pessoa gerenciando marketplace
Blog

Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições 

22 de setembro de 2021 | 5 comentários

Anunciar no Mercado Livre é uma das melhores maneiras de vender pela internet sem depender de uma loja online própria. O marketplace é o maior da América Latina com mais de 200 milhões de usuários.   

Porém, a concorrência dentro do canal de vendas é grande. Segundo dados da empresa há pelo menos 10 milhões de vendedores na plataforma. Por isso, ter uma estratégia para alcançar as primeiras posições é fundamental se você deseja aumentar as vendas. 

Esse resultado está diretamente ligado à construção de anúncios que sejam atrativos ao consumidor e respeitem as políticas da plataforma. 

Neste artigo falamos sobre boas práticas para aderir às regas de cadastramento de produtos do Mercado Livre. Aqui você encontrará dicas valiosas para evitar que a sua loja perca visibilidade com a moderação de anúncios. 

Para mostrar a importância do tema, também trazemos aqui alguns resultados positivos alcançados pela empresa Lojas Sage’s. O case mostra na prática como o ajuste adequado nos anúncios pode ajudar a crescer o seu negócio.  

Quer saber mais sobre vender de forma integrada para ter melhores resultados no Mercado Livre? Clique no banner e fale com um especialista em integração com marketplaces!!

falar com o hub de integracao

O que são as moderações do marketplace 

O próprio Mercado Livre conta com um recurso de moderação que sinaliza ao vendedor quais são as infrações relevantes que devem ser corrigidas. 

Esse recurso atua, basicamente, retornando ao vendedor informações sobre infrações detectadas. Essas infrações podem ocorrer em diversos elementos como itens, perguntas, respostas e opinião sobre o produto. 

Montar anúncios aderentes às políticas para Cadastramento de Produtos é pré-requisito para potencializar as vendas no Mercado Livre. 

Por isso, é fundamental estar atento aos anúncios moderados e seguir boas práticas de aderência.  

Separamos abaixo algumas dessas práticas para você começar imediatamente a melhorar os anúncios e melhorar os resultados com a plataforma. 

Prefere ver esse material em vídeo? Fizemos um Webinar completo em parceria com o Mercado Livre, falando sobre as moderações. Confira! 

Leia mais: Funcionalidades para lojistas que querem anúncios com variação customizada 

Boas práticas de aderência as moderações para anunciar no Mercado Livre   

Anunciar um produto no Mercado Livre requer atenção e cuidado. Algumas ações simples podem fazer toda a diferença nas suas vendas pelo marketplace.  

Colocar o foco na aderência é parte fundamental no caminho para alcançar as primeiras posições na plataforma.  Por isso, fizemos uma lista com algumas das práticas que você deve seguir para aderir às moderações. 

  • Elabore corretamente o título do anúncio  
  • Otimize suas fotos  
  • Preencha a ficha técnica do produto corretamente  
  • Anuncie na categoria apropriada  
  • Informe seu estoque  
  • Cuide da sua reputação  
  • Ganhe um lugar no catálogo do Meli 

Fique atento a algumas particularidades para anunciar no Mercado Livre  

Você sabia que, no Mercado Livre, os anúncios que têm um cadastro completo e aderente ganham maior relevância nas buscas por produtos? Ter esse conhecimento e anunciar corretamente é fundamental para aumentar a sua visibilidade no canal de venda. 

Para garantir um desempenho mais eficiente, além das boas práticas de aderência é importante estar atento às particularidades da plataforma. 

Para ajudar na sua operação, listamos alguns pontos que merecem atenção e que você deve considerar sempre que quiser anunciar. Confira! 

  • A dinâmica de categorias do Meli é bem especifica. Sendo assim, busque organizar a estrutura de categorias da plataforma/ERP de forma equivalente àquela existente no marketplace. 
  • O Meli não permite tags na descrição. Ou seja, o texto da descrição deve ser em texto corrido, apenas com quebra de linha.
  • Você pode usar apenas uma variação personalizada por produto. Se a categoria do produto não exige nenhum tipo de variação, você poderá fazer somente uma variação personalizada.  
  • Algumas categorias exigem variação. Sempre valide com o marketplace se esse é o caso da categoria que você irá trabalhar. Do contrário, o produto não será anunciado por não possuir a estrutura indicada pelo Meli.  

Foco na gestão de anúncios moderados gera resultados 

A melhor maneira de entender a importância de uma funcionalidade é ver os resultados gerados por ela. Trazemos aqui o exemplo da Loja Sage’s que é cliente ANYMARKET e realizou 11 milhões de moderações. 

A ação de aderência começou no segundo trimestre do ano e foi realizada através do hub de integração 

Segundo a empresa, a atenção às alterações nos anúncios ajudou a proporcionar um crescimento de 39% no GMV do Mercado Livre. O valor é referente à comparação entre o segundo e o terceiro trimestre do ano. 

A viabilidade desta ação com resultado positivo aconteceu devido ao recurso Gestão de Anúncios, oferecido pelo ANYMARKET, hub de integração usado pela Sage’s.  

A ferramenta ajuda a anunciar no Mercado Livre de forma mais eficiente gerenciando no painel do hub as publicações moderadas.  

Um dos diferenciais do recurso do hub é que ela irá indicar uma solução conforme a política do marketplace. Ao invés de apenas mostrar o aviso de infração. Fazer a gestão dos anúncios moderados é mais rápido e eficiente através de um painel único onde toda a sua operação estará centralizada.

anunciar no mercado livre com mais resultado

Compartilhe esse artigo: