.

O que vender na Centauro: Esportes, Roupas, Calçados, Acessórios (relógios, óculos, mochilas etc.), Equipamentos (bicicletas, pranchas, piscinas)

 Logo da ZOOM no ANYMARKET

Zoom

Criado em 2001 Zoom é um comparador de preços que surgiu com o objetivo de ser uma alternativa ao Buscapé. A empresa permite que os clientes comparem, em uma mesma interface, os preços de produtos de diferentes marcas – se o consumidor clicar em uma oferta, ele é redirecionado ao site específico da loja.

O que vender na Zoom: Celulares e telefones, Informática, TV e eletrônicos, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e acessórios, Móveis e decoração, Esporte e lazer, Games

Camicado

A Camicado é rede de lojas especializada em casa e decoração. Possui grande variedade de produtos.

O que vender na Camicado: Artigos de decoração, utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e organização.

Agora que você já conheceu os principais marketplaces, saiba mais informações e diferenciais e escolha qual o marketplace ideal para o seu negócio. Baixe 0 ebook gratuito através do banner abaixo:

Média de comissão cobrada pelos marketplaces

A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:

  • Mercado Livre:
    • Comissão premium – 16% (cliente pode parcelar em 12x sem juros, maior relevância e outras vantagens)
    • Comissão padrão – 11%
  • B2W – Americanas Marketplace: de 12% a 19% de acordo com a categoria do produto
  • Via Varejo: de 14% a 18%
  • Cobasi: em torno de 20%
  • Walmart: 16%
  • Netshoes: de 20% a 30%
  • Dafiti: de 25% a 30%
  • Wish: 15%
  • Camicado: em média 25%
  • GFG: de 25% a 30%
  • Amazon – em média 11%
  • Magazine Luiza – em média 12%
  • Dia Group – Comissão por categoria, mínimo 13%
  • Carrefour: por categoria
    • Auto e Ferramentas – 13%
    • Casa e Decoração – 14%
    • Eletrodomésticos – 12%
    • Eletroportáteis – 13%
    • CD e DVD – 10%
    • Instrumentos Musicais – 14%
    • Livros – 10%
    • Papelaria – 10%
    • Estilo e Beleza – 14%
    • Infantil – 13%
    • Tecnologia – 12%
    • PET – 13%
    • Saúde e Bem Estar – 13%

O maior comissionamento é o dos marketplaces de nicho (Netshoes, Dafiti e Cobasi). Isso acontece pois o objetivo não é o volume de lojas e sim a qualidade do produto e a performance do seller. Por isso,  na Netshoes, por exemplo, todos os sellers têm um analista de performance.

Os valores de comissão estão sujeitos a alterações/atualizações pelos marketplaces. Sendo assim, confira as regras atualizadas ao realizar o seu cadastro.

Ainda que tenham diferenças, é possível perceber que os melhores marketplaces apra vender online têm regras em comum. Por isso, o mais importante é você entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas suas vendas.

Já atua em algum marketplace online e está buscando expandir a sua operação? Existem ferramentas que podem apoiar o seu crescimento!

saiba como aproveitar os melhores marketplaces para vender

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